Carnificina Absoluta - Os simbiontes da Marvel Comics - Blog Farofeiros

Os simbiontes da Marvel Comics

Escrito por | Quadrinhos


Quantos simbiontes da Marvel Comics você conhece?

Não importa se você é fã do Venom ou do Carnificina, aliás você pode até odiar os dois, mas todos precisam concordar que acompanhar todos os simbiontes da Marvel Comics é uma tarefa no mínimo complicada. Como não tenho nada melhor para fazer vou fazer esse emaranhado para que você possa procurar a sua meleca dentuça favorita.

A raça alienígena já teve sua história recontada algumas vezes nos mais diversos contos da Marvel Comics. No final, a nova origem criada pelo escritor Donny Cates dá mais profundidade à esta mitologia e se aprofunda ainda mais nas origens do universo. E sua nova saga, Carnificina Absoluta, promete complicar ainda mais esse universo gosmento.

Carnificina Absoluta - Absolute Carnage - Blog Farofeiros

É importante lembrar que as histórias em quadrinhos vivem sofrendo alterações e algumas informações podem ser antigas. Caso ache necessário fique a vontade para apontar alguma alteração nos nossos comentários. Afinal são simbiontes demais e hospedeiros demais para um só editor.

A seguir você verá diversas informações dos mais diversos simbiontes que já povoarão os quadrinhos. Será que vou falar mal do seu favorito?

A origem dos simbiontes

Knull - Os simbiontes da Marvel Comics - Blog Farofeiros

Os simbiontes da Marvel, pelo menos no Universo 616, são uma raça alienígena chamada Klyntar. Inorgânicos e amorfos os simbiontes foram trazidos à vida pelo ser primordial chamado Knull (criado pelos escritores JM DeMatteis e Don Perlin), o deus dos simbiontes.

Quando os Celestiais começaram a criar o universo Knull criou uma espada chamada Todo-Negro. Temperada na cabeça de um Celestial morto (o planetoide conhecido como Lugar Nenhum) a espada forjada com energias cósmicas criou seres parasitas para enfrentar os seres que estavam criando vida em sua escuridão.

Ao perder uma batalha e cair em um planeta sua espada o deixa e se une a um nativo. Começa assim a saga de Gorr, o carniceiro de deuses, mostrada em Thor (de Jason Aaron e Esad Ribic) e sua perseguição por todos os deus do universo utilizando a espada necromântica de Knull.

Gorr-Thor-Os-simbiontes-da-Marvel-Comics-Blog-Farofeiros

Mesmo sem sua espada Knull percebe que pode criar e controlar as criaturas simbióticas. A consciência coletiva dessas criaturas até tentou dominá-lo e deixá-lo preso no interior do planeta. Aí descobrimos que o nome do planeta Klyntar significa prisão. Esses simbiontes rebelosos chegaram a tentar proteger a galáxia mas foram traídos. Um deles é Grendel o simbionte na forma de dragão. Como todo simbionte corrompido sua sede por sangue é implacável vindo da época dos viking, Guerra do Vietnã até os dias modernos.

Knull - Criador dos simbiontes - Os simbiontes da Marvel Comics - Blog Farofeiros

Recentemente em Venomizado vimos que mesmo de dentro de sua prisão Knull é um vilão perigoso. O criador dos simbiontes tenta uma conexão e acaba se ligando à Carnificina e Grendel graças à Cletus Kasady revivido. A trama de Carnificina Absoluta seguirá a ideia de que Kassady não está em total sintonia com seu “mestre”.

Knull teria prometido torná-lo um general em sua dominação universal, mas Carnificina tem suas próprias ideias de diversão e irão atrás de todos que já usaram um simbionte no Universo Marvel. Sim, é muita gente mesmo. Esta trama será lançada nos EUA em Agosto de 2019.

