Vingadores - Ultimato - Homem de Ferro - Blog Farofeiros

Vingadores – Ultimato (com spoilers)

Escrito por | Filmes


Contamos tudo o que vimos em Vingadores – Ultimato.

Vingadores – Ultimato já e maior bilheteria da história do cinema com mais US$ 2,787,965,087 até agora. O fenômeno é mais do que real.

Nem sei como consegui escapar da maioria dos spoilers, mas sempre tem um babaca em uma rede social mandando algo que poderia comprometer minha experiência. Tive sorte, não comprometeu.

Não somos contra dar spoilers, soltamos mais do que deveríamos as vezes, mas avisamos sempre. Não dá pra pegar o leitor de surpresa por puro e simples respeito. O leitor por outro lado deve incentivar quem o respeita e bloquear (e deixar de acessar) click baits e afins.

Falamos muito sobre Guerra Infinita aqui e sobre a dizimação de Thanos, mas nada disso, nem as teorias mais absurdas nos prepararam para Vingadores – Ultimato.

Como fã é difícil de escrever um review de algo que você gosta. Em filmes menores praticamente conto o filme destacando as parte que gostei mais ou menos. Em Vingadores – Ultimato são tantas coisas, as vezes ao mesmo tempo, que o texto ficou maior do que deveria. São muitos detalhes e realmente não soube o que não contar para você aqui.

Por isso não pense neste artigo apenas como uma crítica, mas uma análise de tudo o que vi e no que acredito que irá acontecer. A partir daqui teremos muitos spoilers que podem atrapalhar a sua experiência com o filme.

A Guerra Infinita culminou nas cenas pós créditos de Capitã Marvel, mostrando a chegada da heroína na Terra. O filme em si começou de maneira chocante para mim com a cena de Gavião Arqueiro simplesmente perdendo toda a família.

Tony e Nebulosa a deriva no espaço é diferente do que esperava, mas não é menos tocante. O laço que os dois criaram me surpreendeu e o resgate da Capitã Marvel mais ainda. Sem falar nada Carol Danvers já mostrou sua importância no Universo Marvel.

Vingadores - Ultimato - Tony Stark - Homem de Ferro - Nebulosa - Blog Farofeiros

O início de Vingadores – Ultimato é quase imediatamente após Vingadores – Guerra Infinita. E a solução definitiva para Thanos também.

Thanos vive uma vida ainda se recuperando dos ferimentos após ter usado a Manopla do Infinito. O titã é vencido facilmente com um ataque bem coordenado, porém depois de tentar equilibrar o universo Thanos simplesmente destruiu as Joias do Infinito.

Achei justo Thor a cabeça do vilão.

Cinco anos depois

Por que o nome de Vingadores 4 é Ultimato - Avengers Endgame - Scott Lang - Blog Farofeiros

Logo na primeira cena mostrando o presente fiquei feliz de ver Joe Russo e Jim Starlin no grupo de auto ajuda do Capitão América. O diretor do filme e o criador de Thanos fazendo uma ponta com o herói foi uma grata visão.

O mundo realmente não é mais o mesmo. Os locais mostrados lembram cidades abandonadas no melhor estilo seriado de zumbi (escolha o seu favorito). É tocante ver Scott Lang encontrar sua filha cinco anos depois mesmo que para ele tenha se passado apenas cinco horas.

Vingadores - Ultimato - Tony Stark - Peter Parker - Blog Farofeiros

A cena onde os Vingadores fazem uma conferencia me deixou feliz também mas pelo corte de cabelo da Capitã Marvel irritar Rocket Racoon (não aceito chamá-lo de Rocky). Aliás, nem sabia que queria ver a Capitã de cabelo curto mas percebi que era algo que precisava.

Para construir a máquina do tempo sugerida por Scott Lang os heróis vão atrás de Tony Stark obviamente. Agora vivendo em meio das árvores e com uma filha (!!!), ele discute a loucura que é este “assalto no tempo” e que tudo parece baboseira baseado em De Volta para o Futuro.

Tony obviamente não quer alterar seu passado para que seu presente seja afetado. Apesar de não gostar do rumo dado ao Homem de Ferro eu entendo a posição do personagem.

