Tony Stark é uma babaca - Homem de Ferro - Iron Man - Blog Farofeiros

Tony Stark é um babaca

Escrito por | Quadrinhos


Não importa se você é fã do Homem de Ferro, temos que concordar que Tony Stark é uma babaca.

Sempre me retorci por achar questionável a liderança do Homem de Ferro na maioria dos filmes da Marvel. Tudo isso por sempre ter considerado Tony Stark um babaca. Nos quadrinhos normalmente ele está errado e segui-lo é apenas o primeiro passo para ver a crise degringolar para o lado ruim da história.

Foi assim em Guerra Civil, foi assim em Invasão Secreta e milhares de vezes em seu título. Nos cinemas a situação não é muito diferente, apesar de momentos heroicos Tony Stark é um babaca em boa parte do tempo desde sua estreia no primeiro filme do Homem de Ferro.

O texto abaixo além de ofender seu personagem favorito poderá trazer spoilers de algumas tramas do cinema envolvendo o Homem de Ferro.

O bêbado playboy no primeiro filme ganha sua fortuna fazendo armas para o mundo todo. Não importa o lado que você está, se a sua arma é da Stark Industries é certo que o Tony irá lucrar. Um brinde à paz.

Sua genialidade era o que lhe trazia o dinheiro necessário para fazer virtualmente tudo o que quisesse. Sua redenção só dura até seu ego querer mostrar para o mundo que ele era o homem dentro da armadura dourada.

Tony Stark é uma babaca - Donuts - Homem de Ferro - Iron Man - Blog Farofeiros

Mesmo com o transtorno de estresse pós-traumático visto em Homem de Ferro 3 o herói *aham* não tomou jeito. Seu complexo de messias se expande e Tony vai de ‘eu posso salvar o mundo’ para ‘só eu posso salvar o mundo’.

A partir daí fica claro que o que move o personagem é o medo, para tanto ele cria Ultron. Além de sua cria se tornar um genocida seus medos só se concretizam.

A visão que Tony Stark teve dos Vingadores derrotados só serviu de munição para que a Era de Ultron tivesse início. Seus escrúpulos são tão rasos que mesmo a “solução” Ultron dando errado novos experimentos são feitos e dão origem à Visão. Tudo isso sem consultar mais ninguém.

Tony Stark é uma babaca - humpf - Homem de Ferro - Iron Man - Blog Farofeiros

Mas ainda temos Guerra Civil para mostrar quão Tony Stark é babaca e egocêntrico. Sempre pensando no bem geral, desde que a ideia seja a dele. É o caso do Acordo de Sokovia que pretende regulamentar a atividade de super seres, principalmente a dos Vingadores.

No final nem Tony assina o Acordo e literalmente abandona qualquer cláusula dele pois, obviamente, não atende ao que ele precisa.

Em Homem Aranha – De Volta ao Lar vemos que Tony Stark até tem um certo interesse em ser o mentor de Peter Parker. Mas não muito. O Homem de Ferro só dá a real importância ao relacionamento com Peter depois dos acontecimentos em Vingadores – Guerra Infinita.

Tony Stark é uma babaca - Peter Parker - Homem de Ferro - Iron Man - Blog Farofeiros

Logo Peter teve que morrer para chamar a atenção. Entende como Tony Stark é um babaca?

Com o final de Vingadores – Ultimato alguns fãs concluíram que o símbolo da Marvel nos cinemas houve uma redenção de Tony Stark, o Homem de Ferro. Desculpe amiguinho, mas não é bem assim. Será que ele se sacrificou mesmo para salvar a humanidade? Não acha que ele fez isso para salvar sua filha?

Pelo que podemos concluir a preocupação dele desde o início de Ultimato era proteger única e exclusivamente sua família. Mesmo com Steve Rogers pedindo sua ajuda a primeira resposta foi um sonoro não, afinal ele não queria perder o que ganhou… Como sempre.

Tony Stark é uma babaca - Viúva Negra - Homem de Ferro - Iron Man - Blog Farofeiros

Até Peter Quill, o Senhor das Estrelas, tem uma história de redenção. Sim ele era um ladrão, mas agora além de tentar salvar o universo ele tenta convencer seus associados que devem agir mais corretamente. Acredito que neste quesito podemos comprar a jornada de Tony Stark à jornada de Loki sempre errando e tendo que provar seu valor.

E isso tudo faz de Tony Stark um babaca.

Nos resta apenas acreditar que as boas atitudes de alguma forma tornem os erros invalidados. Mas não é assim que a vida real funciona então ninguém pode se ofender ao chamarmos Tony Stark de babaca. Se ele tivesse mudado após o primeiro filme poderíamos falar de redenção, mas não, até em seu sacrifício ele foi mesquinho.

Tony Stark é uma babaca - Peter Parker - Homem de Ferro - Iron Man - Blog Farofeiros

Mas ele já morreu mesmo… ?


Última alteração: 5 de junho de 2019

One Response to :
Tony Stark é um babaca

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.