Carnificina - Marca de Knull - Os simbiontes da Marvel Comics - Blog Farofeiros

Os filhos de Knull são vários e eles normalmente se reproduzem de maneira bem rápida. Basta um pedaço se desprender do simbionte para que uma nova versão surja. Venom é mãe de Carnificina, por exemplo. Mas também há as mutações como Anti-Venom… Vamos conhecer os simbiontes da Marvel Comics.

Venom

Venom - 1 - Os simbiontes da Marvel Comics - Blog Farofeiros

Venom nasceu em Klyntar e é a mãe da maioria dos simbiontes da Marvel Comics. Aprisionado após cometer diversos genocídios junto de uma Agente do Cosmos foi encontrado por Homem Aranha durante as Guerras Secretas em sua cela. Assim então foi originado o uniforme negro do Homem Aranha.

Venom vs Carnificina - Os simbiontes da Marvel Comics - Blog Farofeiros

Mas logo as reais intenções do simbionte ficaram claras e ao tentar se livrar do simbionte a criatura toma um antigo inimigo de Peter Parker como hospedeiro. Eddie Brock se torna Venom em uníssono com o simbionte para caçar e destruir o Homem Aranha.

Hulk - Venom - Os simbiontes da Marvel Comics - Blog Farofeiros

Ao longo dos anos diversos hospedeiros para o simbionte Venom surgiram: Deadpool, a ex-esposa de Eddie Brock, Angelo Fortunato, o vilão Escorpião, Miss Marvel, Hulk Vermelho e o Imortal, o Homem Aranha Superior, Mercúrio, Drax, Rocket Racoon, Groot, entre outros. Destes destaco Flash Thompson que realmente deu uma nova cara e propósito ao simbionte onde se tornaram o Agente Venom e chegaram a trabalhar para a Capitã Marvel e os Guardiões da Galáxia no espaço.

Malekith - Venom - Os simbiontes da Marvel Comics - Blog Farofeiros

Em Guerra dos Reinos vemos que Eddie Brock ganha um novo simbionte, uma arma, chamada de lâmina negra que lembra muito os simbiontes Klyntar. Enquanto isso o simbionte Venom era dominado pelo elfo Malekith para enfrentar Thor.

Carnificina

Carnificina - 2 - Os simbiontes da Marvel Comics - Blog Farofeiros

O filho primogênito de Venom surgiu enquanto Eddie Brock estava preso junto de um homem chamado Cletus Kassady. O simbionte Venom resgatou seu hospedeiro e durante a fuga deixou para trás um “fragmento” que na verdade era um filho. Cletus e o simbionte recém nascido entraram em uma fúria descontrolada que durou meses onde sempre deixavam escrito “Carnificina manda”.

Carnificina - 3 - Os simbiontes da Marvel Comics - Blog Farofeiros

Vitorioso contra o Homem Aranha acabou forçando a união do herói e Venom para finalmente contê-lo. Recentemente Carnificina foi morto, mas isso nunca impediu que o vilão voltasse ao mundo dos vivos usando os mais diferentes métodos. Como mencionamos acima, é provável que Carnificina Absoluta mostre mais o quão poderoso o simbionte e a ligação entre os dois seres é poderosa.

Como dificilmente o simbionte deixava Cletus é raro vermos este filho de Venom junto de outros hospedeiros, mas as situações inusitadas não deixaram de ocorrer. Além de já ter se unido a Ben Reilly e Man-Wolf o simbionte se uniu ao Surfista Prateado formando assim o Carnificina Cósmico.

Carnificina - 1 - Os simbiontes da Marvel Comics - Blog Farofeiros

Recentemente o simbionte se uniu à Norman Osborn formando assim o Duende Vermelho. O mais terrível dos simbiontes da Marvel Comics é um assassino que agora é um fiel seguidor de Knull. Em Carnificina Absoluta seu plano para dominação do planeta Terra (e do universo) está em andamento de maneira sangrenta e implacável.

