Retrospectiva Gamer 2017

Retrospectiva Quadrinhos 2017

Written by | Quadrinhos

É claro que precisamos de uma Retrospectiva Quadrinhos 2017, afinal esse ano foi quente e cheio de confusões dos mais diversos tipos. Falamos de Panini mas é óbvio que a Marvel e a DC comandam tudo e estamos sempre alinhados com os principais lançamentos.

Abaixo você fica com o melhor e pior de 2017, pelo menos não vamos discutir a cueca do Superman. Não dessa vez. As vezes o texto poderá parecer confuso mas é a maneira que achar de ligar tudo o que aconteceu em um só lugar para seu deleite e facilidade.

Retrospectiva Quadrinhos 2017

Retrospectiva Quadrinhos 2017

Aranha Escarlate - Retrospectiva Quadrinhos 2017

A volta do Aranha Escarlate.

O ano começou com um retorno pouco agradável na Marvel, Ben Reilly, o clone bonzinho do Homem Aranha voltou do inferno para utilizar uma roupa que desagradou MUITO os fãs, mas por pouco tempo. Outra volta anunciada foi Eddie Brock como Venom, desagradando muita gente (eu incluso). E por falar em não agradar os fãs a editora também anuncio o vindouro Império Secreto, foi aí que começou a conversa do Capitão América da Hidra.

Já na DC Batman e Flash encontraram o broche do Comediante de Watchmen na caverna do morcegão e claro que isso não poderia ser boa coisa.

Deuses Americanos em Quadrinhos - Retrospectiva Quadrinhos 2017

Do livro de Neil Gaiman para seu gibi.

Deuses Americanos, o romance de Neil Gaiman que virou série de TV também virou gibi pela Dark Horse Comics. Já na IDW a Hasbro mandou escolherem um novo Prime já que, pelo visto, mataram o Optimus para ressuscitarem ele em um futuro próximo. Ressuscitar personagens dá dinheiro pelo visto. Para minha alegria, e tristeza, terminei de ler a série Fábulas e ainda não soube lidar com a ausência desses personagens que acompanhei por tanto tempo.

Foi anunciado o Marvel Generations que traria “novas” visões de velhos personagens, ressuscitando muita gente pelo visto.

Superman - Retrospectiva Quadrinhos 2017

Clark Kent Vs. Superman

Mas a confusão na DC só estava começando com um estranho Clark Kent que não era Superman atazanando a vida do… Superman. Sim a história é confusa e complicada até que o Clark Esquisito teve sua identidade revelada. Mas conseguimos explicar com um pouco de paciência. Demorou, mas conseguimos.

Hulk + Wolverine - Retrospectiva Quadrinhos 2017

Hulkerine ou Wolvehulk?

Uma hora Rob Liefeld iria aparecer aqui, e apareceu em Deadpool graças ao filme provavelmente. E por falar em coisa ruim a editora anunciou uma série chamada Armas de Destruição Mutante que prometeu introduzir uma mistura de Hulk com Wolverine. É. Mas aí surgiu mais um Wolverine no barraco, só para deixar tudo mais confuso ainda.

Em mais uma rodada de novidades de Império Secreto foi sugerido que Magneto, o mutante judeu, seria um nazista apoiador da Hidra. Mas claro que esse não era o motivo da redução das vendas, a culpa é da diversidade.

Como é caro ler gibi no Brasil - Retrospectiva Quadrinhos 2017

Como é caro ler gibi no Brasil.

Divaguei ao final de Março sobre o custo dos quadrinhos no Brasil. As contas não utilizam números oficiais já que estes não podem ser acessados por pobres mortais. Sem falar que o site da Panini piorou de vez a minha situação pelo menos e fiquei um bom tempo sem compra-los. Mesmo concordando que pirataria é crime acontece que eles surgiam em um ambiente que pouco favorecia o leitos, mas mesmo assim a Panini teve de defender seus direitos. Mais para frente a editora anunciou um novo sistema de distribuição de quadrinhos, baratear não vai mas quem sabe a coisa melhora.