Mas se Tony não quer existe mais alguém a quem recorrer? Sim, um cara verde, alto, forte e com alguns PhDs. Bruce Banner de “Professor Hulk” é na minha opinião a melhor encarnação do herói até o momento. Sem falar que achei que combina demais com a maneira com que Mark Ruffalo interpreta o personagem.

Mas não, Tony Stark e sua mente brilhante não iriam conseguir ficar parados existindo uma possibilidade mesmo que absurda. Então lavando louça Tony tem uma visão do que pode ser a máquina do tempo visionada graças às informações de Lang.

O Homem de Ferro está de volta aos Vingadores, com um GPS temporal e o escudo para Capitão América para Steve Rogers.

Reunindo os Vingadores para o Ultimato

Rocket e Hulk - Nova Asgard - Vingadores - Ultimato - Blog Farofeiros

Preciso correndo de um quadro na minha sala mostrando a Nova Asgard com Rocket e Hulk na traseira de uma caminhão passando por uma estrada de terra.

É incrível como Miek, Korg e Valquíria sobreviveram à destruição de Asgard e à Dizimação de Thanos. Mais surpreendente ainda é Thor gordo brigando na internet por conta de uma partida de Fortnite.

Rompe Tormenta se tornou um abridor de garrafas e o clima de comédia some ao pronunciarem o nome Thanos, mas isto só até o Big Lebowski ouvir que tem cerveja gelada na nave.

Vingadores - Ultimato - Blog Farofeiros - Tony Stark - Steve Rogers

Ronin é uma mudança drástica no Gavião Arqueiro. Foi assim nos quadrinhos também (mas de maneira bem diferente e alterando-se muito a realidade). O drama de perder a família é estampado em seu rosto e suas atitudes.

São definidos três destinos, Nova Iorque em 2012, onde as joias do Espaço, Mente e Tempo estão; Asgard em 2013 que abrigou a joia da Realidade e o espaço nos planetas Morag e Vormir no espaço para as joias do Poder e da Alma.

Nova Iorque, 2012

O que acontece depois de Guerra Infinita - 6 - Vingadores

A equipe formada por Hulk, Capitão América, Gavião Arqueiro e Homem Ferro chega em meio a briga do primeiro filme da equipe. Não achei que iria gostar tanto dessa parte, já que o filme original ficou para trás a muito tempo se comparado a outros filmes da MCU.

A primeira parada é no Sanctum Sanctorum, lar do Doutor Estranho. Banner encontra a Anciã defendendo o lugar dos Chitauri. A sapiência e a clareza da fala da maga suprema me deixa estarrecido, viagens no tempo são complicadas mesmo, mas se ela tem uma visão do futuro por que não agiu antes?

Homem de Ferro, Homem Formiga e Capitão América vão em direção à Torre Stark onde Loki está prestes a ser vencido. Um efeito colateral dessa viagem do tempo surge, anomalias começam a surgir. Loki se transforma em Capitão América por alguns segundos e quase entrega os planos dos viajantes do tempo.

Fotos do set de filmagem de Vingadores 4 - Capitão América, Homem Formiga e Tony Stark

Capitão América novamente em um elevador cheio de agentes da SHIELD Hidra. Referência ao filme Capitão América – Soldado Invernal. O interessante é Steve Rogers chegar no ouvido do agente e dizer o infame Hail Hidra. Por essa eu não esperava mesmo, afinal algo “parecido” ocorreu nos quadrinhos e deu muita confusão em Império Secreto.

Scott Lang e Tony Stark juntos é uma combinação felizmente desastrosa. Para obter o Cubo Cósmico a cena é concebida no melhor estilo comédia pastelão e acabam entregando o artefato para o então prisioneiro Loki. As consequências dessa fuga ainda precisam ser trabalhadas com certeza.

Para resolver a situação do Tesseract o Capitão América e o Homem de Ferro farão mais uma viagem no tempo para uma base secreta da SHIELD em Nova Jersey. Mas em 1970.

Asgard, 2013

Thor - O Mundo Sombrio - Blog Farofeiros

Loki está preso (teoricamente), a mãe de Thor será assassinada e Jane Foster está em Asgard com o Ether em seu corpo durante o filme Thor – O Mundo Sombrio. Thor e Rocket são os escolhidos para recuperarem a joia da Realidade.

