O final de Era de X-Man - X-Men - Blog Farofeiros

O final de Era de X-Man

Escrito por | Quadrinhos


O final de Era de X-Man é MUITO ruim, você nem imagina.

Tive esperanças por um bom tempo de que o final de Era de X-Man pudesse ser bom. Algo verdadeiramente inventivo e diferente do que se apresentou nos últimos anos na bagunça que é a vida dos X-Men.

Me enganei.

Era de X-Man - Marvel Comics - Age of X-Man - Blog Farofeiros

A série que precede a jornada planejada por Jonathan Hickman deveria, na minha opinião, preparar o terreno para o autor. Mas não, a Era de X-Man é mais uma história ruim, sem nexo e com muito pouca inspiração com o selo dos X-Men.

Quando comecei a ler todos os títulos estava animado, mas na segunda edição delas já havia percebido que o final seria uma grande decepção. A seguir relato muito do que aconteceu na série Age of X-Man e seus títulos extras. Sim, está cheio de spoilers.

Pense que o final de Era de X-Man é uma das maiores atrocidades que já vi no universo dos X-Men. Logo eu que sou fã da época em todos usavam amarelo e iam para o espaço

Na verdade é até difícil de começar a falar sobre essa história derradeira de tão ruim que é. Os escritores Zac Thompson e Lonnie Nadler tentam desesperadamente buscar argumentos para convencer o leitor de que o universo criado por Nate Grey é algo legal.

O final de Era de X-Man - X-Men - Mutantes adaptados - Blog Farofeiros

Age of X-Man Omega é de verdade uma ode a tudo que foi feito de ruim nos quadrinhos dos X-Men nos últimos anos. Isso sem falar que tudo o que apareceu nessa série me pareceu fútil. Fazem anos que se escuta que a Marvel Comics planejava colocar os mutantes em um mundo separado do resto do Universo Marvel. Bem, esse dia chegou.

Mesmo que os X-Men já tenham tido Utopia e até um pequeno espaço no Inferno as coisas nunca haviam se separado assim. Não sei se esse seria o X-Heaven, ou o X-Céu.

O final de Era de X-Man - X-Men - Jean Grey se lembra - Blog Farofeiros

Algo que me irritou demais no final de Era de X-Men é que mesmo com essa porcaria toda não há embate. Nem físico nem ideológico, simplesmente batem nas costas do vilão (?) e vão embora. Pelo menos uns socos na cara de alguém que arrancou a sua realidade, o mundo de outra pessoa, você daria.

É a história de um pseudo hippie super poderoso com sentimentos fascistas. Nate Grey é o grande líder, dono da razão daquele universo que ele criou. E esta última edição é quase um monólogo dele tentando justificar suas atrocidades.

Veja que enquanto os mutantes vivendo no luxo e fama ficam reticentes à voltar para “o mundo real”, mas os que foram enjaulados desejam a cabeça de Nate. Por que será né?

O final de Era de X-Man - X-Men - prisão - Blog Farofeiros

O controle de relacionamentos e a natalidade controlada é bom apenas para a nata na sociedade, aqueles que não fogem da sombra de Nate Grey. Bishop por exemplo foi eliminado da lembrança de todos daquele mundo por ter tido relações impuras com a Jean.

Até a ex-namorada do Nate, Dani Moonstar, aparece para esculacha-lo. Bem, pelo menos parte dela. Segundo o vilão (??) são os relacionamentos que criaram os problemas para os mutantes, por isso ele os fez deixar de existir. Todos eles e de todo tipo.

Depois de falar por mais de vinte páginas os X-Men deixam que Magneto tome a decisão de destruir tudo. Só que ele faz um acordo com Nate e não destrói nada. Depois disso eles já vão para Uncanny X-Men salvar os mutantes que não morreram.

O final de Era de X-Man - X-Men - Magneto e os X-Covardes - Blog Farofeiros

É tanta bagunça e lambança nos títulos mutantes que só posso rezar para que tanta merda seja apenas o adubo para Powers of X e House of X de Jonathan Hickman. Muitos mutantes foram simplesmente deixados lá com Nate Grey enquanto outros ainda só ressurgiram para morrer nas páginas de Uncanny X-Men de maneira desnecessária.

Só nos resta saber se vão demorar para desfazer tudo isso ou se a semente que Nate Grey menciona é o início do arco de Hickman. Mesmo assim o final de Era de X-Man é ruim, muito ruim.


Última alteração: 18 de julho de 2019

5 Responses to :
O final de Era de X-Man

  1. Brasuka10 disse:

    Cara, eu bem que comecei a ler esse negócio mas, depois dos seus comentários, percebo não vale a penas dar continuidade à leitura. Por mais que a premissa distópica/utópica seja interessante para mim, não deixa de ser uma narrativa enrolada e que, no final, não deixa nada de positivo para os leitores.

    Outra coisa: uma cambada é enviada para esse universo paralelo enquanto outra parcela de mutantes continuam na realidade oficial da Marvel – enfrentando os mesmos problemas de sempre e, neste momento, sofrendo uma chacina atrás da outra. E isso que me deixa revoltado: para quê tanta matança de mutantes (inclusive, de personagens importantes no cenário) para que, um mês depois, retornem na nova fase do Hickman inexplicavelmente ressuscitados. Não dá para entender.

    Ou melhor, dá sim. Como a tendência era reformular do zero – claro, sem menosprezar o passado – então é certo de que matar a todos seria uma ação para finalizar aquele “run” como um último suspiro de uma época passada. E, nesse ínterim, morrem alguns bons mutantes, como Maddrox e Lupina – mas outros bons já vinham sendo ressuscitados, como é o caso da Jean, Ciclope, Wolverine e Xavier.

    Quero só ver como a Panini vai lançar isto por aqui. Tomara que mantenham Uncanny X-men na mensal e lancem essa Era do X-Man no formato encadernado como uma saga à parte. Assim, não precisarei comprar essa bomba e ficar, apenas, com a mensal dos mutantes.

    E que venha Hickman. Creio que será um recomeço para os mutantes, que vem sofrendo há décadas com histórias péssimas. A mim, meus X-Men.

    1. Rockerz disse:

      A matança será desfeita como já pude ver em alguns previews (em breve textão aqui no blog) mas realmente não tem motivo nenhum. Causou o choque da morte só por causar…

  2. Marcelo disse:

    Pela sua descrição os autores aparentemente queriam fazer uma metáfora sobre governos autoritários, privilégios sociais e controle social, mas falharam completamente nisso né? Eu gosto de realidades alternativas, mas essa Era do Apocalipse remix desde que ouvi anunciarem não me animou. Espero que o Hickman melhore os X-Men e faça algo digno com os personagens.

    1. Rockerz disse:

      Então Marcelo, na primeira edição tive essa impressão… mas tudo se dissolveu bem rapidamente. Infelizmente não há uma trama de verdade, me parece que tiveram uma ideia e só inseriram diálogos (ruins).

      Olha, se o Hickman pisar na bola eu vou chorar bastante por aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.