Doutor Estranho - Blog Farofeiros

Doutor Estranho, crítica e easter eggs

Escrito por | Filmes


Em um mundo cheio de ameaças é importante que existam profissionais da saúde sejam cada vez mais hábeis para lidar com os casos mais complicados que a medicina poderia auxiliar. O Doutor Stephen Strange é um desses exemplos, um neurocirurgião muito bem sucedido e com uma arrogância que é superior apenas ao seu ego.

Salvar vidas é o passa tempo favorito do Doutor Strange até que em meio a uma ligação enquanto dirigia seu luxuoso carro esporte ocorre um acidente de compromete o movimento de suas mãos, incapacitando o médico à praticar sua profissão.

Doutor Estranho - Blog Farofeiros

Agora em busca de uma cura para sua debilitação onde a medicina tradicional não pode ajudá-lo o Dr. Stephen Strange vai até o Nepal onde encontra o misterioso enclave Kamar-Taj onde lhe é dito que poderá alcançar total reabilitação. É claro que nada é tão fácil, nem tão simples, para ser recebido pelo enclave ele terá que abrir os olhos para um novo mundo à sua frente, o das artes místicas.

Ousado, fica claro que Stephen Strange era especial e logo o aluno começa a se destacar, sua curiosidade acaba lhe mostrando segredos como a guerra que existe no mundo místico para proteger a Terra onde o enclave de Antigo é a primeira linha de combate contra forças obscuras, fonte de poder de Kaecilius, que pretende trazer ao mundo seu mestre para alcançar a vida eterna.

A briga toda começa agora, quando as forças obscuras começam a movimentar seus peões a fim de derrubar as defesas da Terra e fazer do nosso mundo seu quintal particular.

Antes que eu me esqueça preciso avisar, este filme não tem nada em comum com o do Doutor Estranho lançado em 1978.

Crítica dessa história estranha

Ainda aqui amiguinho? Que bom, está pronto para os spoilers? 😀

O filme é mais do que eu esperava, apesar de não conhecer o passado do herói nos quadrinhos sei que há uma confusão enorme de personagens, para mim todos os personagens ali são vilões. Estou falando de Antigo, que é boazinha no filme, e Mordo que é ruinzão mesmo.

Kaecilius (aliás, a corrupção em seus olhos me lembrou Dormammu na hora em que vi o visual, que é demais!) é um personagem bacana mas não achei referência á ele nos quadrinhos, ele meio que ocupa o lugar de Mordo. A história de rouba a página do livro de Cagliostro para trazer Dormammu para o nosso plano é a típica história de Barão Mordo nos quadrinhos… os planos para o futuro do vilão são interessantes no momento.

Doutor Estranho - Blog Farofeiros

É claro que o filme é um show de efeitos visuais, não só as cidades se desdobrando mas principalmente a representação da Dimensão Sombria idealizada e eternizada pelo estilo de Steve Ditko nos quadrinhos. Confesso que fiquei emocionado de ver uma representação tão interessante dos quadrinhos dessa forma viva que a Marvel Studios consegue fazer em seus filmes.

Se fosse reclamar de algo seria de Antigo, não reclamarei por ser mulher mas sim pela atitude do personagem, nos quadrinhos existe essa sedução da dimensão sombria mas não há o ar de austeridade do personagem… nos quadrinhos eu odeio o personagem mas no filme eu gostei. Acho que isso não é algo ruim no final das contas. O manto de levitação ter personalidade não me agradou, acredito que ele ocupou o “lugar” do Olho de Agamoto tradicional dos quadrinhos.

Jóias do Infinito

Réplica da Manopla do Infinito do filme Guerra Infinita pela Taurus Studio

Para quem é fã da Marvel nos cinemas é essencial manter-se informado quanto a localização de cada joia. O Olho de Agamoto no universo cinematográfico é um artefato que permite que mortais possam usar o poder da Joia do Tempo, nos quadrinhos o artefato tem outras funções, entre elas o poder de amplificar os poderes místicos de seu dono que recebe o título de Mago Supremo. Isso nos quadrinhos.

Com isso agora atualizamos a nossa lista de Jóias do Infinito… lembrando ainda que a Joia da Alma não apareceu no universo cinematográfico da Marvel.

Joia do Espaço (Tesseract, visto em Capitão América – O Primeiro Vingador e Vingadores), Thor teria levado a joia para Asgard ao final de Vingadores.

Joia da Realidade (Éter, visto em Thor: O Mundo Sombrio), asgardianos levaram até o Colecionador (visto em Guardiões da Galáxia) ao final de Thor: O Mundo Sombrio, mas como a coleção do cara explodiu a sua localização é incerta.

Joia do Poder (“o orbe”, visto em Guardiões da Galáxia), estaria em posse da Corporação Nova .

Joia da Mente (pedra do cetro de Loki, visto em Vingadores e Vingadores: Era de Ultron), é um dos elementos que trouxe Visão à vida e também fonte de seu poder, está localizada atualmente na testa de Visão.

