Detalhes de Powers of X - Poderes dos X - X-Men mortos - Marvel Comics - Blog Farofeiros

X-Men – Veja detalhes de Powers of X

Written by | Destaque, Quadrinhos

A história de Jonathan Hickman em Powers of X se mostrou mais recheada de referências do que um fã pode acompanhar. Por isso é importante que detalhes de Powers of X, ou Poderes dos X (Dez), sejam bem explicados… Sem falar que, apesar do meu esforço, acredito que perdi alguma coisa ainda.

Já marque este artigo em seus favoritos pois iremos atualizá-lo constantemente, de acordo com os lançamentos dos quadrinhos, até chegar a Aurora de X com o lançamento dos novos títulos mensais. Tanto os detalhes de Powers of X como os detalhes de House of X fazem parte de uma única história, um retcon se preferir, para realinhar os mutantes para um novo milênio.

Até Moira MacTargget está envolvida com os X-Men mais do que imaginamos.

Jonathan Hickman escreverá X-Men - Casa de X - Poderes de X - Blog Farofeiros

Diferente de House of X, ou Casa de X, achei a leitura mais densa e cheia de pormenores nas entrelinhas. Não dá literalmente para imaginar para onde vamos mesmo desvendando tantos detalhes.

Para se ter ideia acredito que veremos referências aqui de quase todas as sagas que Jonathan Hickman elaborou na Marvel Comics até hoje.

E, obviamente, teremos muitos spoilers de Powers of X. E pode deixar esse post marcado nos seus favoritos pois o atualizaremos conforme o lançamento da saga.

X0 – Os X-Men. Ano Um. O Sonho.

O passado. Aqui ocorre o que foi chamado pelo autor de a cena mais importante na história dos X-Men. Nela Moira MacTaggert tem sua mente lida pelo Professor Xavier na primeira vez que se falaram.

Antes disso Moira fala que teve sua sorte lida e que três cartas lhe foram apresentadas. A Mágica, a metamorfa de metal, com sua grande espada com um pé em cada mundo. O Demônio, o deus vermelho e o cardeal perdido da última religião.

Mas o que quero frisar nesses detalhes de Powers of X é para A Torre. Descrita como o eixo, o pilar do colapso e renascimento além de o monolito da ascensão. Enquanto sei que isto está intimamente relacionado aos X-Men não posso esquecer que algo bem similar surgiu nos Vingadores de Hickman de 2013 (EUA).

Detalhes de Powers of X - Poderes dos X - Powers of X #1 - A Mágica - A Torre - O Demônio - Blog Farofeiros

Uma torre futurista bem parecida é vista também em Avengers Vol 5 #33. Neste futuro o sistema pede uma identificação para Steve Rogers que vem de uma série de viagens cronais devido a destruição da Joia do Infinito do Tempo.

Detalhes de Powers of X - Poderes dos X - Avengers Vol 5 #33 - A Torre que interroga o Capitão América - Blog Farofeiros

Ao identificar Rogers o sistema aponta que ele é uma anomalia temporal e que sua raça, os humanos, estão extintos. Mais assustador ainda, fica evidente que as publicações de Jonathan Hickman mostram uma guerra sendo travada no espaço-tempo do Universo Marvel.

X1 – Os X-Men. Ano Dez. O Mundo.

Detalhes de Powers of X - Poderes dos X - Powers of X #1 - Mística - Magneto - Professor X - Blog Farofeiros

No presente vemos o desfecho da perseguição vista em House of X #1. Dentes de Sabre, Groxo e Mística estão realmente trabalhando para Krakoa e roubaram algo dos arquivos do Controle de Danos que é do interesse de Charles Xavier.

Seriam os planos de construção do Molde Mãe, uma fábrica que automatiza a criação de Moldes Mestres que, por sua vez criam os Sentinelas gigantes caçadores de mutantes. Mas como vimos em House of X, a construção que utiliza restos de uma estação orbital criada por Tony Stark já está pronta para entrar em operação.

Detalhes de Powers of X - Poderes dos X - Powers of X #2 - Ciclope - Professor X - Magneto - Blog Farofeiros

Os mutantes de Krakoa já tomaram conhecimento da construção da máquina é algo precisa ser feito. Obviamente Ciclope é convocado para tomar a frente de um ataque direto à base orbital. Em House of X #4 descobrimos que tudo dá errado.

X-Men - House of X - Ressurreição Mutante - Blog Farofeiros

Mas tudo da errado apenas para que tudo dê certo logo em seguida, de maneira quase divina, milagrosa. Sim, os X-Men mortos no ataque foram ressuscitados.

Nada de realidade alternativa ou alguma vida passada de Moira MacTaggert.

X2 – Os X-Men. Ano Cem. A Guerra.

Detalhes de Powers of X - Poderes dos X - Powers of X #1 - Nimrod - Karima - Blog Farofeiros

O futuro apocalíptico dominado por máquinas caçando mutantes é presente em várias histórias dos X-Men. Nestes detalhes de Powers of X fica bem óbvio que o futuro de Bishop é uma referência bem presente. Nimrod, com uma personalidade bem atípica junto da Sentinela Ômega, Kamira que também foi vista em House of X.

Em Avengers Vol 5 #31 vemos um mundo onde Ultron se tornou o deus da Terra dominada pelas máquinas. Incluindo um Thor que segue o Pai de Todos, Ultron. Um futuro apocalíptico com as máquinas no comando parece inevitável na visão de Hickman no futuro da Marvel Comics. E os detalhes de Powers of X mostram isso.

Detalhes de Powers of X - Poderes dos X - Avengers Vol 5 #31 - Thor do futuro fala sobre Ultron o Pai de Todos - Blog Farofeiros

A primeira edição de Powers of X mostrou muitos detalhes dessa época que mostramos a seguir.

A Linhagem Sinistra – Programa de procriação mutante

Detalhes de Powers of X - Poderes dos X - Avengers Vol 5 #1 - Ex Nihilo criando vida em Marte - Blog Farofeiros

Quando a população total mutante atinge níveis críticos pelo constante ciclo de evasão, relocação, confrontamento acaba tornando a propagação sistêmica impossível. Assim a liderança mutante aprovou a criação de poços de reprodução em Marte.

Sob o comando do Senhor Sinistro o programa copiava a versão terrestre dos Cães de Caça Sentinelas. No lugar de promover o cruzamento de mutantes com poderes para detecção, caça e desilusão em Marte o objetivo era puramente bélica.

O processo de ressurreição mutante dos X-Men é um esforço conjunto que está detalhado em House of X.

Em Avengers Vol 5 #1 vemos os Vingadores lidando com uma nova ameaça chamada Ex Nihilo. O ser então cria uma nova forma de vida, uma evolução humana, em Marte. São eventos pré-Guerras Secretas mas a influência de Ex Nihilo ainda poderiam estar florescendo em Marte e, por que não, na Terra. 

Quimera

Detalhes de Powers of X - Poderes dos X - Capa - Blog Farofeiros

A primeira geração dos mutantes criados pelo Senhor Sinistro foram criados de um único e puro DNA descompromissado do X-gene.  Este mutante forrageiro (sim, este é o termo que usado) era treinado até os 16 anos no subterrâneo de Marte para viajar no tempo, trinta anos antes, para lutar em Krakoa.

Já a segunda e terceira gerações receberam o nome de mutante classe quimera. Produzidos com dois DNA compostos por dois X-genes separados, resultando em um ser com poderes previsíveis combinados.

Cardial - Detalhes de Powers of X - Poderes dos X - X-Men - Marvel Comics - Blog Farofeiros

A geração seguinte de mutantes quimera combinavam até cinco X-genes e foi extremamente eficiente contra a Supremacia Homem Máquina. Porém havia uma falha sistêmica nessa leva de mutantes quimera. Uma mente de colmeia corrupta foi descoberta após da destruição de 40% da população mutante total fora destruída e causou a queda de Krakoa.

Como tragédia pouca é bobagem nesses pequenos detalhes de Powers of X, o restante desses indivíduos eventualmente cometeu suicídio em massa tornando-se uma singularidade, porém, destruindo os poços do Senhor Sinistro.

Detalhes de Powers of X - Poderes dos X - Powers of X #1 - Exemplo de mutante classe Quimera - Rasputin - Blog Farofeiros

Rasputin, por exemplo, é a mistura de DNAs famosos como, obviamente, da família Rasputin (principalmente de Piotr, o Colossus e Illyana, a Magia. Mikhail pode estar envolvido também), Kitty Pryde, Laura Kinney (X-23), Quentin Quire e o desconhecido Gunther Bain, ou Unus. Dessa maneira, já que ela agrega magia, podemos dizer que a personagem agrega bem mais do que cinco poderes.

