Categorias
Filmes

Doutor Estranho no Multiverso da Loucura com Spoilers

O Doutor Estranho não está preparado para o Multiverso da Loucura com Spoilers!

Este texto é para quem já viu o filme ou para quem não se importa com spoilers. Aqui explicarei algumas coisas do filme no melhor estilo marmanjo que leu mais gibis do que deveria. O artigo de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura SEM SPOILERS você confere neste link, escrito pelo Astronauta de Mármore… Aqui você verá o Multiverso da Loucura COM SPOILERS.

Quando Sam Raimi foi confirmado para Doutor Estranho no Multiverso da Loucura não soube o que pensar. Seus filmes do Homem Aranha não são meus favoritos e, mesmo na época, não gostei tanto assim como hoje alguns gostam de enaltecer. Mas fiquei animado, inegável sua habilidade e criatividade, se somarmos isso ao dinheiro da Disney o resultado pode ser muito bom.

O que vimos em WandaVision, What If…? e Homem Aranha – Sem Volta Para Casa não me preparou para o que vi em Multiverso da Loucura, e a culpa é toda de Raimi.

Preciso iniciar essa matéria demonstrando minha total e completa alegria as teorias que teriam vazado não são totalmente verdadeira, não vou sentir falta dos X-Men da FOX. Meo deols como estou feliz com isso.

O filme começa mostrando o infame Doutor Estranho de Rabo de Cavalo correndo junto de América Chavez. Os dois tentavam alcançar o livro de Vishanti, que seria capaz de impedir que as forças demoníacas tomassem os poderes – e a vida – da poderosa jovem com o poder de abrir portais entre dimensões.

Esse Estranho tenta salvá-la, mas próximo da derrota decide que é melhor matá-la e pegar seu poder do que deixar isso para seu inimigo. É claro que tudo dá errado e America vai parar da Terra do MCU que conhecemos, onde o Doutor Estranho sonhou com o ocorrido e parte para salvar a garota.

Wong, que é o atual Mago Supremo. se junta à luta e ambos percebem que as forças atrás da garota utilizam bruxaria. Com isso Doutor Estranho procura a mais poderosa bruxa que conhece: a Feiticeira Escarlate.

Doutor Estranho no Multiverso da Loucura - Marvel Studios - Poster Adaptado - Blog Farofeiros

O problema é que é ela, usando o Darkhold, que está atrás de América Chavez através do multiverso. Wanda deseja abrir um portal para uma realidade onde ela é uma mãe feliz com seus filhos, perdidos desde WandaVision.

Wanda mata com uma facilidade guardiões do templo comandado por Wong, algo que não foi visto em WandaVision, sua piedade parece ter acabado.

Em pouco tempo uma corrida pelo multiverso ocorre, chegando à realidades absurdas – e outras nem tando. O diretor joga na cara do nerdola o Tribunal Vivo, What If…?, e mais um monte de realidades alternativas que só quem leu gibis nos últimos 20 anos poderia notar.

A viagem termina quando chegam na Terra 838, que conta com um Bruce Campbell, como vendedor de “Pizza Papa” nervoso, direto de Evil Dead (também do diretor Sam Raimi). O personagem aparece novamente na segunda cena pós créditos.

Nota importante é que no multiverso a maioria das realidades a comida é de graça, ou seja, o comunismo venceu no multiverso. MCU deve significar Marvel Communist Universe né? Aliás, além de América Chavez ser filha de duas mulheres ela também é gay.

Doutor Estranho no Multiverso da Loucura - Marvel Studios - América Chavez e Wong - Blog Farofeiros

Na Terra 838 os Illuminati enfrentaram Thanos e venceram graças aos perigosos poderes adquiridos pelo Steven Strange daquela realidade, a dominação onírica. E com um novo Strange em seu universo é preciso contê-lo…. Porém isso não impede que Wanda utilize a dominação onírica e destrua o Illuminati com razoável facilidade.

O final feliz só é obtido pois a Wanda da Terra 616 (ou 19999999?) recobra sua humanidade ao ver seus filhos assustados com ela mesma. A Feiticeira Escarlate só foi detida por que quis parar, obviamente não será a última vez que a vimos.

Gostei bastante do filme, mas a quantidade de referências me faz questionar se todo mundo terá a mesma satisfação que tive ao assistir. Outro ponto forte é a batalha musical entre os dois Estranhos, visualmente e sonoramente foi uma das batalhas mais divertidas que já vi, mesmo sendo curta.

Ver essa versão jovem de América Chavez também me deu muita esperança. Ela é uma de minhas personagens prediletas nos quadrinhos e tem muito potencial para crescer dentro do MCU.

O drama de Wanda e a escolha de Estranho

Doutor Estranho no Multiverso da Loucura - Marvel Studios - Poster Adaptado - Blog Farofeiros

Apesar de usar o livro Darkhold como “acessório” não podemos colocar a culpa do comportamento Wanda do livro “demoníaco” – ela ainda está de luto, só que agora é por seus filhos. Nos quadrinhos Wanda vive em dilemas constantes que seus poderes poderiam “resolver”. Foi assim com seus filhos com Visão, foi assim e, Dinastia M alterando a realidade para reencontrar seus filhos e dando à sua família status de realeza e poder aos mutantes.

A escolha do Doutor Estranho em Guerra Infinita ainda repercute no mundo. Pelas viagens pelo multiverso vemos que outras opções seriam possíveis, mas por que então permitir a dizimação? Quem – ou o que -Stephen Strange quis proteger que custou a vida de Tony Stark? Esta com certeza não é uma resposta que teremos em breve… Mas as consequências ainda serão vistas por diversos filmes.

Nos quadrinhos o Doutor Estranho também age por vezes de maneira “amoral” em nome do bem maior, mas dificilmente se dá bem… Vide a última Guerras Secretas, as digitais de Strange estava em toda parte mesmo se sacrificando em nome do bem maior.

Os dois personagens tem personalidades ambíguas, ambos lutam pelo bem, mas o preço que pagam as vezes é alto demais – tanto nos filmes como nos quadrinhos.

Os Illuminati

O Illuminati é um super grupo nos quadrinhos que consiste nos na reunião dos mais poderosos seres da Terra da Marvel Comics afim de proteger seus interesses. O grupo tem uma série de problemas o tempo todo, seu poder excessivo e suas decisões são constantemente questionáveis. Assim como no filme seu poderio não se restringe à assuntos apenas da sua realidade, quando esta se vê ameaçada eles são capazes de qualquer coisa para protegê-la.

Namor, Pantera Negra (T’Challa), Homem de Ferro (Tony Stark), Raio Negro, Reed Richards, Professor Xavier (depois substituído pelo Fera), Doutor Estranho e Capitão América – mas por pouco tempo e teve sua mente apagada. Para ajudar houve uma época que cada membro era responsável por uma Joia do Infinito. Difícil manter alguém com moral em um grupo como este.

Anson Mount retorna como Raio Negro, Patrick Stewart retorna como Professor Xavier, Hayley Atwell retorna como Peggy Carter/Capitã Bretanha… Apenas para morrer de maneira absurda logo em seguida. Mas também temos John Krasinski como Reed Richards com uniforme do Quarteto Fantástico e tudo, praticamente o meme virou realidade. Além, é claro da Capitã Marvel negra, Maria Rambeau, que fez os nerdolas chorarem. Ah é, tem o Barão Karl Mordo, o mago supremo.

Isso quer dizer que John Krasinski está confirmado como líder do Quarteto Fantástico? Que os X-Men já estão no MCU? Que os Inumanos irão ressurgir? A respostas para todas estas questões é bem simples: não se sabe.

John Krasinski - Reed Richards - Quarteto Fantástico - Blog Farofeiros
Dá pra acreditar que essa imagem de John Krasinski como Reed Richards é meme faz uns anos?

Patrick Stewart declarou que é possível que ele volte ao MCU, mas acho improvável já que um reboot no MCU já deve estar nos planos da Marvel Studios. Mas vê-lo na cadeira de rodas (sem rodas) amarela foi realmente demais. E é culpa de Raimi a morte de nossos novos personagens favoritos dos únicos cinco minutos.

Você sentiu falta do Homem de Ferro? E do Tom Cruise? Eu não… Quer dizer, Sam Raimi Wanda destroçar Tom Cruise seria legal vai… Na verdade poderia ser a capa do texto Doutor Estranho no Multiverso da Loucura com Spoilers. Não é?