Anti Venom

Anti Venom - Os simbiontes da Marvel Comics - Blog Farofeiros

Criado dos restos simbióticos do sangue de Eddie Brock o Anti Venom é considerado o irmão gêmeo de Venom. Suas habilidades incluem substâncias que podem queimar outros simbiontes e, agindo como um anticorpo, consegue livrar seu hospedeiro de doenças como o câncer. Mas o destaque fica por conta da absorção de poderes diante do contato direto, transformando super seres em humanos normais.

Anti Venom - Flash Thompson - Os simbiontes da Marvel Comics - Blog Farofeiros

Diferente dos outros simbiontes da Marvel Comics o Anti Venom é claramente um ser simbiótico sem consciência. Seu usuário tem total controle sobre traje.

O Anti Venom foi ressuscitado como simbionte de Flash Thompson durante a briga contra o Duende Vermelho.

Toxina

Toxina - Os simbiontes da Marvel Comics - Blog Farofeiros

Toxina é o neto de Venom e filho de Carnificina, sim, a família dos simbiontes da Marvel Comics é grande. Rejeitado e ameaçado por Cletus por medo que fosse mais forte e por ser um homem que deu a luz (masculinidade frágil detectada).

Apesar de poderoso como seus parentes o simbionte Toxina tem uma ligação bem mais visceral com o seu hospedeiro, o policial Patrick Mulligan. Não há a certeza de que o simbionte pudesse viver sem Pat então o simbionte amadurecido tenta agir de maneira que agrade seu hospedeiro também transformando-o em um herói.

Patrick acaba morto por Coração Negro e tem seu simbionte roubado apenas para cair nas mãos de Eddie Brock.

Sleeper

Sleeper - Os simbiontes da Marvel Comics - Blog Farofeiros

O simbionte Sleeper é o filho mais novo de Venom e de uma história única. Entregue bem jovem para um astrobiólogo por Eddie Brock e seu pai para que fosse cuidado e estudado de maneira não invasiva. Seus pais tinham medo que se unindo tão prematuramente à um hospedeiro poderia corronpe-lo – assim como aconteceu com tantos outros.

O primeiro hospedeiro do simbionte Venom, um guerreiro kree chamado Tel Kar, voltou à Terra atrás de sua arma, o próprio simbionte. Quando Venom se nega a se juntar a ele o kree faz Sleeper de refém. Venom aceita a barganha e, para salvar seu pai, Sleeper se une à Eddie Brock em uma caçada pelo terrorista.

Obviamente a dupla consegue recuperar Venom e Sleeper se une a Tel Kar, mas usando seus poderes telecinéticos e emissão de poderosos feromônios o kree se mantém dormente. Assim esta sinistra dupla ganha o cosmos e foi vista recentemente em Carnificina Absoluta. Mesmo com Tel Kar morto Sleeper estava usando sua simbiose para sugar as energias do terrorista intergalático.

Mania

Mania - Os simbiontes da Marvel Comics - Blog Farofeiros

Mania é um clone do simbionte Venom criado para destruir toda vida humana pela Corporação Ararat. Sadista este clone combinou as habilidades de Venom com a crueldade de Carnificina, tornando-a um dos simbiontes mais letais já mostrados pela Marvel Comics.

Depois de percorrer o ártico canadense causando caos – chegando a usar o corpo de Wolverine como transporte. Com uma hospedeira sem super poderes assumiu a identidade de She-Venom afim de destruir seu “pai genético”. Mas ao tomar conhecimento das razões de sua criação ela se uniu a Venom e Eddie Brock para torna-lo mais forte do que nunca e enfrentar seus criadores.

Quando Flash Thompson assumiu a identidade de Agente Venom a simbionte Mania ainda estava unida ao seu pai. Em uma luta Flash enviou uma parte de seu simbionte para proteger uma jovem chamada Andi Benton. Acontece que essa parte era Mania que acabou adotando-a como nova hospedeira.

