Quanto custa um gibi - Panini Comics

Panini contra os sites de scans

Escrito por | Artigos, Quadrinhos

Recentemente fiquei sabendo que a Panini começou a caça às bruxas da pirataria vestidos de sites que distribuem scans de quadrinhos de suas propriedades como Marvel, DC, Vertigo e Wildstorm.

Desde o início deste mês alguns sites parece que tem recebido emails extra judiciais solicitando a remoção de todo e qualquer material pirata proveniente de scaneamento dos quadrinhos representados pela Panini. Juntar artigos piratas e distribuí-los também é pirataria, se fosse algo material poderia ser considerado receptação de material roubado.

Preciso mesmo explicar que pirataria é crime?

Que fique claro: não gosto da Panini. Seu produto é absurdamente caro para um representante que não produz nada, só traduz e imprime. Destroí sagas como Novos 52 e Guerras Secretas impondo seu formato equivocado de vendas. Sua política de capas alternativas é risível. Tudo isto adicionado à péssima distribuição que nos leva ao péssimo site que ficou pior ainda torna quase impossível acompanhar um arco de histórias de seu personagem favorito ou até comprar mensalmente o gibi.

O “monopólio” que hoje está nas mãos da Panini é extremamente prejudicial ao mercado. Se pelo menos Marvel e DC estivessem em editoras diferentes talvez víssemos melhoras mais visíveis quanto ao produto final e sua distribuição. Contar com serviços como o Social Comics ou até mesmo apps de editoras não resolve o problema também. É preciso que alguém tire a Marvel ou a DC das mãos de uma empresa, só assim teremos o gibi que queremos do jeito certo.

Nas redes sociais o apoio aos scans é massivo e normalmente estúpido com discursos de gente que não aceita corrupção, quer que políticos sejam presos mas o seu gibi pode ser pirata. Pois é amiguinho, você ter um país limpo passa pelo gibi pirata que você lê também. 

O pensamento que segue é o mais ignorante o possível e uma inverdade: “a maioria dos leitores baixa os scans para ver se a história é boa, comprando as histórias que são boas e deixando de comprar as ruins”. Não poderia discordar mais desta afirmação. Como você pode dizer que irá comprar algo que já leu? Como você pode dizer que irá comprar algo que leu e achou ruim pois os mix da Panini fazem isso?

Voltar a ler quadrinhos graças a um site que disponibilizava um produto pirata é fácil, pirataria não gera empregos ou impostos, você está olhando apenas para seu umbigo. A pirataria não influencia novas leituras, destrói qualquer futura leitura que poderia existir afinal é preciso ganhar dinheiro hoje para investir amanhã. Se você passa por uma dificuldade financeira ninguém se importa, ou você trabalha de graça pois seu chefe está em uma dificuldade financeira?

Mas para clarear mais ainda: sim, a Panini é ruim para diabos.

 

Última alteração: 9/5/2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *