Ascensão Falange - Homo Novissima - Powers of X - Poderes dos X - X-Men - Marvel Comics - Blog Farofeiros

X-Men – Conheça o Homo Novissima

Written by | Quadrinhos

Homo Novissima – uma nova ameaça para os mutantes?

O cenário está posto. Um novo e fabuloso mundo foi dado aos X-Men em Powers of X. Essa introdução do que Jonathan Hickman planejou para os mutantes foi surpreendente mas deixou mais perguntas do que respostas. Uma delas se refere ao Homo Novissima, apresentado ao final de Powers of X #6.

Aqui no Blog Farofeiros mostramos muitos detalhes de Powers of X, de House of X, quanto a ressurreição mutante e até umas fofocas do Diamante Vermelho, bar do Senhor Sinistro. Mas não foi só isso, tem muito mais por aqui. Todos cheios de spoilers, como este artigo, siga com discrição amiguinho.

Diferente do que pensa a porcaria do Rob Liefeld tanto Powers of X como House of X tem sido um sucesso comercial e de crítica. Fãs antigos dos mutantes da Marvel Comics agradecem essa revitalização de tantas histórias icônicas.

Mas vamos ao que é realmente importante. Inicialmente, ao ver esses humanoides de pele azul acreditei que fossem mutantes que finalmente haviam evoluído tanto que buscavam uma ascensão. Mas eu não poderia estar mais enganado.

Bibliotecário - Homo Novissima - Powers of X - Poderes dos X - X-Men - Marvel Comics - Blog Farofeiros

Esses seres de um futuro distante – definido como X3, Ano Mil – é uma sociedade tão avançada que chegou a construir um Mundomente (chamado Nimbus que foi consumido pela Falange). Para tanto essa sociedade consome energia suficiente para iluminar o Sol. Tudo isto pode ser conferido em nosso artigo com os detalhes de Powers of X.

Esta parte de Poderes dos X gira em torno do Bibliotecário, um ser incumbido dos Arquivos de Nimrod, o Grande. Essa biblioteca mutante foi criada por Nimrod para armazenar todo tipo de informação sobre os mutantes, incluindo alguns espécimes – alguns vivos. Inclusive ele utiliza uma máquina que se assemelha demais ao capacete de Cérebro do Professor Xavier.

Biblioteca Mutante - Homo Novissima - Powers of X - Poderes dos X - X-Men - Marvel Comics - Blog Farofeiros

A biblioteca mutante é um coletivo de consciências, um banco de dados vivo do Homo Superior, que pretendia trazer vantagem tática na guerra entre humanos e mutantes. Nenhum dos lados contava com o surgimento do Homo Novissima.

O que é o Homo Novissima?

Aguardando a Falange - Homo Novissima - Powers of X - Poderes dos X - X-Men - Marvel Comics - Blog Farofeiros

Nos quadrinhos da Marvel Comics os mutantes são a evolução dos humanos – o Homo Superior substituiria o Homo Sapiens de duas à quatro gerações. Porém, a guerra entre mutantes, humanos e máquinas atrasou exponencialmente esta substituição.

O que ocorreu é que a humanidade acabou criando uma nova espécie manufaturada e livre das restrições evolucionárias normais. O Bibliotecário diz que por essa razão que os mutantes sempre perdem a guerra, talvez estivessem lutando contra um inimigo que nunca viram.

Bebê transformado em híbrido - Homo Novissima - Powers of X - Poderes dos X - X-Men - Marvel Comics - Blog Farofeiros

Em teoria, segundo dados no próprio gibi, haveria um grande problema com a forma de vida baseada em tecnologia pós evolucionária que ocorre “naturalmente”. Seria um paradigma que se repete entre construções orgânicas e tecnológicas: um salto tecnológico permite um salto pós humano, e um salto pós humano permite um salto tecnológico. Este loop ocorre até que um dos dois alcance seu derradeiro fim.

Tudo isso significaria que até hoje nenhuma máquina, de Sentinelas à Nimrod, trabalhou efetivamente para defender os humanos. Seu trabalho consiste em manter baixa a população mutante ate que a tecnologia permita a criação do pós humano.

Como surgiram o Homo Novissima?

Ancião negociando com Falange - Homo Novissima - Powers of X - Poderes dos X - X-Men - Marvel Comics - Blog Farofeiros

As informações em Powers of X #6 são limitadas mas em determinado momento o Bibliotecário se põe a falar com Moira e Wolverine.

Segundo ele os mutantes são a resposta evolucionária ao ambiente e ocorrem naturalmente. São o próximo passo na evolução humana e inevitáveis. Mas o que acontece quando a humanidade para de se prender ao ambiente?

Nimrod - Homo Novissima - Powers of X - Poderes dos X - X-Men - Marvel Comics - Blog Farofeiros

Quando o homem domina a biologia e a tecnologia o Homo Novissima ocorre. A evolução natural não consegue competir com a engenharia genética.

As máquinas foram usadas apenas para ganhar tempo para o surgimento destes seres. Como eles seriam eles responsáveis por toda a desgraça mutante? Quem são eles na verdade? Eles já estão na Terra?

Sentinelas e Nimrod - Homo Novissima - Powers of X - Poderes dos X - X-Men - Marvel Comics - Blog Farofeiros

Como sempre, sobram perguntas sem respostas. Mas podemos especular, acredito que esses seres já estejam operando no espaço tempo. E você, qual sua teoria?

O gibi acabou e eu não sei nada.

Compartilhe

Last modified: 11 de outubro de 2019

4 Responses to :
X-Men – Conheça o Homo Novissima

  1. Marvel Boy disse:

    Tomara que logo haha ! Ainda mais que essa é a última vida dela neh ! Obrigado com certeza irei acompanhar o blog \o/

  2. Marvel Boy disse:

    Essa nova fase elevou nossos mutantes a outro patamar ! Outro nível de qualidade ! O ruim é que Scott e os outros não sabem do que Moira viu ! Acho que deveriam saber, assim agiriam com mais intensidade na causa ! Mas vamos ver o que acontecerá ! A propósito amei o blog <3

    1. Rockerz disse:

      Acho que em breve o plano será compartilhado com todos em Krakoa… Magneto e Xavier já discutiram isso com Moira.

      E que bom que você curtiu, volte sempre! 😀

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.