Mania - Agente Venom - Os simbiontes da Marvel Comics - Blog Farofeiros

Porém Andi Benton não é uma criança comum. Ela é, surpreendentemente, uma das detentoras da Marca Infernal de Mefisto, o diabo da Marvel Comics. Apesar de atua como heroína as tendências violentas tanto da simbionte como da hospedeira sempre estão presentes. O Agente Venom, seu mentor, ajudou o quanto pôde mas sua morte e tem atrapalhado os planos de controlar a Marca Infernal e o simbionte.

É incerto o futuro deste simbionte da Marvel Comics.

Simbiontes da Fundação Vida

Fundação Vida - Os simbiontes da Marvel Comics - Blog Farofeiros

Os simbiontes da Fundação Vida são mais uma tentativa de criar simbiontes para total serventia. Originalmente essas crias produzidas artificialmente eram puras de coração, sem desejos nefastos, insanidade ou sede de sangue. Diferente de seus irmãos de origem natural, do planeta Klyntar.

Grito, Motim, Agonia, Chicote, Fago são os cinco simbiontes criados pela Fundação Vida e agiam em beneficio da fundação – mesmo que fossem por razões escusas. Isso aconteceu até que Grito ficou insano e matou os outro quatro hospedeiros o que levou ao confinamento deles.

Entre todos os simbiontes da Marvel Comics os criados pela Fundação Vida (menos Grito) podiam se unir para formar um ser chamado Híbrido. Mas depois de um tempo eles foram desligados um dos outros e começaram a trabalhar para as forças especiais do governo dos EUA. Inclusive lutaram juntos de Homem Aranha, Venom e Desprezo contra Carnificina.

Carnificina - Fundação Vida - Os simbiontes da Marvel Comics - Blog Farofeiros

Eventualmente Carnificina matou os hospedeiros e os quatro simbiontes se uniram ao Deadpool que acabou vencendo. Depois dessa vitória o mercenário ainda devolveu quatro dos simbiontes os simbiontes para o governo, onde ficaram em confinamento mais uma vez.

Mas esse lapso de bondade não conseguiu esconder a insanidade por muito tempo. Tanto a simbionte como a hospedeira se tornaram líderes de uma seita que cultuava Knull, o criador dos simbiontes. Ao tentar ressucitar seu deus no corpo de Cletus Kasady acabou criando um conflito entre as personalidades. Tal conflito teve como ponto alto a morte de Tanis ao tentar remover o “codex” cirurgicamente de Cletus, onde ele arrancou a espinha dorsal da moça e a devorou.

Grito

Grito - Os simbiontes da Marvel Comics - Blog Farofeiros

Foi criada junto com os outros simbiontes da Fundação Vida mas não se uniu ao Híbrido. Separada foi destruída de maneira brutal por Eddie Brock enquanto caçava simbiontes.

Utilizava Donna Diego como hospedeira, uma das voluntárias para hospedeira dos simbiontes. E, apesar do passado psicótico, sua hospedeira passou nos testes da Fundação Vida, o resultado foi uma chacina em um mercado. Mesmo assim ajudou Eddie a se unir com o simbionte Venom depois de facilitar a fuga do hospedeiro de uma prisão.

Recentemente foi ressuscitada por Knull e continua a usar Donna Diego como hospedeira, pelo menos o corpo dela.

Híbrido

Híbrido - Os simbiontes da Marvel Comics - Blog Farofeiros

Híbrido é um simbionte composto pelos cinco simbiontes da Fundação Vida e unidos funcionavam de uma maneira pouco diferente do que se espera de um simbionte.

Extremamente poderoso Híbrido escolheu se unir a Scott Washinton, segurança da prisão onde os quatro simbiontes remanescentes da Fundação Vida estavam passando por experimentos. Durante uma invasão de simbiontes em Nova Iorque Venom liberou um grito que fez com que a maioria dos simbiontes cometessem suicídio, esses quatro porém ficaram apavorados e quebraram suas unidades de contenção. De alguma forma os quatro começaram a se mesclar, formando o Híbrido.

