Moira MacTaggert e os X-Men - House of X - Marvel Comics - Blog Farofeiros

Moira MacTaggert e os X-Men de House of X

Escrito por | Quadrinhos


Moira MacTaggert e os X-Men? Mas hein?

Quando Jonathan Hickman falou de revigorar os X-Men e colocar tudo em ordem ele não estava brincando. Moira MacTaggert e os X-Men tem uma história bem embolada, ela sempre foi extremamente importante para a equipe mesmo sendo a humana sem super poderes.

House of X #2 poderia se chamar Bomba X também… E, obviamente, abaixo teremos muitos spoilers das histórias contadas em House of X e Powers of X que ainda não tem data de lançamento certa no Brasil.

House of X #2

Não posso falar que sabia tudo o que foi revelado sobre a relação Moira MacTaggert e os X-Men, mas suspeitei que viagens no tempo fossem uma possibilidade. Não que seja viagens no tempo, não que esteja tudo claro também.

Mas esse é o espírito dos X-Men, nada é simples, nada é tranquilo quando se é uma minoria caçada e odiada por gente armada até os dentes.

O que Jonathan Hickman fez foi transformar a “humana” Moira MacTaggert em uma mutante com um dos poderes mais complicados de se explicar da história. Se é bom ou se é ruim para os mutantes da Marvel Comics tal alteração só o tempo dirá… Por enquanto nos resta tentar entender essa confusão.

Xavier e Moira - Página mais importante do universo mutante - Moira MacTaggert e os X-Men - House of X - Marvel Comics - Blog Farofeiros

A história de Moira MacTaggert e os X-Men começa muito antes de qualquer ideia que concebemos da equipe mutante. 

Tudo indicava uma vida normal com Moira crescendo, tendo filhos, envelhecendo e morrendo. Porém esse não foi o fim de tudo quando ela acordou dentro do útero de sua mãe. Podemos dizer que seu poder mutante não é apenas reencarnação, mas uma reencarnação cronal. Nela Moira volta no tempo para o ponto de seu concebimento, quando surge sua consciência sempre que morre.

Porém esse ciclo não é infinito, como Sina apontou ela só teria 11 vidas. Após isso seu fim, independente das escolhas que havia feito, seria a definitiva. Então sim, Moira MacTaggert e os X-Men já passaram por diversas (re) encarnações juntos, mas esta é a última vida que lhe resta.

As vidas de Moira MacTaggert

Moira MacTaggert e os X-Men - Moira feto - House of X - Marvel Comics - Blog Farofeiros

Em seus anos iniciais Moira precisou ter cuidado para que não percebessem o quanto ela era diferente. Teve que esconder o que acontecia em sua mente mais velha do que os humanos que a criaram. O orgulho pela sua pequena garota especial poderia se transformar em medo rapidamente.

Os professores rapidamente a colocaram como uma aluna “avançada” e “esperta”. Isto levou à outro patamar onde era considerada uma “prodígio” e até “brilhante”. Mas Moira não combateu esses esforço em colocá-la em ambientes acadêmicos mais especializados pois entendera que apenas através da ciência poderia identificar o que estava acontecendo com ela.

Lembre-se, até então para Moira não existiam mutante.

Moira MacTaggert e os X-Men - Sentinelas - House of X - Marvel Comics - Blog Farofeiros

Aos 13 anos de idade, em todas as suas vidas seu poder se manifesta, pela primeira vez, novamente. Uma simples febre é o único sinal de sua mutação. Algumas vidas vão bem, outras nem tanto… 

Tudo se torna realmente complicado quando ao se tornar geneticista ela encontra uma fórmula de “cura” mutante (qualquer semelhança com o mundo real não é mera coincidência). Isso leva a Irmandades de Mutantes ao seu laboratório ao destruir tudo a mutante vidente Sina lhe fala das consequências de suas atitudes e, mais importante, fala que seu ciclo de vidas é limitado. Ela teria dez vidas, onze se fizer as escolhas certas.

Sina ainda mostra que ela pode morrer e não reencarnar se simplesmente for morta antes de atingir a idade em que seu poder se manifesta.

Moira MacTaggert e os X-Men - Apocalipse - House of X - Marvel Comics - Blog Farofeiros

Com isso uma corrida começa para Moira para resolver a questão mutante, não só para si mas para a humanidade e Charles Xavier parece ser a chave para isso. Moira MacTaggert e os X-Men sempre passam por algumas fases, mas o final é sempre o mesmo.

Detalhe importante é que há o que foi chamado de “Década Perdida”… Pelo visto não sou o único puto da vida com o que a Marvel Comics tem feitos com os X-Men nos últimos anos.

Moira MacTaggert e os X-Men - Magneto - House of X - Marvel Comics - Blog Farofeiros

Alianças com Magneto e até Apocalipse nunca se mostram eficazes para combater o medo humano da evolução e a criação de máquinas assassinas. Mas na décima vida Moira decidiu que ela e Charles Xavier iriam quebrar todas as regras… E então chegamos à House of X #2 com Moira e Charles se encontrando novamente, mas pela primeira vez.

O gráfico abaixo foi publicado junto à House of X #2 para explicar melhor como foram as vidas de Moira MacTaggert. Também contam com algumas correções indicadas pelo autor, Jonathan Hickman, em seu Twitter.

As Vidas de Moira MacTaggert- Moira MacTaggert e os X-Men - House of X - Blog Farofeiros

Não há muito o que comentar quanto ao gráfico mas o que achei estranho é que todas as mortes são apontadas nessas linhas do tempo – ou quase todas. A nona vida de Moira é a que ela se alia à Apocalipse e nela não é mostrada a data de sua morte. O que isso significa para Moira MacTaggert e os X-Men?

Outro mistério seria a sexta vida de Moira. Ela simplesmente não é mencionada no gibi e não aparece no gráfico. Isso talvez seja uma das chaves para entender o futuro dessa história.

Qual a relação de Moira MacTaggert e os X-Men?

Moira MacTaggert e os X-Men - Charles Xavier - House of X - Marvel Comics - Blog Farofeiros

Neste momento com uma revelação como esta fica difícil dizer qual e o plano de Charles e Moira. Provavelmente as próximas edições deixem claro isso e se irá funcionar como se pretende ou não. 

Sim, tudo está confuso e nebuloso como Jonathan Hickman gosta e, aparentemente não sou o único que acredita em sua competência. Não dá para dizer que os X-Men foram estremecidos em sua base, as consequências disso serão absurdas e praticamente incalculáveis para um leitor de quadrinhos.

O que será que tem que tomar para imaginar uma história dessas hein? Vou ali na farmácia perguntar e já volto. Enquanto isso deixe nos comentários sua opinião absurda de mais uma mudança no Universo Marvel.


Última alteração: 17 de agosto de 2019

One Response to :
Moira MacTaggert e os X-Men de House of X

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.