Vingadores: Era de Ultron

Vingadores – Era de Ultron

Escrito por | Filmes


Review com spoilers de Vingadores – Era de Ultron

Querendo uma nova fonte de defesa para o planeta Tony Stark se junta a Bruce Banner para desenvolver o projeto Ultron que, em teoria, daria uma folga para os heróis prevenindo o mundo de ataques como a invasão de Nova Iorque. Assim começa a trama de Vingadores – Era de Ultron.

Ao recuperar o cetro de Loki eles encontram a resposta para tornar o experimento mais eficiente, porém tudo sai errado e os Vingadores tem que sair à caça do filho mais novo do Homem de Ferro. Essa é a premissa do filme, foi isso que fez minha bunda se locomover até outro assento e por lá ficar por duas horas.

Era para eu ter me preparado melhor para escrever este post mas a vida real não deixou… Alguns sites e as redes sociais me atormentaram com spoilers, alguns mentirosos, outros confirmados. Queria assistir o filme em um lugar específico mas careci de uma certa companhia que justificaria ir até esse lugar.

No mais eu juro que saí procurando cópias legendadas mas na hora e no lugar em que eu poderia assistir Vingadores: Era de Ultron parecia que alguém não gosta de ler legendas… apenas uma sessão em um cinema gigante era legendada.

Estacionar foi uma tarefa fácil e agradável, só que não… e para ajudar os caixas rápidos paga se comprar o ingressos estavam quebrados, o resultado foi uma fila quilométrica que tive que pegar. Pelo menos consegui uma sala 3D… Com som meia boca, mas com cadeiras marcadas. Os óculos apesar de embalados estavam bem sujos, deu nojinho.

Vingadores - Era de Ultron - Blog Farofeiros

Estava pronto para ver algum trailer bacana mas… nada… passou o primeiro teaser de Tomorrowland e quem se importa? Star Wars? Batman V Superman? Ninguém do marketing tá fazendo a lição de casa não? Ah é, esqueci que eu estava em um cinema que só tinha uma sessão legendada. Tudo isso deveria passar despercebido, mas era tudo um presságio. Um mal presságio. A seguir segue minha análise do filme… contém alguns spoilers e já aviso que não tem Homem Aranha em lugar nenhum do filme… nem no final dos créditos!

O filme já começa com ação, é impressionante como algo começa com tantas explosões e tudo o que você faz é sorrir por ver aquele bondo de gente fantasiada arrebentando um bando de “contrabandistas de armas”… aliás a cena inicial é excelente! A equipe toda está atrás do cetro de Loki e o mesmo está pode do Barão Von Strucker.

Não se sabe como mas ele utilizou os poderes do cetro para melhorar os gêmeos Wanda e Pietro, a telecinesia e a velocidade dos dois ainda tem uma origem inexplicada, não se fala em mutantes ou Inumanos. Outro experimento do Barão envolvia uma série de sentinelas robóticos que, claro, deixam Tony Stark impressionado e o faz pesquisar melhor o cetro de Loki antes que Thor o retorne para Asgard. Se vê que eles tem trabalhado muito nos restos da batalha de Nova Iorque, restos de tecnologia chitauri estão em todo lado.

Vingadores - Era de Ultron - Blog Farofeiros

Não é mencionado em nenhum momento que Tony criou Ultron, deixando uma brecha para que ele seja um projeto “esquecido” de Hank Pym (o criador original do robô nos gibis)… o que se fala é que a “mente” encontrada como fonte do poder do cetro de Loki seria a resposta para se completar o programa que traria uma frente de defesa melhor para o planeta. É claro que dá tudo errado…

Ultron ganha consciência e começa a desejar a destruição daquilo que o criou, parafraseando as diversas vezes que a terra foi quase destruída e como os humanos se sobressaíram a evolução. Mas Ultron acredita que o próximo passo da evolução seja ele mesmo e se vê como a pedra que deus jogará na humanidade… literalmente.

Para evoluir ainda mais ele procura o raro metal vibranium, que achava-se existir o suficiente apenas para se fabricar o escudo do Capitão América, mas aparentemente um contrabandista conseguiu roubar mais alguns pedaços do metal de Wakanda, terra do Pantera Negra, personagem que será apresentado em Capitão América – Guerra Civil e que também terá seu filme solo. Ultron procura um novo corpo para suportar o poder da fonte de poder do cetro do Loki que, a essa hora, você já deve ter percebido que se trata da Gema do Infinito da Mente, afinal ela dominou mentalmente alguns personagens no primeiro filme deu consciência para algumas máquinas.

Vingadores - Era de Ultron - Blog Farofeiros

A luta entre Hulk e Hulkbuster é legal sim, mas não é a melhor luta do filme… mas sim, você vai querer comprar um Homem de Ferro gigante que atende pelo codinome Verônica no filme. É muita destruição causada pelos dois… para o personagem isso não é algo que passará em claro.

O novo corpo de Ultron é roubado pelos Vingadores que agora já convenceram Wanda e Pietro que o robô assassino é o vilão da história… e Tony tem outra ideia brilhante, colocar a inteligência artificial Jarvis no corpo que Ultron queria para si. Capitão América é contra, Tony a favor e antes que a Guerra Civil tivesse começado prematuramente Thor aparece revelando uma visão (sic) que teve, de que o androide poderia ajuda-los na luta contra Ultron. É claro que ele usa o martelo antes de revelar tal informação.