Outliers (Isolados)

Detalhes de Powers of X - Poderes dos X - Powers of X #1 - Rasputin - Cylobel - Blog Farofeiros

Todas gerações de cruzamentos que Sinistro produziu tinham uma taxa de falha. As quimeras tinham os Isolados, ou Outliers, onde se imaginava que na pior das situações seriam indivíduos controláveis e na melhor das hipóteses seriam aceitáveis.

A geração um de Quimeras havia 0,3% de chances de gerar um Outlier, a geração dois tinha 1,2%, a geração três tinha 9,4% mas a geração quatro chegou à alarmantes 62,3%. Mesmo criados para a guerra esses mutantes desenvolveram poderes pacifistas. A maioria desses Outliers desenvolveram personalidades pacifistas e obsessão para a criação de mitos. Recusaram a ideia de identidades e nomes individuais, estes eram chamados de Cardeais.

Traição

Detalhes de Powers of X - Poderes dos X - Senhor Sinistro - Blog Farofeiros

A queda de Krakoa e a destruição dos poços de cruzamento de Marte foram precedidas pela traição de Senhor Sinistro. O vilão sempre olhando para os próprios interesses ficou claro que a geração quatro de mutante foi desenvolvida para falhar. Acredita-se que a maioria dos acontecidos casuais foram orquestrados por ele.

Como resultado Sinistro foi executado em público pela Supremacia Homem Máquina. Outros detalhes sobre a atuação do Senhor Sinistro podem ser vistas em nosso artigo sobre o Diamante Vermelho de Powers of X #4.

O Khennil

Detalhes de Powers of X - Poderes dos X - Rasputin e Cardeal - Blog Farofeiros

O SalCen Khennil foi criado pela Supremacia Homem Máquina para a produção de Cães de Caça no programa de Acampamentos Sentinela de Cruzamento Mutante.

Os Cães de Caça eram mutantes originalmente criados para gerar medo e simpatia de seus alvos. Mas foram considerados quebrados e dependentes, sendo caçadores ineficientes de sua própria raça. Porém, os criados em SalCen Khennil foram criados com os cérebros pretos que não podiam ser lidos. Condicionados para insurgência e duplicidade tiveram uma alta taxa de sucesso,  porém a maioria deles suaram sua duplicidade em favor dos mutantes.

A SalCen Khennil foi destruída junto com todo material biológico e de pesquisa. Apesar disso acreditamos que o projeto ainda tenha alguma relevância para a história.

Mutantes sobreviventes

Detalhes de Powers of X - Poderes dos X - Powers of X #1 - Mutantes no Sistema Solar - Blog Farofeiros

É preciso ficar atento aos detalhes de Powers of X, neste caso quanto aos dados apresentados até o momento. Os números a seguir são referentes à este momento da história dos X-Men. A população mutante, ou Homo sapiens superior, é de menos de 10.000 pessoas e sua grande maioria são refugiados estelares. Isso mesmo, eles não vivem mais na Terra ou no sistema Solar.

As duas principais colônias estão no sistema Shi’ar. A primeira, Benevolência, é uma estação à margem do Império e o espaço selvagem que habita a Ninhada. Estima-se que existam 8.000 mutantes nesta colônia.

Quimeras - Detalhes de Powers of X - Poderes dos X - X-Men - Marvel Comics - Blog Farofeiros

Outros 2.000 mutantes vivem no mundo capital do império Shi’ar. Em Chandilar os mutantes são um estoque para a Guarda Imperial. Atualmente seis mutantes servem como superguadiões e outros cinquenta e sete são subguardiões.

Na atual continuidade sabemos que Sam Guthrie, o mutante Míssil, é casado com a superguardiã Esmagadora e vive em Chandilar onde criam um filho mutante.

A Imperatriz Xandra possui o desejo de anexar o sistema Solar ao domínio Shi’ar, os mutantes da Guarda são cultivados para serem conquistadores simpatizantes do domínio imperial. A comunidade mutante espera isso se torne realidade para tornar a repovoamento mutante real.