Vendo o sofrimento das criaturas Scott se colocou em uma postura passiva quando eles tentaram fugir, obviamente o guarda foi demitido por isso. Nas sombras o Híbrido precisava de um hospedeiro, assim decidiu que o guarda gentil seria o escolhido.

Híbrido - Quadrinhos - Os simbiontes da Marvel Comics - Blog Farofeiros

Sem o emprego Scott teve que aceitar trabalhar como um simples segurança mesmo com um salário menor. O dinheiro ajudava com que seu irmão Derek ficasse em uma quadra de basquete de alto nível, sem isso ele poderia ingressar em um gangue. Porém o valentão local arrumou encrenca com os irmãos, em um primeiro encontro ele foi afugentado mas no segundo a tragédia surgiu.

Junto de outros membros da gangue o bandido invadiu o apartamento dos irmãos e matou Derek e deixou paraplégico Scott. Assim Híbrido se une a Scott, sedento por vingança, mas os simbiontes não tinham a mesma vontade. Eles com a ajuda de Justiça conseguiram controlar a fúria de Scott o transformando em um verdadeiro herói.

Tempos depois Eddie Brock saiu em caça por simbiontes e Híbrido foi seu primeiro alvo. Atingindo Scott de surpresa o inutilizou e o matou friamente mesmo sabendo que ele era um herói.

Híbrido - Criador - Fundação Vida - Os simbiontes da Marvel Comics - Blog Farofeiros

Os simbiontes foram desmembrados e voltaram para o poder do governo dos EUA.

Em Carnificina Absoluta os quatro simbiontes estão a solta e chegam a tomar como hospedeiro o Criador, o Reed Richards exilado do universo Ultimate. Seria esse o novo Híbrido?

Desprezo

Desprezo - Quadrinhos - Os simbiontes da Marvel Comics - Blog Farofeiros

Desprezo é uma das raras filhas de Carnificina no universo dos simbiontes da Marvel Comics. Também é uma tentativa frustrada de criação de uma arma simbiótica para conter Carnificina.

Sua ligação com a hospedeira Tanis Nieves é visceral: a simbiose opera junto do braço robótico da hospedeira tornando Desprezo uma arma extremamente letal.

Após a missão para enfrentar Carnificina junto de Venom, Homem Aranha e companhia não se soube mais das duas que, aparentemente, continuam ligadas.

Payback

Payback - Quadrinhos - Os simbiontes da Marvel Comics - Blog Farofeiros

Uma das histórias mais surpreendentes perante os outros simbiontes da Marvel Comics.

Payback (não encontrei referências nacionais da personagem) é uma simbiose diferente das que estamos acostumados em ver. Seu visual metálico deixa vaga sua origem Klyntar. A união com a hospedeira, a agente da SHIELD Mavis Trent, não é tradicional também – a simbiose é ativada a partir do sentimento de felicidade, e após a ligação a simbiose mantém essa sensação.

Seus poderes incluem força, agilidade, velocidade e durabilidade avançadas. Fator de cura, vôo e geração de eletricidade são extras para Payback.

A aparição da personagem ocorreu apenas em Setembro de 2008 nos EUA com o lançamento do gibi True Belivers #1, desde então não foi vista outras aparições. Talvez pela personagem ser peculiar demais para fazer parte dessa bagunça de simbiontes alienígenas.

Raze

Raze - Quadrinhos - Os simbiontes da Marvel Comics - Blog Farofeiros

Filha de Carnificia se uniu à uma agente do FBI chamada Claire Dixon de uma maneira bem peculiar. Em um ritual demoníaco chamado Darkhold e logo em seguida foi destruída.