Resta então o ataque final ao covil do robô maluco e seu plano é simples, matar o máximo de humanos possível. Para isso ele conta com propulsores gravitacionais para erguer um pedaço de terra o suficiente na atmosfera apenas para deixa-lo cair e destruir tudo. Pensando bem, com o tanto de energia gasto para tal façanha acredito que ele poderia ter feito uma bomba que teria o mesmo efeito… e seria mais fácil…

Vingadores - Era de Ultron - Blog Farofeiros

Para salvar o dia os Vingadores se juntam mais uma vez e até recebem a ajuda de um aeroporta-aviões da SHIELD… mas algo de aconteceu e acho que este é o motivo do mal presagio, Ultron acaba matando Pietro de uma forma bem estúpida e tudo que consigo pensar é POR QUE ISSO CARA? A dinâmica dos gêmeos é interessante pelo envolvimento dos dois. Não vi motivo para tal morte já que ninguém ali na produção parece com medo de colocar mais Vingadores na jogada.

O romance entre Natasha e Bruce não me incomodou… o que me deixou bem irritado foi excesso de piadas que a Viúva Negra solta no decorrer da história… A família de Clint Barton me surpreendeu, nos gibis, em sua continuidade normal, eles não existem… no universo Ultimate eles foram massacrados. E eu que queria muito ver um longa com Jeremy Renner defendendo um prédio de uma gangue só com seu arco e flecha, calça de moleton e chinelo acabou de ficar bem triste, isso também cortou qualquer envolvimento do Gavião Arqueiro com Bobbi Morse, a Harpia (que está na série Agents of SHIELD no momento)… que já foi esposa dele nos gibis… antes de ser sequestrada e substituída por uma alienígena transmorfa. Coisas de herói da Marvel.

Vingadores - Era de Ultron - Blog Farofeiros

Preciso falar um pouco sobre os poderes da Feiticeira, as visões que os heróis tem não parecem só pesadelos ou memórias, alguns parecem vislumbrar o futuro ou uma realidade alternativa… acredito que o poder dela não será restrito a telepatia e telecinesia como colocado inicialmente. Como exemplo temos Thor parece ter visto cenas do Ragnarok (que é arremete ao “apocalipse” dos deuses nórdicos), que será mostrado em seu terceiro filme e as Gemas do Infinito sendo reunidas enquanto Tony Stark que teve uma visão dos Vingadores mortos em um lugar bem parecido com o que vemos Thanos no primeiro filme e em Guardiões da Galáxia.

Visão levantando martelo de Thor não prova que é digno, afinal ele não obteve o poder de Thor, ele é uma máquina… algo inanimado que aparentemente pode levantar Mijolnir. Deixa-lo com a Gema do Infinito não me pareceu uma boa ideia também.

Apesar de no final Hulk tomar um rumo desconhecido eu duvido que a navizinha dos Vingadores seja suficiente para levar o grandão para outro planeta… não esperem pro Planeta Hulk.

Vingadores - Era de Ultron - Blog Farofeiros

Tudo aponta para o futuro, tudo aponta para a Guerra InfinitaThor deixa muito claro isso ao se preocupar com a aparição de tantas Gemas do Infinito nos últimos tempos e isso só pode significar uma coisa, alguém está atrás delas. Sabemos que é Thanos, mas quando ele irá finalmente mostrar sua cara aos heróis da Terra? Bom, a cena extra ao final mostra o próprio empunhando uma manopla, sem Gemas do Infinito, e dizendo que agora ele mesmo irá fazer o serviço. São seis Gemas do Infinito, até agora foram mostradas quatro… acredito que os filmes do Dr. Estranho e Guardiões da Galáxia 2 irão mostrar as restantes.

O filme também amarra bem as pontas para Capitão América: Guerra Civil… ao final vemos a nova base dos Vingadores, com um aparato bem mais perto da SHIELD do que de qualquer coisa, o que me faz lembrar da Iniciativa Vingadores do gibi e o que Nick Fury estava tentando fazer no início dos filmes. Tony e Steve também se confrontam constantemente e é ótimo ver o personagem favorito do publico se tornar o babaca que é Tony Stark! Mas no final é bem legal ver a Feiticeira Escarlate, Visão, Falcão e Máquina de Combate prontos para se tornarem uma equipe de Novos Vingadores sob o comando do Capitão América e Viúva Negra.

Vingadores: Era de Ultron é melhor que o primeiro (que já é um puta filme legal), a Marvel fez a lição de casa direitinho… mas é menos do que a internet tem falado por todos os lados. É o sonho de todo nerd bazingueiro, mas os fãs de verdade concordarão comigo.


Última alteração: 14 de dezembro de 2018

10 Responses to :
Vingadores – Era de Ultron

  1. Omega disse:

    Eles fizeram piada sobre isso o filme todo, repetiram a dose até com o máquina de combate, estão tentando descentralizar os principais, em vez de mostrar a qualidade singular dos outros.

    1. Rockerz disse:

      … bom, se prepara que na Guerra Civil isso vai ser muito mais intenso! :S

  2. Omega disse:

    Minha opinião segue a mesma direção que a sua, a possível “morte” do Mercúrio foi sem sentido, já que pularam qualquer enterro ou menção honrosa para ele no final do filme, acredito que ele irá voltar, caso o contrário, perderam um bom personagem apenas pra enfatizar a participação do gavião, acho que foi uma péssima jogada.
    A luta do Hulkbuster vs Homem de ferro foi muito boa, a Marvel também sabe destruir cidade hehe.
    O Visão foi a grande surpresa, explodiu minha mente, não esperava algo tão grandioso, foi o grande ponto do filme.

    Espero que a Marvel não siga com esse plano de elevar a força dos personagens de apoio como fizeram com o Gavião Arqueiro, ele não precisa destruir uma cidade pra parecer foda, tem outros meios de fazer o personagem importante.

    1. Rockerz disse:

      Tu achou que elevaram a força do Gavião Arqueiro? Não achei isso não… gostei de terem aumentado sua presença mas o papo de esposa e filhos não me agradou mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.