Capitã Marvel - Blog Farofeiros - 02

Capitã Marvel

Escrito por | Filmes


Review do filme de origem da Capitã Marvel

Na minha opinião Capitã Marvel não tem recebido os elogios que merece. O filme é muito melhor do que as pessoas tem comentado.

Sim, é um filme de origem e não é o melhor filme que a Marvel Studios fez. Mesmo assim a história de Carol Danvers nos cinemas merece muito mais confete do que se tem jogado. Muito mesmo e por vários motivos.

A partir deste ponto poderão surgir spoiler do filme, fique avisado e não use esses fogos de artifício em mim.

O que a Capitã Marvel tem?

O filme da Capitã Marvel tem poucas similaridades com os quadrinhos mas a essência se mantém. Mudar de mídia ou contar uma história muito longa e complicada precisa disso.

Após um acidente Carol Danvers é resgatada por uma equipe kree comandada por Yon-Rogg e acaba lhe transformando em uma guerreira melhorada. Além de receber sangue kree a pilota é treinada para o combate para enfrentar os terríveis skrulls. Assim Carol, conhecida agora como Vers é recrutada para lutar sua guerra.

O Império Kree é vasto por isso é comum ver seres de diversas raças coexistindo. Todos em prol do bem do império.

Capitã Marvel - Blog Farofeiros - Tropa Kree

Em Hala a Inteligência Suprema Kree escolhe e direciona o que seu povo deve ou não fazer na luta contra seus inimigos. A Inteligência Suprema vê o potencial da humana e manipula sua mente e tenta moldar seu comportamento.

Em uma missão contra os skrulls Vers é capturada e o inimigo tenta acessar suas memórias atrás de informações preciosas. O que Talos e sua equipe de skrulls encontra é surpreendente, as memórias de Carol estão todas lá e ninguém entende nada.

Mas há algo mais ali, algo que nem mesmo Carol (ou Vers) imaginou. Assim ela libera seu poder interior e escapa do cativeiro apenas para pousar em um planeta estranho. A Terra mostra que suas “alucinações” são memórias.

Capitã Marvel - Blog Farofeiros - 00

Ao chegar na Terra a SHIELD com o agente Nick Fury tenta deter a moça com roupa de mergulho de que atira fogo pelas mãos. Porém os skrulls sabem da importância de suas lembranças e também estão atrás dela.

Yon-Rogg também não deixou sua subordinada ao acaso e corre em direção à Terra.

O que Carol tinha em sua mente é revivido graças aos skrulls que se mostram menos terríveis do que a Inteligência Suprema Kree prega. E todos estão atrás dos segredo dos planos de um motor para funcionamento na velocidade da luz.

Capitã Marvel - Skrulls - Blog Farofeiros

Tudo está ligada à Dra. Wendy Lawson, a pessoa misteriosa que é personificada mentalmente pela Inteligência Suprema Kree. Ela desenvolveu o motor para acabar com a Guerra Kree-Skrull, assim os oprimidos poderiam fugir.

E não é só isso, a Dra. Wendy é da verdade uma kree chamada Mar Vell. Para os fãs dos quadrinhos não é de se impressionar que a Dra. Wendy seja pacifista como o Dr. Walter Lawson foi nos quadrinhos do Capitão Marvel original.

Capitã Marvel - Blog Farofeiros - 01

Os poderes da Capitã são ganhos graças a uma explosão de uma bateria carregada com energia do Tesseract. Como sabemos hoje ela armazena a Joia do Infinito do Espaço. Nesse mesmo acidente ela é resgatada pelos guerreiros kree que mataram Mar-Vell.

Com a promessa de proteger os refugiados skrulls Carol Danvers enfrenta uma armada kree na órbita da Terra sozinha. Os Acusadores são obrigados a recuarem rapidamente.

Ao final a Capitã Marvel promete achar um novo lugar para os refugiados. Mas deixa um dispositivo para que Nick Fury entre em contato com ela, mas só se necessário.

O olho do Nick Fury

Capitã Marvel - Blog Farofeiros - Nick Fury

O olho de Nick Fury é uma das melhores piadas do filme. Durante toda a duração toda ação praticamente Fury é golpeado no olho. A graça disso tudo está em mostrar que nem tudo precisa ter um motivo ou uma razão especial.

Não é igual aos quadrinhos (ainda bem) e os fãs mais arredios precisam aprender a lidar com suas frustrações.

O Olho de Nick Fury - Blog Farofeiros

Mesmo assim, para irritar muitos fãs sem senso de humor Nick Fury perde o olho com um arranham do gatinho espacial. Fica aí uma lição para a vida, nunca confie em um gato espacial.

O feminismo em Capitã Marvel

Funko do filme da Capitã Marvel - Blog Farofeiros

É lindo. Realmente fiquei feliz em saber que poderei apresentar uma personagem como a Capitã Marvel para minha filha em breve.

As cenas de empoderamento é tudo o que queria para a personagem. Talvez a militância pudesse ser mais clara, mas já é um avanço tremendo.

Nos quadrinhos hoje é comum até vermos personagens empoderadas e fazendo bem o seu papel. Mas ainda é pouco ainda é preciso de muito mais trabalho para combater a misoginia amplamente na cultura pop em geral.

Cenas pós créditos

Vingadores Guerra Infinita - A Dizimação de Thanos - Blog Farofeiros

As cenas pós créditos não trazem muitas respostas. Apesar de ter adorado ver a chegada da Capitã Marvel de maneira bem recente aos acontecimentos de Guerra Infinita. O que isso representará em Ultimato ainda é mistério.

Goose vomitar o Tesseract só deixa claro que ele não precisou ir no veterinário para resolver essa questão. O que queria saber agora é por onde a fera espacial anda.

Essas cenas pós créditos só serviram como easter eggs extras do filme. Nada revelador de verdade é visto.

O que vem por aí…

Quem é a Capitã Marvel - Família Mar Vell

Skrulls ficaram em uma posição amigável em Capitã Marvel e uma Invasão Secreta pode ocorrer. E isso nem sou eu quem está falando, é o diretor da Marvel Studios, Kevin Feige. Mesmo adorando a personificação dos skrulls em Capitã Marvel sei que em breve os veremos mais nervosos.

Mônica Rambeau, a filha de Maria Rambeau, é o alter ego de Spectrum nos quadrinhos da Marvel. Na cronologia dos filmes ela já deve estar adulta, só resta saber se receberá os super poderes.

A “polêmica” criada por youtubers quanto ao Tesseract em Capitã Marvel não tem nada de polêmico e já resolvemos. Coisa simples que quem acompanha realmente os filmes saberia ver ou pelo menos o que consultar (e onde).

E, obviamente, teremos Vingadores – Ultimato com Carol e um monte de outros Vingadores. Neste ponto estou sem grandes teorias, ainda acho que viagens do tempo serão utilizadas, mas como não sei.

Se tiver uma teoria boa deixe nos comentários pois aqui está em falta.


Última alteração: 1 de abril de 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.