Categorias
Quadrinhos

Superman nunca foi tão relevante

Superman nunca foi tão relevante e isso não deveria ser surpresa para ninguém.

Tenho acompanhado bem de perto Superman nos últimos meses. Antes confesso que não era um quadrinho que me importava muito em ler – lia, mas para fins de alimentar o site apenas. Brian Michael Bendis está mexendo muito na história do herói. Por mais que eu não goste de como ele está lidando com o Superboy devo torcer o braço e dizer que pelo menos ficou interessante. Acredito que fãs mais ávidos devam estar espumando mas esse é o Bendis mostrando que o Superman nunca foi tão relevante.

Desde a polêmica do beijo gay nos quadrinhos tenho acompanhado pessoas com uma visão bem mais politizada neste meio. Não sou muito fã do Kal El mas algumas dessas pessoas me mostraram o quanto Superman é relevante hoje e que sua história precisa ser contada..

Um desses influenciadores compartilhou o tweet abaixo.

Sim, sei que não é uma comparação que podemos chamar de realista, afinal ele vive nos EUA e é branco (sem contar os super poderes). Mas por ser um refugiado que luta contra a vilania de um bilionário já devemos prestar atenção em sua história.

A crise humanitária de refugiados é mundial e pouco é feito pelas grandes nações para ajudar de maneira efetiva essas pessoas em busca de uma vida melhor. Kal El teve que ser enviado para outro planeta para sobreviver, e desde então a sua vida não deixa de mostrar os erros e acertos do de planeta natal. Fazer o que é certo e corrigir os erros do passado estão sempre inerentes em suas histórias.

Superman nunca foi tão relevante - DC Comics - Ivan Reis - Blog Farofeiros

Superman nunca foi tão relevante por enfrentar com informação, afinal ele é um jornalista, e até com as próprias forças os desejos vilanescos de Lex Luthor. O magnata da Lex Corp já foi até presidente dos EUA em outras incarnações, além de já ter desejado ser o próprio Superman e até carregou seu símbolo de maneira hipócrita. Quem consegue enfrentar um bilionário sem superpoderes no mundo real?

A vida do personagem não anda fácil, afinal é isso que esperamos de um super herói dos quadrinhos. Certas vezes é difícil de explicar, outras vezes a discussão é no mínimo engraçada. Mas independente do gosto do leitor é inegável que o atual roteirista, Brian Michael Bendis, quer mostrar como Superman lida com situações mais reais do que as que ele está acostumado a lidar (salvo as devidas proporções, por favor).

Superman nunca foi tão relevante - DC Comics - Ivan Reis - Blog Farofeiros

Em um mundo comandado pelo dinheiro um imigrante que não se vende para os mais poderosos ou pelos desejos de seu ego pode ser inspirador. Aliás, deve ser. Um bom exemplo de como isso é verdade é The Boys, atualmente mais popularizado pela série do Amazon Prime Video. Lá os super heróis são escravos do capitalismo e seguem apenas seus egos inflados e desejos nefastos.

Infelizmente no mundo real estamos mais próximos do que vemos em The Boys do que vemos em qualquer história do Superman – e nem estou falando da fantasia em sim. A cobiça humana e a busca eterna por mais poder, Superman nunca foi tão relevante justamente por combater o pior monstro: o ego humano.

Superman nunca foi tão relevante - DC Comics - Ivan Reis - Blog Farofeiros

Algumas pessoas podem levar esta questão para o lado espiritual, outras para o político, acontece que boa índole – e a bondade nela – independem de religião ou escolha política. Em uma época sombria e violenta em que o mundo vive precisamos de bons exemplos, infelizmente esse exemplo não existe no mundo real.

Um Superman seria suficiente para resolver os problemas do nosso mundo?

Por Rodrigo Castro

Pai. Marido. Gamer. Colecionador. Desenha, pinta, escreve e bebe. Hippie que resolve tudo.

Depois de tentar escrever a sério viu que a vida é uma piada e largou a mão da mídia tradicional para virar um comunista que só lê gibis de super herói norte americano.

2 respostas em “Superman nunca foi tão relevante”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.