Detalhes de Powers of X - Poderes dos X - Wolverine - Magneto - Xorn - Blog Farofeiros

Uma terceira localização me pareceu bem interessante, mesmo que tenha apenas oito mutantes vivendo nele neste momento. O Asteroide K seguem duas referências que vale mencionar, a primeira e mais óbvia é que se trata de uma versão da Ilha Krakoa, mas no espaço.

No Asteroide K, que funciona como base para os X-Men, e conta com Krakoa (no corpo de Douglas Ramsey), Xorn, North (o Magneto verde é um quimera de Lorna Dane e Emma Frost), Wolverine, Rasputin e Cardeal. Todos surpreendentemente liderados por Apocalipse, sim, os quatro podem ser considerados os cavaleiros do Apocalipse deste futuro.

Detalhes de Powers of X - Poderes dos X - Powers of X #2 - Apocalipse - Blog Farofeiros

A segunda envolve Franklin Richards e um futuro mostrado antes de Guerras Secretas devido o formato do Asteroide K. Apesar de ser identificado como o único mutante nível ômega aliado dos humanos me parece que seu papel é extremamente importante em todas as sagas de Hickman.

Este Franklin ocupa a Terra-12665 e teve sua primeira aparição em Fantastic Four #605 de 2012. E em Avengers Vol 5 #32 avançamos mais de 5.045 anos no futuro onde Capitão América, Viúva Negra e Estigma encontram uma versão envelhecida de Franklin Richards.

Detalhes de Powers of X - Poderes dos X - Avengers Vol 5 #32 - Nave Árvore de Franklin Richards - Blog Farofeiros

O encontro não acontece em um simples jardim do futuro, o local é uma espaçonave, controlada com tecnologia que lembra bastante a que vemos em Krakoa… Porém sabemos que o ecossistema local é um Groot.

X3 – Os X-Men. Ano Mil. Ascensão. 

Bibliotecário - Detalhes de Powers of X - Poderes dos X - X-Men - Marvel Comics - Blog Farofeiros

É um novo mundo onde os remanescentes buscam apenas a sua ascensão. Inicialmente acreditei que eram mutantes que de alguma forma haviam vencido a guerra. Não poderia estar mais errado.

Nem mutantes nem humanos, essa pós humanidade é algo novo chamado de Homo Novissima.

Em Powers of X #2 uma nova peça deste quebra cabeça se forma. A chamada à ascensão que o autor definiu na primeira edição está para acontecer e de uma forma inusitada. Para atingir essa ascensão uma entidade da Falange surge para avaliar o quão digna aquela civilização é de sua assimilação.

Acontece que em Powers of X #6 é definido que aquela sociedade pós humana é digna de assimilação, mas o preço é a destruição de sua forma atual. O conhecimento e a cultura será toda assimilada, mas a matéria e a individualidade morreram em prol da Falange.

Tipos de sociedade (planetária)

Detalhes de Powers of X - Poderes dos X - Powers of X #2 - Ascensão mundo - Blog Farofeiros

A Inteligência da Espécie (IE) é uma escala galáctica de sociedades interestelares é só mais um dos minuciosos detalhes de Power of X que podemos vislumbrar.

IE: 1 – Máquina: corresponde a uma única mente que é uma cópia direta de um ser senciente ou representa o equivalente com poder de pensamento de um único senciente de uma espécie.

Detalhes de Powers of X - Poderes dos X - Powers of X #2 - Falange - Blog Farofeiros

IE: 10 – Colmeia: Um coletivo de máquinas individuais que unificam o poder de até dez máquinas. Há Colmeias com mais de dez máquinas, independente de quantas espécies elas são baseadas. Aquelas com mais de dez máquinas trabalhando como coletivos começam a se fraturar e se deteriorar à medida que a individualidade de cada Máquina sobrecarrega a Colmeia. A Colmeia é incapaz de ultrapassar naturalmente seu limite intelectual.

IE: 100~10.000 – Inteligência: Uma máquina de pensar criada para ser o amálgama de pelo menos 100 Máquinas agindo em harmonia para atingir seu objetivo. 

Falange - Assimilação - Detalhes de Powers of X - Poderes dos X - X-Men - Marvel Comics - Blog Farofeiros

IE: 10.000 – Technarch: Um coletivo artificial de Inteligência criado pela Falange para classificar, ordenar e assimilar outras sociedades para removê-las ou dar novo propósito à elas. Normalmente assumem a forma de um mundo chamado Kvch controlado por uma inteligência alpha chamada Magus. Cada Technarch acredita que é o único Technarch que existe. Um Technarch é invisível para outro Technarch. Eles também não sabem que são manufaturados pela Falange e usados como ferramentas para a sua causa.

IE: 100.000 – Mundomente: Um objeto celestial (comumente um planeta) que foi convertido em um intelecto singular. Esse intelecto possui inteligência divina e age em uma linha temporal de milênios e ocupa a classificação Tipo II da Escala Kardashev. Isso significa que a utilização de energia irradiada pela sua estrela se compara a luminosidade do Sol.

Inteligência da Espécie - X-Men - Powers of X #5 - Blog Farofeiros

IE: 1.000.000 – Falange: Sociedade interestelar que opera em escala galáctica e representa um intelecto que tem total controle da galáxia hospedeira. Nesse grau de sociedade um intelecto existe apenas para expandir sua própria inteligência consumindo outras sociedades menores e controlando a energia necessária para isso.

Se a Falange encontra uma sociedade que é digna de ser consumida adicionando-a a sua inteligência, então ocorre a Ascensão. Se não um vírus tecno-orgânico é lançado e eventualmente produzirá um Pináculo de Babel que invocará um Technarch para remover ou dar novo propósito à aquela sociedade.

Falange - X-Men - Powers of X #5 - Blog Farofeiros

IE: 10.000.000 – Titã: Um Titã é uma sociedade interestelar que se tornou tão avançada que densidade de sua inteligência convergiu no espaço-tempo em uma singularidade. Todas as sociedades universais existem parcialmente fora do tempo e do espaço, mas diferente de Fortalezas ou Domínios, Titãs são singulares, um intelecto hermético.

IE: 100.000.000 – Fortaleza: Uma fortaleza é uma pequena rede de cinco ou menos Titãs confinados em um aglomerado galático. Diferente de Titãs as Fortalezas não são lobos solitários, elas procuram ativamente outras sociedades para destruir ou absorver afim de atingir a condição de Domínio.

Falange - Comunicação - Detalhes de Powers of X - Poderes dos X - X-Men - Marvel Comics - Blog Farofeiros

IE: Indefinido – Domínio: É um coletivo de dez ou mais Titãs agindo em uníssono para controlar determinado setor (ou setores) do espaço e em determinado tempo. Enquanto o número mínimo para constituição de um Domínio é de dez Titãs a média é composta por muitos mais. Por exemplo, o Domínio que controla o setor onde a Terra está incluída é composto por 112 Titãs (ou ?1.120.000.000? da Escala Kardashev).

Em termos de intelecto e poder um Domínio é considerado um ser divino, sem que possamos distinguir a diferença entre outros seres míticos ou religiosos. As únicas entidades que o Domínio teme são ameaças primordiais como o Devorador de Mundos, Galactus, ou a manifestação da vida universal, a Fênix.

Nossas dúvidas

Os X-Men de Jonathan Hickman - House of X #2 - Blog Farofeiros

O quanto toda essa história envolve o resto do Universo Marvel? Franklin Richards é um dos mutantes mais poderosos existentes e parece ativo no futuro dos Vingadores, por que não estaria no futuro mutante? O Homem de Ferro e sua constante criação de IA e trajes está envolvido no futuro apocalíptico mutante?

Infelizmente acho pouco provável que o resto do Universo Marvel seja um dos detalhes de Powers of X. Mas existe a possibilidade, e agora?

Com certeza tenho mais perguntas do que respostas neste momento. Hoje podemos ver o estranho que atrocidades recentes causaram no universo mutante e o quanto foram ignoradas. Porém, com os Poderes dos X vemos que os mutantes não ficarão mais tão atônitos como o restante do Universo Marvel.

Deixe nos comentários o que você achou desses detalhes de Powers of X e sua teoria maluca sobre o que veremos em X-Men em breve.

Compartilhe

Last modified: 14 de outubro de 2019

10 Responses to :
X-Men – Veja detalhes de Powers of X

  1. FERNANDO ANDREY MACIEL disse:

    Que artigo foda! Nunca tinha me tocado dessa ligação com toda a obra do Hickman. Faz todo o sentido, ele nunca escreve uma palavra ao acaso.

    1. Rockerz disse:

      Opa, valeu… só resta saber se há realmente uma conexão né…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.