Batman encontra Batman - Retrospectiva Quadrinhos 2017

Bruce Wayne encontra Thomas Wayne, batfamília reunida.

Noites Sombrias Metal surgiu pela primeira vez mostrando um Batman armado com machados ao meio de chamas. Sim, foi fácil chamar minha atenção com uma combinação dessas. Sem falar que em uma ramificação de O Broche Thomas Wayne finalmente encontrou Bruce Wayne, os dois fantasiados de Batman.

X-Men Gold - Retrospectiva Quadrinhos 2017

Artista com uma visão política conservadora não combina com os X-Men.

Para atormentar mais ainda a Marvel um artista de ideologia política  extremista inseriu mensagens preconceituosas em X-Men Gold #1. G. Willow Wilson, muçulmana criadora de Kamala, a nova Miss Marvel, foi quem respondeu à este covarde e silencioso ataque. A melhor atitude que a Marvel pôde tomar foi não comprometer o lançamento do título e tirar as mensagens preconceituosas das páginas dos gibis de heróis que lutam contra o preconceito.

Capitão América da Hidra - Retrospectiva Quadrinhos 2017

Capitão América da Hidra pronto para lhe escravizar.

Mas isso tudo não foi o bastante para a Marvel Comics, foi preciso arrumar mais polêmicas por conta do Capitão América da Hidra e matar um personagem clássico de maneira brutal. Tudo já mostrava como ia acabar e foi inevitável que tirássemos nossas conclusões sem a “saga” sem ter ao menos terminado. Como sempre o herói que virou vilão não é culpado, coitado. Meses depois veríamos o desfecho óbvio de Império Secreto, o que não surpreendeu ninguém.

Relógio do Apocalipse - Retrospectiva Quadrinhos 2017

Relógio do Apocalipse: Superman encontra Watchmen?

A confusão toda do Superman culminou em uma aviso de que o universo de Watchmen estaria prestes à se colidir com o universo DC em O Relógio do Apocalipse. Coisa que Alan Moore não aprovaria obviamente.

Meu primeiro gibi - Retrospectiva Quadrinhos 2017

Não é uma viagem psicodélica, é só a capa do meu primeiro gibi.

Tive saudades e acabei contando a história do primeiro gibi de super herói que adquiri. Saudade daquela época mais simples nos quadrinhos. Também resolvi questionar o jornalismo de entretenimento no Brasil, o textão rendeu.

Homem de Ferro Infame - Retrospectiva Quadrinhos 2017

Victor Von Doom é o Homem de Ferro Infame.

Existiu a possibilidade do Universo Ultimate ressurgir, mas foi um blefe. Mas o Tony Stark Estranho não foi blefe não, esse foi bem real. O Chapolin Colorado inspirou uma nova personagem da Marvel também. Mas nada foi mais surpreendente do que o retorno de Ra’s Al Ghul de Batman Beyond… Quer dizer, talvez o batcasamento seja tão surpreendente quanto e se você for convidado para a cerimônia pode usar o Atlas da DC Comics para se localizar. Mas não espere saber dos segredos que o Batman guarda na Lua (por enquanto).

O game Warframe ganhou uma versão de sua história em quadrinhos pela Top Cow em Junho, junto quando RURA, O Espadachim de 9 dedos surgiu em um sucesso explosivo no Facebook. O Thor da Guerra parece ter curtido isso.

Batman - Metal - Crise nas Infinitas Terras - Retrospectiva Quadrinhos 2017

Metal poderia levar à uma nova Crise nas Infinitas Terras (ou Multiversos)?

Quando o assunto é Dias Sombrios e Metal tudo fica bem mais complicado para o Batman. Uma arte inclusive sugeriu de que Hal Jordan teria perdido um braço. não sei você mas os filhos da Liga da Justiça não iriam gostar disso se fosse verdade. Mas aí Sandman aparece no gibi do Batman e referências ao metal Nth borbulham de diversos cantos da história. Batman e o Multiverso Sombrio é assunto para muita conversa ainda, nada é simples neste arco de histórias. Quem sabe Barbatos seja um Bruce Wayne também?

Batman e Mulher Gato - Retrospectiva Quadrinhos 2017

Cat <3 Bat.

