Escrito por | Filmes


Review com spoilers de Guardiões da Galáxia

Peter Quill foi raptado da Terra por saqueadores espaciais assim que sua mãe faleceu… E assim começou a se formar os Guardiões da Galáxia.

O garoto se tornou adulto e se juntou aos saqueadores… de uma certa forma. Ao tentar entregar uma encomenda de um cliente especial Quill, ou Senhor das Estrelas, se depara com uma grande conspiração universal atrás do mesmo artefato que ele. Gamora e Nebula, filhas adotivas do titã Thanos, estão ao lado de Ronan, o Acusador, para destruir Xandar, império que esteve em guerra por milênios com o império kree…

Thanos promete a destruição do planeta caso Ronan consiga tal artefato. Atrás da recompensa pela cabeça de Quill estão em seu percalço Rocket e Groot, literalmente um guaxinim e uma árvore… ambos falantes e mortais… é sério, a árvore e o guaxinim são mortais! O porém corre quando Gamora, ao interceptar Quill entende o real poder de tal artefato e tenta impedir que ele caia nas mãos de Ronan e Thanos.

O filme é um desbunde para todos… absurdamente divertido e engraçado… é raro hoje em dia filmes nesse espírito e com tanta qualidade, tanto nos efeitos como no roteiro… Não há uma necessidade de se ver em 3D, mas ainda me surpreende muito a quantidade de seções com cópias dubladas nos cinemas.

Guardiões da Galáxia - Blog Farofeiros

A única coisa que achei interessante da dublagem foi que Vin Diesel dublou em português também Groot… tá certo que a fala dele se restringe a “eu sou Groot” mas achei bacana. Diesel também gravou em inglês, francês e mandarim.

Agora vamos falar sério, papo de gente grande… fãs dos quadrinhos Marvel, vocês sofrerão ao assistir o filme. Falar que existem alguns easter eggs é pouco… já que eles transbordam em sua direção.

Não estou exagerando quando digo que o filme é mesmo ótimo, realmente agrada a todos… são diversas referências musicais e dos gibis…. aaaaaaah… quanto deleite… Até hoje o nenhum dos filmes do universo cinematográfico da Marvel havia trazido tantas delícias para quem conhece a coisa toda. E daqui em diante existem spoilers… então pare de ler agora se você é fresco…

Somos todos Groot

Antes de mais nada tenho que comentar minha surpresa por Ronan ter sido anunciado claramente como um ser da raça kree… isso pelo fato da denominação de alienígena de pele azul com o nome kree estar ligado à propriedade intelectual do Quarteto Fantástico, que nos cinemas pertence à Fox. O estúdio deixou isso? A Marvel pagou uma grana? Nada foi dito… mas duvido que qualquer ação conjunta exista de qualquer forma.

E sim, o artefato que Quill rouba é mesmo uma das Joias do Infinito, a do Guardiões da Galáxia é a Joia do Força como foi confirmado pelo diretor James Gunn via Twitter.

Assim temos duas Gemas do Infinito confirmadas… A primeira foi o Tesseract, ou Cubo Cósmico, que é a Gema do Espaço. Acredita-se que o cetro de Loki é uma e que o tal Éter do filme Thor 2: O Mundo Sombrio, sejam mais duas. O filme está longe de ser uma transcrição dos gibis, reflete a fase atual dos personagens, mas não é a mesma história de origem do grupo.

Tanto que a origem (nos quadrinhos já é um retcon) do pai de Quill é mantida em segredo, no filme não é dito que ele é descendente real do império SpartaxXandar é o berço da tropa Nova que usa naves no formato de estrelinhas e nada de Richard Rider é falado.

Guardiões da Galáxia - Blog Farofeiros

Não é mencionado que Drax já foi humano, mas continua grandão e bobão… muito menos a parte fêmea alpha dominadora de Gamora foi mostrada. Rocket e Groot são praticamente os mesmos… porém gostei muito mais das versões cinematográficas!

É fato que Peter Quill é um Indiana Jones sem curso superior e que vive no espaço… e a primeira sequência espacial do filme deixa isso bem claro ao criar uma cena de Indiana Jones e a Arca Perdida, sem falar das menções honrosas a John Stamos e Kevin Bacon, além do nome da nave do grupo se chama Milano, em homenagem a Alyssa Milano da série Who’s the Boss.e paixonite do herói Senhor das Estrelas.

Guardiões da Galáxia - Blog Farofeiros

E claro, temos a primeira a presença dele… o amante da Morte, o titã perturbado, Thanos… sentado em um trono de pedras flutuantes no espaço dialogando com Ronan. Acho que não poderia ser uma aparição mais foda para os fãs do que realmente foi, não é só uma sombra como em Vingadores, ele realmente está lá participando da história com grande importância e, claro, com suas falas. 

Yondu tem uma presença constante, mas descaracterizada, do membro original dos Guardiões da Galáxia nos quadrinhos… no lugar de um exímio caçador com seu arco e flecha e assobios do futuro, ele é apenas um contrabandista com um moicano e controle excepcional de uma flecha com assobios. Mas minha aparição favorita… e menos impactante na história, é verdade… são os Celestiais!

Guardiões da Galáxia - Blog Farofeiros

Os gigantes espaciais da criação do universo Marvel… juro que não achei que estaria vivo para ver uma referência dessas no cinema… Além da cabeça utilizada como base de extração de recursos, quando o Colecionador abre o artefato roubado por Quill, uma pequena cena do celestial Searcher (não sei o nome dele em português… Buscador, talvez?) … minha namorada teve que me segurar na cadeira do cinema naquela hora!

Aliás, a sala do Colecionador é um absurdo… Chitauris, elfos, e existem boatos até de que Bill Raio Beta aparecendo ao fundo… mas eu não vi… Mas outro item, que foi visto em Thor 2: O Mundo Sombrio, é o casulo gigante na sala… aqui é referência ao personagem cósmico que realmente enfrenta Thanos nos gibis, estou falando de Adam Warlock… e sim, ele sai de um casulo feito uma borboleta.

Cosmo, o cão falante com poderes telecinéticos faz uma humilde aparição e sim, temos uma ótima aparição de Stan Lee sendo zoado por Rocket enquanto ele procura fugitivos. A cena ao final dos créditos não trás spoilers, apenas curiosidade para os fãs…

Guardiões da Galáxia

Howard, o pato ou simplesmente Howard, o Pato Donald da Marvel surge com toda sua graça e dublado por Seth Green. Não, não será lançado um filme novo do personagem, como disse o direto James Gunn, foi pura diversão. E para você que gostou do Groot dançante… a Marvel ainda não tem informações para dar… mas conversam sobre o assunto a meses!

Quer mais? Guardiões da Galáxia Vol. 2 tem data de estreia dia 28 de Julho de 2017.


Última alteração: 22 de maio de 2019

6 Responses to :
Guardiões da Galáxia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.