A volta de Sandman na DC Comics

O que significa a volta de Sandman ao Multiverso DC

Escrito por | Quadrinhos


O que significa a volta de Sandman ao Multiverso DC

Uma fenda temporal se abriu em minha mente com a publicação de Dark Nights Metal #1 onde Batman encontra o Senhor do Sonhar em pessoa pela primeira vez (ou de novo) avisando que o pesadelo está só começando. A volta de Sandman pode não ser um bom agouro. 

Estou falando do morcegão de sempre, Batman conhecido como Bruce Wayne e do Lorde Moldador, Devaneio, Deus Sono, o Homem Areia, Lorde L’zoril, Sandman ou simplesmente Daniel Hall, Sonho dos Perpétuos.

A seguir spoilers de Batman, o eventos Noites Sombrias e até de Sandman.

O que se passa em Noite de Trevas

Ainda se sabe pouco sobre o evento Noite de Trevas e suas implicações mas trata-se da descoberta do Multiverso de Trevas, a antítese do Multiverso DC. Nele já vimos que existe uma Liga da Justiça deturbada com seus membros personificados como Batman.

Tem Bat Flash, Bat Lanterna Verde, Bat Mera… literalmente para todos os gostos. São eles Morte Vermelha, Máquina de Matar, Devastador, Impiedoso, Afogada e Amanhecer. Os Cavaleiros das Trevas do Multiverso Sombrio são uma versão bizarra e com orelhas de morcego da Liga da Justiça.

Cavaleiros das Trevas - O que significa a volta de Sandman ao Multiverso DC
Ciborgue, Flash, Apocalipse (?), Mulher Maravilha(?), Mera e Lanterna Verde do Multiverso de Trevas.

E aí, ao final da primeira edição da história de Scott Snyder vemos Batman recebendo um aviso de Sonho, avisando que o pesadelo estaria apenas começando. É óbvio que é uma referência ao Multiverso Sombrio, mas poderia ser algo mais explicito, indicando de que essas versões sejam os piores pesadelos que Batman já teve. A volta de Sandman não é um bom sinal.

Sandman de volta em Noites Sombrias - O que significa a volta de Sandman ao Multiverso DC

A volta de Sandman à DC Comics

A continuidade dos títulos da Vertigo sempre seguiram trajetórias separadas da grande maioria de títulos da DC. A editora era a mesma mas raramente se cruzavam. Mas aí a DC comprou a Wildstorm de Jim Lee, vieram os Novos 52, veio Renascimento e tudo virou uma coisa só

É bom lembrar que o personagem havia sumido por anos, este Sandman ajudou de maneira estranha a Liga da Justiça pré-Novos 52… e só!

Os editores da DC Comics tomaram a controversa decisão de mesclar diversos universos de sua propriedade. Foi assim com tudo do universo Wildstorm de Jim Lee, e que fatalmente sucumbiu diante de títulos muito mais expressivos. Hellblazer (Constantine) foi outro personagem absorvido pelo Mulviverso DC abandonando seu passado adulto da Vertigo. Watchmen recentemente começou a dar às caras no universo principal da editora em Renascimento. 

Como todos sabemos nada disso é por acaso e a volta de Sandman é sem dúvida uma das grandes histórias da editora e escolheram Noites Sombrias para tal surgimento. O personagem sempre teve seu lado sombrio e recentemente pudemos ver que toda a sua jornada foi motivada pela visão de sua morte e renascimento/ressurgimento. O Lorde Moldador controla sonhos inspiradores e pesadelos aterradores, sem falar de suas diversas conexões com os mais diversos seres universais (sem contar seus próprios irmãos).

O que faria um perpétuo aparecer para dar um recado para Batman? Uma das poucas interações de Sandman com o universo principal da DC foi em sua morte onde Batman, Clark Kent e o caçador de Marte se encontram à caminho do funeral de sonho.

Clark Kent, Batman e Caçador de Marte no funeral de Sonho - O que significa a volta de Sandman ao Multiverso DC
Clark Kent, Batman e Caçador de Marte no funeral de Sonho

O atual Sandman é filho de dois personagens da era de outro da DC, Lyta Hall, conhecida como Fúria e Hector Hall, que foi Doutor Destino,  Sandman (o detetive) e o Escaravelho de Prata… é bem complicada a coisa. Os dois personagens foram da Sociedade da Justiça e devido às diversas Crises do universo DC fica difícil saber sua atual situação. De qualquer forma algo ainda persistiu, afinal Daniel ainda é o Sandman. 

Como Escaravelho de Prata Hector Hall usava uma armadura de um metal chamado Nth, muito importante para a mitologia do Gavião Negro e toda a sua ligação com o Egito antigo pois tem como origem o planeta Thanagar. Recentemente Batman tomou posse desse metal para utiliza-lo junto do Garfo Dimensional como explicado no nosso post Dias Sombrios: Tudo é bem mais complicado.

Teria este fato trazido preocupação ao senhor do sonhar? O Multiverso Sombrio estaria mais cheio de pesadelos do que podemos imaginar? Neil Gaiman teria dado a bênção e teria dito para Scott Snyder seguir com a ideia. Talvez por ele saber mais do que nós ou por simplesmente ganhar mais títulos com seu nome nos créditos. Vai saber…

Mais novidades no horizonte da DC

A volta de Sandman não é só mais um personagem místico que retorna, a Liga da Justiça Sombria (com Zatanna, Constantine e outros) está de volta aos títulos da editora. Hal Jordan não gostou de uma delas pelo menos, mas muitas virão. O suposto Quarteto Fantástico da DC, Os Terríficos (?) também surgiriam desse evento e já foram mostrados durante a SDCC 2017.

Os Terríficos - O que significa a volta de Sandman ao Multiverso DC
Os Terríficos, o Quarteto Fantástico da DC Comics?

Ainda é apenas o começo de Noites Sombrias e os autores mandam avisar que muito barulho ainda será feito. Mais barulho do que a volta de Sandman, consegue imaginar o que está por vir?


Última alteração: 2 de julho de 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.