Esse ano também ficará marcado como o ano em que Batman se casou com a Mulher Gato. Ah, o amor. Pena que o povo não gostou dos beijos entre o Batman e o Superman em Poços de Caldas.

Legado Marvel - Retrospectiva Quadrinhos 2017

Legado Marvel: Mais do mesmo de sempre.

Mas é claro que a Marvel não ficaria atrás e deixaria tudo mais confuso com Legado Marvel, mesmo quando tenta explicar a coisa parece explodir como as motivações dos Vingadores da Hidra. O estilo dos quadrinhos de super herói resolver as coisas é complica-las mais ainda com Vingadores pré-históricos, mesmo que sejam legais e desenhados pelo Mike Deodato Jr., e outro Miles Morales. É, mais um.

Homem Aranha e Jessica Jones - Retrospectiva Quadrinhos 2017

Nos quadrinhos Homem Aranha e Jessica Jones foram bem próximos.

Só falta eu confirmar que a Jessica Jones tinha uma querida por Peter Parker. Pois é verdade.

Sem esquecer de que a ferrenha censura ao Quarteto Fantástico e X-Men aflorou de uma maneira absurda. Assim como o boato de que a Fox estaria interessada em um filme solo do Doutor Destino. Ai ai.

Capitão América congelado - Retrospectiva Quadrinhos 2017

Você quer brincar na neve Steve Rogers?

Lembra que falei acima de que ressuscitar personagens rendia dinheiro? Jean Grey voltou de um jeito forçado como sempre. E morreu de novo, é sério. O Quarteto Fantástico parece que está voltando. O Leão da Montanha ganhou um gibi. Aí o Professor Xavier resolveu voltar dos mortos também. O cubo de gelo que aprisionou o Capitão América também está de volta. Tony Stark estava em coma, mas aí seu corpo resolveu voltar à cena, mas o roubaram.

Multiverso Sombrio - Retrospectiva Quadrinhos 2017

O Multiverso Sombrio é a Marvel da DC Comics?

Em um belo dia eu acordei com uma ideia ótima para ser xingado nas redes sociais, aí teorizei que o Multiverso Sombrio (da DC Comics) seria a cópia dos heróis da Marvel Comics. Sim, escrevi esse texto só para ser ofendido.

Brian Michael Bendis na DC Comics - Retrospectiva Quadrinhos 2017

Brian Michael Bendis na DC Comics.

Dois criadores da Marvel andaram flertando com a DC, Brian Michael Bendis, criador de Miles Morales, Jessica Jones e outros personagens foi trabalhar com exclusividade para a concorrência. Jonathan Hickman, meu escritor favorito de quadrinhos na atualidade AINDA não confirmou nada.

Cavaleiros das Trevas - Retrospectiva Quadrinhos 2017

As diversas versões de Batman do Multiverso Sombrio.

Na DC resolvemos ajudar quem não está entendendo muita coisa de Metal e mostramos quem são os Cavaleiros das Trevas da série. E para ajudar a DC começa O Relógio do Apocalipse sem Metal acabar, resultado? Rorschach morreu mas está vivo e, obviamente, mais confusão. É tanta coisa bizarra que até os personagens estão percebendo que algo parece quebrado no tempo do Universo DC.

O que esperar para 2018

Não sei o que esperar para 2018 com tanta gente voltando dos mortos, neste cenário um reboot nem me parece tão ruim assim. Tanto a Marvel como a DC tem colocado como mandatórios os eventos, alguns até podem ser divertidos mas eles tem ocorrido de maneira excessiva acabando com toda a graça. 

Este ano marcou mais uma vez minha decisão de deixar de comprar gibis mensalmente, seja americano, digital ou nacional. Os encadernados são a melhor opção para todo mundo hoje, além de mais baratos a qualidade é extremamente superior.

O que veremos em 2018 me assusta e vejo com medo de longe já que esse monte de gente que voltou dos mortos não estão cheirando à cadáver na minha opinião.

Neste link você confere nossa Retrospectiva Gamer 2017.

Compartilhe

Last modified: 20 de abril de 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.