Batman e Mulher Gato - A Cultura do Spoiler

A cultura do spoiler

Escrito por | Quadrinhos

A cultura do spoiler

A cultura do spoiler é algo complicado. Há quem goste, há quem odeia. Fato é que contar o final da história para quem não quer saber é no mínimo uma falta de educação. Quem conta o spoiler quer atenção ou cliques, duas coisas muito importantes na internet.

E, acredite se quiser, neste artigo não há spoilers (mas aqui tem spoilers infinitos).

Batman #24 - Batman vai se casar - A Cultura do Spoiler

O pedido de casamento de Bruce em Batman #24

A bomba chamada Batman #50

Hoje estamos em uma situação inusitada onde o jornal The New York Times soltou spoilers massivos da edição americana de Batman #50. Sim, é a edição do casamento entre Batman e Mulher Gato. Não se sabe se houve quebra de embargo ou não. O problema é que quem escreveu a matéria pouco se importou em manter o final intacto para o público.

Quem leu a matéria já sabe o que irá acontecer mesmo antes do gibi ser lançado (nesta quarta-feira, dia 4 de Julho de 2018). O escritor Tom King ficou bem chateado com a situação, apesar de nem tudo ter sido contado o principal foi anunciado mesmo. A política de embargo da DC Comics pode ter falhado, acredito que se fosse da parte do jornal o artigo já estaria fora do ar.

Outro autor, de outra editora, partiu para cima criticando a cultura do spoiler. Dan Slott é um escritor que admiro muito e ele é bem crítico quando o assunto é contar o final de uma história na internet. Em seu Facebook o autor comentou muito sobre a experiência de ler algo pela primeira vez e o quanto isso é importante. O BleedingCool, principal alvo das críticas constantes de Dan, meio que concordou com ele.

Já até tentei argumentar algumas questões referentes à spoiler com Dan Slott e até o BleedingCool, mas não deram atenção. Lá eles se preocupam com anúncios indevidos alguns dias antes de um lançamento. Aqui no Brasil o lançamento demora até anos para chegar, obviamente a internet estará cheia de spoilers de seu quadrinho favorito.

A cultura do spoiler é uma nos EUA e outra totalmente diferente no Brasil.

O final de Dark Nights Metal - Noites de Trevas - A Cultura do Spoiler

Quem será que vence o vilão em Noites de Trevas?

Nossa política

Aqui no Farofeiros soltamos spoilers em doses cavalares dos melhores quadrinhos da semana dos EUA. Compramos nossa cópia digital, vemos o que é interessante e publicamos por aqui. Bem, isso quando a história é muito boa ou muito ruim.

Apenas para citar alguns exemplos de artigos com spoilers temos os recentes Injustice 2 #63, X-Men Gold #30, Thor #1 e Justice League #1.

Sempre avisamos do spoiler no corpo do artigo e não utilizamos títulos click bait. As vezes até podemos usar indagações pois precisamos chamar a atenção do leitor sem entregar a história. Ou como no artigo “O final de Dark Nights Metal“, fica implícito o que ocorre neste artigo já no título, quem clicar não poderá reclamar de que viu o final sem querer…

Ah é, temos uma plaquinha da polícia do spoiler avisando inclusive.

Na realidade o que o The New York Times deveria fazer era imitar o Farofeiros. Escreva o texto como quiser, mas avise no início de abaixo grande spoilers surgiram, aí fica a cargo do leitor querer saber o final ou não da história que tem acompanhado.

Simples, não é mesmo?

Última alteração: 2 de julho de 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.