Doutor Estranho - Blog Farofeiros

Joia do Tempo (Olho de Agamoto, visto em Doutor Estranho), o artefato que é uma das fontes de poder do Mago Supremo está no Sanctum Sanctorum, em Nova Ioque.

Easter Eggs

Doutor Estranho - Blog Farofeiros

O Cajado do Tribunal Vivo me fez cuspir o refrigerante no cinema, como Mordo ou Ancient One, teriam acesso a um artefato desses? O Tribunal Vivo é uma importante e poderosa entidade cósmica nos quadrinhos, em teoria ele teria mais poder do que as Jóias do Infinito… Mas só em teoria mesmo. Vamos à uma lista dos easter eggs que encontramos no filme:

  • Esse é o primeiro filme da Marvel que não mostra uma arma de fogo.
  • A música que toca no carro de Strange na hora do acidente é Overdrive do Pink Floyd, que utilizou uma arte do gibi Strange Tales #158 como capa do álbum A Saucerful of Secrets.
  • Já mencionei o Tribunal Vivo acima, lembro apenas que nos quadrinhos foi o Doutor Estranho o primeiro ser humano a contatar a entidade.
  • Na aparição de Stan Lee, no ônibus onde Doutor Estranho “cai”, ele está lendo The Doors of Perception, de Aldous Huxley, livro que conta suas experiências com a utilização de um alucinógeno natural de efeito semelhante ao LSD.
  • A saga O Juramento serviu de inspiração para o filme mas principalmente na cena da operação onde Doutor Estranho em sua forma astral auxilia Christine Palmer a operar ele mesmo. No gibi é a Night Nurse, ou Clarie Temple, que ficou conhecida pela sua participação nas séries do Netflix, quem faz o procedimento.
  • No quadrinho que serve como pré-sequência do filme é confirmado que o guardião do Sanctum Santctorum em Nova Iorque é Daniel Drumm, irmão de Jericho Drumm o Irmão Vudu nos quadrinhos que constantemente se torna Mago Supremo no lugar de Doutor Estranho.
  • Pouco antes do acidente de carro de Stephen ele tenta escolher seu próximo caso, um deles faz referência à um militar que teria ferido a coluna em uma armadura experimental. Neste caso existem duas possibilidades: pode ser James Rhodes, ferido em Capitão América: Guerra Civil ou então um militar qualquer que se feriu em Homem de Ferro 2 testando uma das armaduras da Hammer. Quando alguém da Marvel confirmar esta informação poderemos situar mais facilmente na linha do tempo quando o filme do Doutor Estranho se passa.
  • O segundo caso que o interlocutor passa para Stephen é o de uma mulher que foi atingida por um raio poderia ser Carol Danvers, a Capitã Marvel… em sua origem não há nada sobre um raio atingi-la, os poderes teriam sido ganhos pela exposição à tecnologia alienígena e a sua genética híbrida de humano e kree (mesma raça de Ronan de Guardiões da Galáxia).
  • O real vilão da história é revelado como Domammu e ele é interpretado por ninguém menos que o próprio Benedict Cumberbatch… pelo menos a captura de movimentos facial, a voz não foi identificada nos créditos. O cara fez o vilão e o herói, vê se pode?!
  • Kevin Feige, diretor da Marvel Studios, declarou que o aparecimento do nome Stephen Strange em uma lista da Hydra em Capitão América: O Soldado Invernal se dá pelo profissional de medicina famoso e influente, não que ele já demonstrasse alguma habilidade mística na época.

Cena Pós Créditos

Doutor Estranho - Alex Ross - Blog Farofeiros

Thor tomando uma cerveja com Doutor Estranho para saírem atrás do pai dele… fiquei em dúvida se é uma ligação com Thor: Ragnarok ou se essa cena se passa depois do filme. Isso significaria que já teríamos a confirmação de que Odin estaria sumido e Doutor Estranho seria um dos personagem de Thor: Ragnarok à sair atrás do deus nórdico. Será que teremos Hulk, Doutor Estranho e Thor juntos?

Veja mais...


Última alteração: 20 de novembro de 2018

One Response to :
Doutor Estranho, crítica e easter eggs

  1. lara disse:

    Me fascina filmes que tem easter eggs. Meu personagem favorito, sem dúvidas é o Doutor estranho, interpretado pelo Cumberbatch. Ele atua tão bem que quero ver logo seu novo trabalho, Brexit. Ele sempre nos fascina nos seus papeis e neste não parece ser diferente. Gostei muito do trailer que vi do próximo trabalho dele que vai estrear, o Brexit. Achei muito inusitado utilizarem um assunto tão atual para fazerem uma produção de filmes hbo 2019. . Não é mais um daqueles filmes chatos de de política, mas que pelo contrário, tem um ritmo legal e bem conduzido, sem ser tão previsível quanto os demais da categoria. Super recomendo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.