Rocket consegue obter o Ether de Jane Foster facilmente mas não de maneira sorrateira e isso é bom. Mas Thor encontra a mãe e depois de muita conversa herói também recupera Mjolnir da maneira mais fácil possível, chamando-o.

Morag, 2014

Guardiões da Galáxia - Blog Farofeiros

O planeta Morag é onde começa o primeiro filme dos Guardiões da Galáxia, onde Peter Quill encontra a Joia do Poder. Nebulosa e Máquina de Combate ficam em Morag para buscar pela Joia do Poder, enquanto Viúva Negra e Ronin são os escolhidos para ir para Vormir atrás da Joia da Alma. Bem longe de Budapeste.

Mais uma vez a anomalia temporal surge e a Nebulosa do presente interfere na Nebulosa de 2014 que acaba transmitindo informações para Gamora e Thanos. Em um diagnóstico feito por Fauce de Ébano chega-se a conclusão que duas Nebulosas estão compartilhando a mesma consciência.

Assim descobrem que a outra Nebulosa é do futuro. Sim, isso complica muito as coisas. Está claro o plano, a Nebulosa do passado irá se passar pela Nebulosa no presente viajando no tempo.

Nova Jersey, 1970

Vingadores - Ultimato - Peggy Carter - Blog Farofeiros

Logo na primeira cena nesta época vemos a última aparição gravada de Stan Lee. Será, em teoria, a última vez que o criador aparece em um dos filmes da Marvel mas com a computação gráfica é possível que teremos novidades no futuro.

Com objetivos diferentes o Capitão América e o Homem de Ferro acabam passando por momentos mais sentimentais que o previsto. Tony acaba encontrando seu pai Howard Stark no laboratório onde está o Tesseract. Já Steve encontra Peggy Carter enquanto estava atrás de mais moléculas Pym.

Vormir, 2014

Vingadores - Ultimato - Viúva Negra - Natasha Romanov - Blog Farofeiros

O visual deslumbrante do planeta chama a atenção de Ronin e Viúva Negra que são recebidos por pelo “guia” que, como vimos em Guerra Infinita, é o Caveira Vermelha.

O guia os avisa do preço da Joia do Infinito da Alma: uma alma por outra alma. Os dois querem se sacrificar pela joia em mais um momento emotivo do filme. Quem perde a briga é Clint mas Natasha trapaceia e se sacrifica para que seu amigo pudesse ter a Joia do Infinito da Alma.

O Ultimato, 2019

Todos voltam, menos a Viúva Negra.

Começa então a confecção de uma nova Manopla do Infinito, com design de Stark obviamente. Mas é preciso saber quem poderia, ou até conseguiria sobreviver ao poder da Manopla.

Vingadores - Ultimato - Homem de Ferro - Thor - Capitão América - Blog Farofeiros

Como a radiação é praticamente Gama o usuário destacado é Banner, ele seria o único capaz de sobreviver ao poder das joias unidas. Estalando os dedos Banner desfaz o que Thanos fez. Mas logo em seguida Nebulosa traz Thanos e companhia do passado, imediatamente ataca violentamente a base dos Vingadores com mísseis balísticos bem ineficientes.

Vingadores - Ultimato - Capitão América - Mjolnir - Martelo do Thor - Blog Farofeiros

Thanos agradece os heróis pelo que fizeram, afinal eles mostraram para ele que não basta trazer o equilíbrio ao universo enquanto aqueles que sobreviverem se lembrarem das perdas. Isso dá ao titã uma segunda chance de executar seu novo plano: destruir o universo e criar um novo com as Joias do Infinito recuperadas pelos heróis.

A luta dos três heróis com o titã não é brincadeira, Thor carregando o Homem de Ferro com energia é um ponto alto mas não supera o asgardiano usando Mjolnir e o Rompe Tormentas ao mesmo tempo. Capitão América digno de usar o poder de Mjolnir também é tremendamente legal. Steve sabe como usar um martelo bem também.

Mas Thanos prevalece contra todos. Com isso uma invasão começa, a Ordem Negra e os Chitauri todos juntos contra poucos Vingadores. Tudo parecia perdido até que os caídos na Dizimação de Thanos retornam.

