Redenção de James Gunn - FAROFEIROS COM BR

Redenção de James Gunn?

Escrito por | Filmes

Estaríamos prestes a ver a redenção de James Gunn, atual ex-diretor de Guardiões da Galáxia?

Estou enrolando para escrever este texto já faz alguns dias pois o assunto é delicado e gosto de ser justo (apesar de julgar). Olhando diversas celebridades se colocando ao lado do ex-diretor de Guardiões da Galáxia e o silêncio da Disney acredito estarmos perto de ver a redenção de James Gunn. Pressão popular e de alguns nomes importantes da indústria podem ser um motivo, mas não seria só isso.

Sua visão única dos personagens reunidos nos quadrinhos por Brian Michael Bendis é sem dúvida um dos grandes exemplos de sucesso da Marvel. A vitalização dos personagens nos quadrinhos é culpa dos filmes de James Gunn.

A redenção de James Gunn - Guardiões da Galáxia

O bando de bundões reunidos por James Gunn no primeiro Guardiões da Galáxia.

Uma série de piadas de péssimo gosto feitas por James Gunn surgiram de até dez anos atrás. O resultado foi sua demissão do cargo de diretor e roteirista de Guardiões da Galáxia Vol. 3. Mas disso você já sabe, vamos falar do que grandes nomes da indústria tem falado sobre a demissão de James Gunn. É incontestável que seus filmes do MCU são extremamente marcantes e juntar esse time de atores foi culpa de seu roteiro, talvez sua demissão signifique a perda de alguns milhares de dólares. Coisa que duvido que os acionistas da Disney queiram ainda mais depois de comprar a Fox.

Muitas pessoas que acompanharam minha carreira sabem que quando comecei me via como um provocador fazendo filmes e contando piadas ultrajantes e sobre tabus. Como tenho discutido publicamente muitas vezes, como me desenvolvi como pessoa, também tenho meu trabalho e meu humor.
– James Gunn

A Disney colocou para concorrer o roteiro de Guardiões da Galáxia 2, escrito por Gunn, no Oscars 2017 inclusive. Logo seu trabalho é no mínimo querido pelo estúdio.

Redenção de James Gunn - James Gunn e Kevin Feige - FAROFEIROS COM BR

James Gunn e o presidente da Marvel Studios Kevin Feige

Quem apoia o retorno de James Gunn

A lista de nomes que apoiam o retorno de James Gunn para seu cargo é imensa. Praticamente todas partem do fato de que eles o conhecem pessoalmente e o consideram uma pessoa das mais amáveis e que as piadas foram apenas péssimas tentativas de chocar com um humor de gosto suspeito. A lista do baixo assinado online pedindo sua readmissão já passa das 370.000 assinaturas.

O elenco todo de Guardiões da Galáxia está do lado do diretor e emitiram uma carta aberta repudiando sua demissão. O mais barulhento dos guardiões é sem dúvida o barulhento Dave Bautista, o Drax. Em entrevista recente ele foi categórico ao anunciar que pretende sair de Guardiões da Galáxia caso o roteiro de James Gunn não seja utilizado. Segundo ele só continuará em Guardiões da Galáxia por força do contrato. O que pode ser ruim para os negócios da Disney.

Chris Pratt, o Senhor das Estrelas, muito religioso postou uma passagem bíblica, Tiago 1:19. “Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.” Um apoio meio escondido, mas um apoio principalmente a onda de conservadores de direita norte-americanos atacando o ex-diretor. Talvez Chris entenda melhor do que todos sobre a redenção de James Gunn. Até Kurt Russel saiu em defesa do diretor dizendo que “estamos ficando muito sensíveis”.

Redenção de James Gunn - Carta de apoio do elenco de Guardiões da Galáxia - FAROFEIROS COM BR

Steven Weintraub, editor chefe do site Collider.com, é claro quando a sua posição: o diretor precisa voltar ao seu cargo. Em um artigo de defesa ao diretor ele diz que acredita que uma pessoa pode mudar e que Gunn é um bom exemplo disso.

No Brasil destaco a opinião de alguém que você precisa respeitar de qualquer maneira, simplesmente uma das maiores autoridades no assunto. Roberto Sadovski, além de acreditar que a Marvel sai perdendo muito dinheiro com a demissão, acredita que a Disney só está esperando o fim das férias de Bob Iger para tomar alguma decisão. Lembra ainda que é inquestionável o sucesso da franquia Guardiões da Galáxia e a culpa do sucesso é o DNA de James Gunn nessa equação.

Diabos, até Rob Liefeld, o criador de Deadpool que desenha tudo torto, acredita que a Marvel cometeu um erro. Lembra que o mundo inclusive precisa de mais graça e perdão. Obviamente ao dizer isso foi atacado em sua conta do Twitter. A redenção de James Gunn nem ocorreu e já incomoda muita gente.

Guardiões da Galáxia Vol 2 - filmão da porra - Redenção de James Gunn - FAROFEIROS COM BR

A versão de sucesso de Guardiões da Galáxia dos cinemas.

Redenção é o negócio da Marvel

Tony Stark, o bon vivant que vendia armas para terroristas enquanto enchia a cara se transformou em um herói que salva a Terra o tempo todo. James Gunn não vendeu armas, fez piadas de mal gosto, não mereceria uma redenção? 

Temos também os exemplos de Loki, lutando por redenção diante de seus erros constantes. Yondu que se tornou um mercenário para salvar Peter Quill. Scott Lang, o Homem Formiga, que é um ex-criminoso. Mercúrio e Feiticeira Escarlate que lutavam pelo empoderamento terrorista da Hidra. Entre tantos outros, a Marvel nos cinemas mostra que existem segundas chances para quem escolhe o lado certo. E Gunn estava do lado certo da briga já faz muito tempo, por que ele deveria pagar agora por algo que não o representa mais?

Obviamente a redenção de James Gunn não virá sem um preço, o que nos resta saber é se a Disney e a Marvel estão dispostos à pagar por ele. Sem falar que com a chegada dos personagens da Fox sabemos que James Gunn poderia fazer uma fez da boa espacial.

Redenção de James Gunn - Benicio Del Toro, James Gunn e Chris Pratt - FAROFEIROS COM BR

Benicio Del Toro, James Gunn e Chris Pratt na premiere mundial de Guardiões da Galáxia.

E antes que se crie alguma confusão aviso, não, não estou colocando a mão no fogo por ninguém nem passando o pano. Nem serei o primeiro a defender as piadas de mal gosto, mas se o assunto é redenção, acredito que todos merecem uma nova chance. Mesmo por quê, mesmo antes de ter tais tweets revelados James Gunn não fazia mais aquele tipo de piada.

Acho que a melhor frase para este momento, independente de sua posição ou do que aconteça, é uma famosa de Todd Faber. “Você sabe o que acontece quando você sonha que está caindo? As vezes você acorda. As vezes a queda te mata. E as vezes, quando você cai, você voa”.

Espero poder ver em breve mais vôos de James Gunn.

Veja mais...

Última alteração: 7 de agosto de 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.