Jubilile van Scotter absorveu Raze e usou sua força vital para colocar um fim ao ritual de invocação de Chthon, iniciado por Carnificina.

Esta é sem sombra de duvidas uma das personagens com vida (e morte) mais rápida na história dos simbiontes da Marvel Comics.

Zzxz 

Zzxz - Zzzxx - Quadrinhos - Os simbiontes da Marvel Comics - Blog Farofeiros

Inicialmente chamado de Zzzxx este simbionte é um dos raros casos da Marvel Comics de um personagem não relacionado com ninguém do planeta Terra.

Capturado pelo Imperador D’Ken para estudos tournou-se um dos maiores assassinos conhecidos do Império Shi’ar. Ao tomar o trono Vulcan (irmão dos X-Men Ciclope e Destrutor) torou Zzxz um dos membros da sua Guarda Imperial.

Em um confronto com os Starjammers o hospedeiro do simbionte Zzxz  foi morto o que o obrigou a se unir a Raza Longknife até ser separado pelo Mundomente sem matar nenhum dos dois. Após a separação ele foi usado como arma contra um Professor Xavier da Terra 10011 – que é praticamente um cérebro gigante usado como uma arma biológica.

O simbionte imediatamente começou a devorar o cérebro gigante desta visão distorcida de Charles Xavier e não houve mais notícias dele.

Outros simbiontes pelo Multiverso Marvel

Miles Morales - Homem Aranha - Os simbiontes da Marvel Comics - Blog Farofeiros

Fazer uma listagem como está é complicado e tenso. Sempre surge um novo simbionte na Marvel Comics: novo hospedeiro, nova atitude, nova invasão alienígena…

Abaixo você fica com alguns exemplos interessantes do que o mundo dos simbiontes tem de melhor no universo Marvel.

Poison

Poison - Os simbiontes da Marvel Comics - Blog Farofeiros

Este Homem Aranha da Terra 70134 tem uma fantástica história onde o simbionte Venom toma o corpo (morto) de Peter Parker. Ele chega a ressuscitar Gwen Stacy (depois de ser rejeitado por Mary Jane) com um simbionte parecido com Carnificina!

Dreadface

Dreadface - Os simbiontes da Marvel Comics - Blog Farofeiros

Dreadface é um vilão bem ‘meia-boca’ do Quarteto Fantástico criado na década de 90, é pouco conhecido e não se sabe se este simbionte tem alguma ligação com os Klyntar. No entanto é um simbionte e esta, aparentemente, morto.

Krobaa

Krobaa - Os simbiontes da Marvel Comics - Blog Farofeiros

Krobaa é outro simbionte bem desconhecido. Alguns o associam à Krakoa, a ilha mutante dos X-Men, mas na verdade não há tantas similaridades assim. Como não é desta dimensão Eddie Brock o venceu de maneira inusitada: com o flash de sua câmera.

Venom de Terra X

Venom - Terra X - Os simbiontes da Marvel Comics - Blog Farofeiros

Na saga Terra X conhecemos May Parker, a Venom da Terra 9997, como se passa no futuro em uma realidade alternativa pouco se sabe da sua origem. Um dos poucos detalhes conhecidos é que ela foi, supostamente, treinada por Matt Murdock, o Demolidor, em como usar seu sentido aranha.

E não vou falar do Homem Aranhas.

Homem de Ferro já teve uma armadura simbionte????

Homem de Ferro Superior - Armadura - Os simbiontes da Marvel Comics - Blog Farofeiros

E não, as armaduras do Tony Stark não são simbiontes por não seres biológicos, mas aglomerados de nanotecnologia. Calma que é só brincadeirinha – parece mas não é.

Mas e aí, faltou o seu simbionte favorito nessa lista? Não esqueça de compartilhar com seus amigos para mostrar esse achado da internet e comente também contando quantos simbiontes você conhece.


Última alteração: 2 de outubro de 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.