Vingadores - Ultimato - Homem de Ferro - Resgate - Blog Farofeiros

Surgem diversos Vingadores transportados por portais do Doutor Estranho. Valquírias, guerreiros de todas as tribos de Wakanda todos eles. Finalmente a promessa da maior batalha dos Vingadores com mais de 67 personagens se cumpriu. A diferença é que não ocorreu em Guerra Infinita e sim em Ultimato. Com direito a Vingadores Avante!.

Apesar de ser um filme com momentos tocantes foi na hora da chegada de todos os heróis para a batalha que realmente me emocionei. Foi por essa cena e essa batalha que esperei desde o dia que li meu primeiro gibi e imaginei ver meus heróis favoritos em carne e osso.

Thanos é inevitável

Vingadores - Ultimato - Blog Farofeiros - Thanos

Thanos não se dá por vencido, afinal a Manopla do Infinito ainda está em campo de batalha. É aí que o titã começa a usar táticas sujas de batalha e só cessam quando algo entra na atmosfera.

É a Capitã Marvel chegando triunfalmente e destruindo facilmente a nave inimiga. Em seguida uma cena icônica surge (que espero que seja liberada como pôster em breve), prontas para atacar as Vingadoras se unem e para abrir passagem para a Carol levar até o Homem Formiga para que as joias sejam devolvidas para suas épocas corretas.

Vingadores - Ultimato - Blog Farofeiros - A-Force

Apesar do esforço o titã consegue destruir o túnel quântico que explode afetando a todos.

Tony Stark pergunta para Stephen Strange em determinado momento da batalha se aquele era o final em que eles venciam. O Doutor responde que se falasse ainda poderia afetar o futuro e que tudo dependeria de uma escolha. Quando a Capitã Marvel é vencida em uma disputa com Thanos o Homem de Ferro precisa tomar uma decisão, é este momento que o Doutor Estranho se referia.

Vingadores - Ultimato - Doutor Estranho - Blog Farofeiros

O Homem de Ferro então cumpre seu destino e salta em direção de Thanos que prontamente se livra do herói. Ao estalar os dedos uma surpresa, Tony roubou as joia do infinito.

Vingadores - Ultimato - Homem de Ferro - Blog Farofeiros

De posse das Joias do Infinito Tony usa seu poder para que Thanos e seu exército virassem pó. O herói salvou a humanidade, possivelmente o universo, mas seu corpo não pôde suportar o poder das joias.

Tony Stark, o Homem de Ferro, está morto.

Parte da jornada é o fim

Vingadores - Ultimato - Tony Stark - Homem de Ferro - Blog Farofeiros

A morte do Homem de Ferro é algo realmente que me pegou de surpresa e após seu velório diversas perguntas ficam sem respostas. Mas o Universo Marvel nos cinemas está longe de acabar.

Thor nomeia Valquíria como rainha de Nova Asgard e parte para o espaço com os Asgardianos Guardiões da Galáxia. Mesmo barrigudo o asgardiano se aventurará pelo espaço.

Bruce Banner prepara Steve para viajar no tempo e devolver as Joias do Infinito e Mjolnir para seu tempo respectivo. Quer dizer, ele já estava lá antes de tudo acontecer.

Steve Rogers decidiu não voltar para o presente e viveu uma vida feliz ao lado de sua amada Peggy Carter. Como isso mundo vai precisar de um novo Capitão América e o escolhido é o Falcão. Como suspeitei, a série do Disney+ Falcão e Soldado Invernal mostrará o novo Capitão.

Pós Créditos?

Vingadores - Ultimato - Tony Stark - Steve Rogers - Blog Farofeiros

Não, nada. Zero.

O que significa que os próximos filmes deverão contar novas história e, possivelmente, novos heróis. Um novo começo para a Marvel nos cinemas.

Dá para concluir algo?

Vingadores - Ultimato - Irmãos Russo - Blog Farofeiros

A Marvel já fez no cinema algo que nunca vimos antes e pelo visto eles continuaram inovando. Dando este final para a saga só podemos esperar o que a mente de Kevin Feige e os Irmãos Russo poderão armar.

Diversas datas estão “reservadas” para os próximos anos, mas nada foi confirmado. Dia 7 de Junho de 2019 Homem Aranha – Longe de Casa estreia em um universo sem Tony Stark.

O que está por vir?


Última alteração: 25 de junho de 2019

11 Responses to :
Vingadores – Ultimato (com spoilers)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.