Incursões

Uma incursão acontece, segundo o Reed Richards da Terra 838, quando a parede entre duas realidades a barreira entre dois universo diminui, destruindo um universo ou ambos. Isto seria propenso pela chegada do Doutor Estranho da Terra 616. Pela experiência daquele grupo de Illuminati o maior risco ao multiverso é o Doutor Estranho.

Incursões nos quadrinhos são um nome que agrada muito os fãs, pois isso quer dizer que mundos irão colidir uns com os outros. Personagens poderão enfrentar suas versões de maneira à restar apenas um mundo… Ou juntar tudo em um mundo de batalha como em Guerras Secretas nos gibis.

Nos quadrinhos incursões aconteciam entre dois universos, chocando seu epicentro – o planeta Terra. Durante as incursões muitas coisas poderiam acontecer, alguns até conseguiram fugir dos desastres de suas respectivas realidades. Essas incursões eram causadas por Beyonders, seres ultra poderosos de cada realidade afim de realizar experimentos mas que acabariam causando a extinção de toda existência.

Na última versão do evento algumas realidades tiveram pedaços delas salvos pelo Doutor Destino que criou um Mundo Bélico. Nele sua vontade e poder eram supremos e seus súditos deveriam obedecê-lo ou sentir sua ira.

Os Illuminati são uma parte importante das Guerras Secretas, afinal eles não conseguem salvar o mundo e fazem um monte de merda no caminho. Pura diversão.

A Terra 838, a realidade dos Illuminati do filme, parece ser um lugar interessante com super humanos, mutantes e inumanos juntos. Muito parecido com os quadrinhos apesar de tudo. Tem até Fundação Baxter bicho!

A Terra 616 que é a linha do tempo oficial algumas teorias dizem que ela foi dividida e teria gerado a Terra 199999… A confusão ocorre pois nos gibis a Terra oficial também é a 616. Então temos duas Terras 616?? oh noes.

Cena pós créditos não poderia faltar no Multiverso da Loucura com Spoilers

Clea Strange - Charize Theron - Marvel Comics - Doutor Estranho - Blog Farofeiros

Ao andar pela rua, do nada surge uma mulher convocandoClea Strange, te amo… Como conseguiram colocar Charlieze Theron num papel desses minha gente? Aquela mulher maravilhosa num filminho de super herói com monstrinho. É demais para o coraçãozinho deste gibizeiro velho.

A personagem é comumente considerada mais poderosa que Stephen, mesmo por que sua herança – a Dimensão Sombria – deve ajudar nessa história. Tal dimensão é o lar do nosso querido Dormammu. Em alguns arcos nos quadrinhos Clea se torna Maga Suprema… E isso acontece com uma certa frequência.

Charize Theron Clea Strange - Doutor Estranho filme - Blog Farofeiros

O ator Benedict Cumberbatch já avisou que não voltará tão cedo para o papel de Doutor Estranho. Então ver Clea e Stephen juntos deverá demorar. Que triste isso.

Teremos Guerras Secretas?

Doutor Estranho no Multiverso da Loucura - Marvel Studios - Viajando - Blog Farofeiros

Guerras Secretas é um título bem esperado para Vingadores, inclusive já caí em um desses boatos e cheguei à noticiá-lo aqui. Do meu humilde ponto de vista ainda é muito cedo para falarmos em Vingadores… Apesar de diversas séries não sei se a Marvel Studios quer bancar um filme com sua marca mais rentável só com personagens de seriados.

As incursões provavelmente se tornarão mais comuns nos filmes da Marvel Studios, mas a derradeira Guerras Secretas deverá demorar um tanto ainda já que não há nada planejado até o momento. O interessante à lembrar é que quando surge um Guerras Secretas nos quadrinhos também é anunciado um “soft reboot”… Com tantos atores se aposentando de franquias importantes para o estúdio não me surpreenderia em ver um novo Steve Rogers. Mas isto é uma especulação apenas…

Afinal com Ms. Marvel, Wiccano, Célere, Gaviã Arqueira e America Chavez confesso que falta pouco para surgir os Jovens Vingadores. Mas com a nova Viúva Negra, novo Capitão América e a nova Thor, os Novos Vingadores também possam surgir.

Confusão? Imagina só a loucura que foi fazer esse texto… Então aproveita e compartilha com os nerdolas que conhece para eles ficarem com raiva de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura com Spoilers.

Por Rodrigo Castro

Debochado, inconveniente, guru de bobajada, coach de piadas sem graça e sommelier de ironia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.