Império Secreto - História boa

Império Secreto: Como saber se uma história é boa antes dela acabar?

Escrito por | Quadrinhos

Saber se uma história é boa ou não é mais fácil do que imagina, mas precisamos seguir um caso apenas pois gosto é gosto. O mais recente caso de briga de fãs contra algo é o Capitão América da Hidra em Império Secreto, publicado pela Marvel e escrito por Nick Spencer. Inicialmente, como já disse, o escritor colocou Capitão América como um agente duplo do grupo vilanesco o qual sempre lutou, a Hidra. 

Depois que surgiu a internet e as redes sociais o relacionamento de marcas com seus consumidores mudou muito. Se você consome algo, como uma bisnaguinha e dentro dela tem uma abelha você poderá publicar um vídeo, tirar fotos, publicar em toda e qualquer rede social para conseguir sua justiça. E ai da marca se não te atender. Com quadrinhos funciona da mesma maneira, se alguém não gosta de algo basta ir na internet e procurar mais um monte de pessoas que tem isso em comum e aí eles se tornam uma legião de pessoas reclamando. Às vezes corretamente mas, na grande maioria das vezes, o “senso comum” se mostra algo bem ignorante e intolerante.

Colocado como ministro da defesa dos EUA e diretor da SHIELD o plano de dominação estava pronto para ser concluído. Foi aí que a coisa começou a complicar mais ainda: vemos que até Magneto está do lado deste Capitão da Hidra, Rick Jones foi fuzilado durante uma transmissão ao vivo por agir contra a nova ordem daquele país.

O alinhamento de Magneto com a Hidra cancelaria o argumento de quem acredita que a sociedade secreta fosse de alguma forma ligada aos nazistas. O grupo de fato foi, mas não compartilhava dos ritos de ódio racial aparentemente, talvez deixem isso mais claro em Império Secreto tal detalhe.

Capitão América, herói bandeiroso que representa a liberdade transformado em um monstro opressor junto com diversos de seus colegas não é algo que vemos todo dia, mas é algo que revoltou muita gente. Pessoas já ameaçaram de morte várias vezes o escritor, chacotam de seu trabalho e, obviamente, ameaçam novamente sua vida por conta da história que eles não estão gostando. Reclamar de algo que você não gosta é normal, reclamar disso antes de saber como termina é estúpido.

Algo que os fãs ávidos não levam em consideração é algo simples que leitores de livros sabem muito bem: a história não termina até que chegue a última página e, como toda saga em quadrinhos, normalmente esperamos meses e mais meses pela solução da invasão, guerra, crise, ou seja lá qual for o nome da encrenca. Então por que falar que algo é ruim sem saber como a história seguirá ou terminará?

Assim como o próprio Nick Spencer acredita sei que grandes histórias derivam de grandes desafios, ou você nunca ouviu falar de um alien titânico que caça jóias do infinito para dominar o universo? De uma distopia total surge o herói ao final para resolver tudo e, mais uma vez, lutar com sua vida pelos oprimidos. Com Império Secreto será assim também. Não sei como nem onde a história irá nos levar mas uma hora o velho Steve Rogers irá voltar a ser o herói bandeiroso que você gosta e digno de confiança.

Última alteração: 9/10/2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *