Era de X-Man - Marvel Comics - Age of X-Man - Blog Farofeiros

Era de X-Man

Escrito por | Quadrinhos


O que é a Era de X-Man?

Tenho xingado, ofendido e reclamado a maior parte do que tem sido lançado pela Marvel Comics relacionado com X-Men. Descaso e o boicote por conta da Fox são potencialmente a causa de tudo isso, porém a salvação parece chegar em Era de X-Man.

Era de X-Man - Marvel Comics - Age of X-Man - Blog Farofeiros

Tudo que que está sendo lançado nos últimos anos parece que se tornará irrelevante muito em breve. Como isso irá ocorrer é a grande questão no momento e, infelizmente, esta saga parece ser a resposta.

A seguir surgirão spoilers com relação ao que tem sido lançado no Brasil. As informações aqui são referentes à lançamentos nos EUA a partir de Fevereiro de 2019.

Nesta nova formação do universo mutante da Marvel o único título que não entrará em Era de X-Man é Uncanny X-Men que seguirá o formato minissérie semanal de dez partes. A parte disso, dentro do evento será lançado seis novos títulos mutunas.

Era de X-Man - Marvel Comics - Age of X-Man - Blog Farofeiros

O títulos serão lançados a partir de Fevereiro de 2019 nos EUA e serão parte de uma consequência de uma “dissolução apocalíptica” dos X-Men. Abaixo você confere a lista de novos títulos.

  • The Marvelous X-Men de Lonnie Nadler, Zac Thompson e arte de Marco Failla. Provavelmente o título principal do evento focando na equipe principal de X-Men.
  • NextGen de Ed Brisson e arte de Marcus To. Uma atualização de Geração X mostrando os novos mutantes lidando com esse novo mundo.
  • The Amazing Nightcrawler de Seanan McGuire e arte de Juan Frigeri. O Homem Aranha mutante talvez? Noturno se torna um ícone dos cinemas mas não larga sua vida de “aventureiro” junto dos X-Men.
  • Prisoner X de Vita Ayala e arte de German Peralta. Estrelando Bishop, Fera, Lorna e outros em uma prisão para conter quem não se adapta bem ao “novo sistema”.
  • Apocalypse and the X-Tracts de Tim Seely e arte de Salva Espin. Apocalipse em uma onda hipster extremamente suspeita é o opositor à todo o sistema que hoje rege aquela Terra.
  • The X-Tremists de Leah Williams e arte de Georges Jeanty. Uma força tarefa “extremista” que lida com qualquer um que se oponha ao novo regime mundial.

No que precede o evento em Uncanny X-Men temos uma surpresa ilustre. Legião, o filho pirado do Professor Xavier, surge oferecendo ajuda aos jovens mutantes deixados para trás na missão enquanto os adultos vão salvar o mundo. Acaba que antes de surgir a Era de X-Men vemos Nate Grey dominando o corpo e a mente de Legião.

Se você não lembra ele foi responsável por viajar no tempo e criar a Era de Apocalipse.

Qual a história de Era de X-Man?

Era de X-Man - Marvel Comics - Age of X-Man - Blog Farofeiros

A Marvel Comics tem feito diversas mudanças em diversos personagens nos últimos meses. Poderíamos dizer que é por conta dos filmes, como a nova origem da Capitã Marvel, mas não seria o único motivo.

A compra da Fox pela Disney com certeza tirou o Quarteto Fantástico e os X-Men da geladeira. Com isso temos um universo gigantesco de personagens dos quadrinhos prontos para serem influenciados por suas versões cinematográficas. 

Porém explicar um mundo com super humanos, deuses, entidades cósmicas, inumanos e mutantes tem parecido algo complicado nos quadrinhos. Nos cinemas então nem posso imaginar a confusão.

Era de X-Man - Marvel Comics - Age of X-Man - Blog Farofeiros

Mesmo com o retorno de Wolverine acredito que Infinity Wars e Guerra dos Reinos sejam apenas a ponta o iceberg. Fazem anos que a Marvel tenta colocar os mutantes em um planeta ou dimensão separados… Talvez tenha finalmente chegado a hora.

A Era de X-Man coloca o destino dos mutantes nas mãos Nate Grey de um refugiado de outra linha temporal. Literalmente o Cable de Era do Apocalipse. O personagem simplesmente capturou Apocalipse, Kitty Pryde e um senador norte americano. Desativando seus poderes inclusive, hoje não se sabe a extensão do seus poderes que eram apenas psiquicos.

Novos Cavaleiros do Apocalipse - Uncanny X-Men #3 - Marvel Comics - Blog Farofeiros

Com um pensamento colocou Magneto, Anjo, Blog e Ômega Vermelho na coleira. Assim surge os Cavaleiros da Paz, uma versão às avessas dos Cavaleiros do Apocalipse… e mais tosca.

Em Uncanny X-Men #4 fica clara a relação religiosa da história. O X-Man se considera Jesus Cristo (ou Deus?) em seu segundo advento. Tenho reclamado muito dos argumentos dos X-Men mas tomar uma posição contra o radicalismo religioso me parece um movimento bem ousado (e bem vindo) da Marvel Comics.

Um ser poderoso com uma visão utópica do mundo que vive. Nada pode ser mais perigoso.

Uncanny X-Men - X-Man - Nate Grey - Marvel Comics - Blog Farofeiros

Apesar de afetar todo Universo Marvel (em teoria) apenas os mutantes se mobilizam para contê-lo e de maneira bem desorganizada. Podemos chamar de “Massacre do Bem” essa história?

Pois Apocalipse ainda dá a dica para que Nate Grey elimine toda a “concorrência”, destruindo símbolos religiosos de todas ao redor do mundo sem distinção. Já que ele é um deus deve eliminar os outros que se colocam em seu lugar. Assim X-Man simplesmente acaba com o Vaticano, Mecca e 
Thiruvananthapuram, destruindo centros de louvor de “falsos deuses”.

Dá para explicar melhor?

Era de X-Man - Marvel Comics - Age of X-Man - Blog Farofeiros

Lavagem cerebral mundial te agrada? Fique sabendo que não é só isso que está cozinhando no forno mutante da Marvel Comics. Criação de uma realidade alternativa só para mutantes é algo radical demais e vai impedir que grandes eventos sejam compartilhados.

Contrapartes de Era do Apocalipse, por exemplo, andando por aí são um problema frequente no universo mutante. O inevitável retorno de Ciclope (lembrando de que ele morreu duas vezes seguidas) e o retorno à linha temporal original dos X-Men adolescentes também preparam o terreno para o que está por vir em House of X e Powers of X.

O que está por vir na Marvel em 2019 - Uncanny X-Men #11 - Ciclope - Blog Farofeiros

Durante a guerra Inumanos Vs X-Men a ameaça da Névoa de Terragênese (mortal para os mutantes) levou os mutantes a se refugiar literalmente no Limbo. Com a ajuda de Magia o plano dimensional infernal se tornou um lar para os mutantes por um tempo.

Em Uncanny Avengers também vimos um planeta exclusivo mutante depois de Vingadores Vs X-Men.

São sinais, muitos sinais de que teremos uma Marvel do jeito que conhecemos e outra cheia de mutantes. Uma X-Marvel talvez. Mas do ponto de vista financeiro não acredito que seja lucrativo deixar mutantes mais distantes do Capitão América e do Hulk. E você, o que acha que virá por aí?


Última alteração: 18 de maio de 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.