Categorias
Quadrinhos

Dan DiDio em Crise

A DC Comics demitiu Dan Didio em Crise e tudo virou uma Crise Infinita.

Nunca fui grande fã de Dan Didio e boa parte de seu trabalho na DC Comics. Sua cisma contra Wally West (Heróis em Crise mandou um abraço) e Dick Grayson sempre virou piada por aqui, não tinha como não rir da situações impostas aos personagens por pura birra. Convenhamos, dizer que Dan Didio em Crise é algo novo não é verdade… E dessa vez vamos detalhar um pouco mais sobre o que pode ter levado ao seu desligamento da DC Comics.

Podemos dizer que DiDio é uma das pessoas que conhece os bastidores da DC Comics como poucos. Ao começar a escrever o gibi do Superboy em Janeiro de 2002 ascendeu rapidamente para a edição e em 2010 fora nomeado co-publisher da editora ao lado de Jim Lee.

Dan DiDio em Crise - DC Comics - Blog Farofeiros - 1

Entre seus grandes feitos podemos lembrar dos Novos 52 e do mais recente Renascimento. Reboots que dificilmente podem ser culpados pela melhoria da qualidade dos quadrinhos, porém as vendas foram atraentes para os donos da DC Comics.

O próximo reboot já estava planejado, conhecido como 5G, ou Generation Five (talvez Quinta Geração), aportaria em Outubro de 2019. Mas se tudo ia bem e até mais um reboot estava engatilhado o que aconteceu para surgir o Dan DiDio em Crise? O co-publisher foi demitido sumariamente e nem festinha de adeus rolou.

De qualquer forma já aviso A MARVEL NÃO VAI COMPRAR A DC COMICS! É mentira de quem só quer que você fique clicando em vídeo tosco.

Ambiente de trabalho

Dan DiDio em Crise - Jim Lee - DC Comics - Blog Farofeiros - 3

Em um mundo que se discute se um trabalhador tem tempo demais para comer na hora da refeição acho interessante este caso vir a tona. Uma grande corporação como a Warner Media (criada pela AT&T que demitiu os Brothers) mandar embora alguém no cargo de Didio por “promover um ambiente de trabalho ruim” é no mínimo curioso.

Não é difícil para nós imaginarmos um ambiente de trabalho ruim. Seja com abuso verbal ou psicológico, mesmo trabalhando na DC Comics o talento pode se esvair diante de um gerenciamento pobre e tóxico como esse. Porém detalhes quanto a isso não foram revelados ainda.

Microgerenciamento também é um dos termos utilizado por fontes e, convenhamos, como um editor poderia microgerenciar uma empresa que faz centenas de gibis mensais?

A imagem que me vem a mente é a de DiDio sentado à mesa do editor de algum gibi escrevendo as falas “corretas” dos personagens.

Quem são os Cavaleiros das Trevas - Batman - Metal - Cavaleiros das Trevas - Noites de Trevas

Não sei ao certo quantos quadrinhos eram necessários que o co-publisher acompanhasse de perto. Sabemos que o processo de produção, da elaboração da história, sua roteirização e a criação dos desenhos são partes de um processo bem complicado e demorado. É óbvio que o editor precisa ficar de olho, mas o cargo de Didio permitia que ele tivesse editores para isso. Quer dizer, havia editores, só nãos os respeitava aparentemente.

Boatos dizem que Scott Snyder teria pressa para lançar Death Metal por acreditar que a política que DiDio escolheu para o lançamento da Quinta Geração seria prejudicial aos revendedores. Tanto que a estreia do 5G deveria acontecer em Death Metal, mas ocorrerá em Gods Among Us no dia do quadrinho grátis nos EUA, dia 6 de Maio.

Quinta Geração

Dan DiDio em Crise - Geração Zero - DC Comics - Blog Farofeiros - 6

O próximo grande evento da DC Comics que irá mudar tudo já estava definido na agenda de Dan Didio já faz um bom tempo. Ao ponto que não sabemos qual será o futuro da DC Comics sabemos também que algumas questões editoriais são quase impossíveis de se alterar “de última hora”.

Lembro ainda que nenhuma das informações sobre o 5G são oficiais, leve como especulação ou, pelo menos, rumor.

No evento seriam apresentadas cinco gerações de heróis da DC Comics. A Mulher Maravilha seria a primeira super heroína que surgiria naquele universo, mas não a única da Primeira Geração. A Segunda Geração seriam Batman, Superman, Dick Grayson como Robin, Liga da Justiça da América entre outros.

Dan DiDio em Crise - Asa Noturna - DC Comics - Blog Farofeiros - 5

A Terceira Geração, a geração das Crises incluiria heróis da Liga da Justiça Internacional, Jason Todd e Tim Drake como Robin, Zero Hora (eita porra) entre muitas outras bagunças. A Quarta Geração já seria mais atual e traria praticamente tudo que ocorreu depois de Novos 52: personagens da Wildstorm, a Liga da Justiça contemporânea, Renascimento, Cavaleiros das Trevas e até o Year of the Villain.

Mas e a Quinta Geração que teria sido criada por Dan Didio em Crise? Segundo os rumores Dan sempre quis algo como a linha Ultimate da Marvel Comics: adulta, atual e, na maioria das vezes, extremamente violenta. Mesmo assim o principal seria a continuidade, nela os personagens teriam envelhecido normalmente com o tempo.

Na Quinta Geração especula-se que Jonathan Kent seria o novo Superman, Diana não seria mais a Mulher Maravilha. O filho do Capitão Bumerangue tomaria o lugar de Barry Allen como Flash. O mais surpreendente contudo seria o novo Batman que teria como identidade secreta Luke Fox, sim, o atual Batwing seria o novo Batman.

Batman e o Multiverso Sombrio - Crise no Multiverso

Outros personagens, ou os “velhos”, poderiam ou não ter títulos na linha DC Black Label.

Tudo isto seria problema? Não, a história não é o problema, o problema seria o formato do lançamento. Um relançamento completo com novos títulos recheados de novos personagens poderia ser prejudicial para as vendas como a Marvel Comics aprendeu com Guerras Secretas. O evento foi bem sucedido mas as vendas de relançamento foram baixas.

Mesmo assim parece que Dan DiDio em Crise resolveu continuar com sua ideia “revolucionaria”. Com certeza isso deve ter irritado muita gente.

Quem ficará no lugar de Dan Didio em Crise?

Dan DiDio em Crise - DC Comics - Blog Farofeiros - 4

Esta é a atual pergunta de um milhão de dólares (já que Real não tá valendo nada perto da moeda americana).

O primeiro nome que pude pensar é o de Jim Lee, afinal ele também o um co-publisher. Seria natural ele assumir o cargo… Porém nada é simples em uma crise. Jim não me parece ser o profissional com o conhecimento necessário para atuar na parte criativa e comercial ao mesmo tempo. Ao ponto que Lee é um bom artista não podemos esquecer que o dinheiro é o que interessa.

The Batman Who Laughs #1 - Greg Cappulo - Batman Que Ri - Outra Semana nos Quadrinhos - Blog Farofeiros

Outro nome, esse sim de peso, seria o de Geoff Johns. Sim, eu sei que ele saiu da DC Entertainment em 2018, mas não deixa de ter trabalhos para a empresa. Inclusive trabalhando nos roteiros de alguns gibis (Action Comics #1000 e Relógio do Juízo Final inclusive) e filmes como Aquaman e Mulher Maravilha 1984.

Tudo muito complicado e quando o assunto é mega corporação a lógica de seres humanos comuns nunca chega próximo ao que fazem. O que tenho certeza é que alguém para comandar a empresa é necessário. E que seja alguém bem melhor que Dan DiDio, por favor.

Por Rodrigo Castro

Pai. Marido. Gamer. Colecionador. Desenha, pinta, escreve e bebe. Hippie que resolve tudo.

Depois de tentar escrever a sério viu que a vida é uma piada e largou a mão da mídia tradicional para virar um comunista que só lê gibis de super herói norte americano.

5 respostas em “Dan DiDio em Crise”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.