Superboy na Legião de Super Heróis - Jon Kent - Legion of Superheroes - DC Comics - Blog Farofeiros

Superboy na Legião de Super Heróis

Written by | Quadrinhos

Sim, o Superboy na Legião de Super Heróis é uma realidade, mas não do jeito que a gente imaginava.

É tudo culpa do Bendis! O cheque assinado dado pela DC Comics foi tão gasto que até a idade do filho do Superman foi alterada. Tudo para vermos um Superboy na Legião de Super Heróis.

Os heróis do século 31 surgiram em 1958 e sempre foram intimamente ligados à mitologia do Superman, ou Superboy, depende da versão que você ler. Apesar do nome diferente a pessoa era a mesma, sempre foram ligados a Kal El.

Superboy na Legião de Super Heróis - Superman - DC Comics - Blog Farofeiros

Pelo menos foi assim que Otto Binder e Al Plastino vislumbraram sua criação. Como você pode bem imaginar tudo mudou muito no decorrer dos anos.

Essencialmente esses heróis do futuro previam que a ajuda do maior super herói de todos os tempos seria necessária na sua época. O Superboy na Legião de Super Heróis original estava em treinamento para se tornar do século 31. Mas algo sempre acontece né?

Sempre gostei bastante da Legião, mas encontrei muitas dificuldades para acompanhar suas histórias. A ausência de um gibi mensal e o excesso normalmente mal planejado de heróis desmotiva – você nunca sabia o que ou quem iria aparecer nas páginas de uma história em quadrinhos da Legião de Super Heróis.

Superboy na Legião de Super Heróis - Supergirl - DC Comics - Blog Farofeiros

Meu último contato foi com Legion Lost Vol. 1, de Dan Abnett e Andy Lanning, lançado no ano 2000 pela DC Comics. Não sei se era essa a intenção dos editores mas a série me deixou tão depressivo que larguei a série antes do término… E não, nem cheguei perto de Legion Lost Vol. 2, lançada durante os Novos 52.

Bem, o Superman anda em uma época meio complicada de sua história, e digo isso sem saber ainda a conclusão de Relógio do Juízo Final, a continuação de Watchmen… Mas com o Superman.

A seguir haverão muitos, diversos, quase todos spoilers da história do novo Superboy na Legião de Super Heróis. Ramificações de Superman #1 da Unity Saga, ou Saga da União (ou seja lá como for qua a Panini traduziu isso), passando por Justice League e Supergirl, além de Super Sons. Fique avisado.

A Saga da União

Superboy na Legião de Super Heróis - Superman e Jon Kent - DC Comics - Blog Farofeiros

Tudo começa com a primeira edição de Superman escrita por Michael Brian Bendis. Até o retorno da sunga com um cinto por cima da calça é culpa do escritor e explicado por ele.

De maneira meio absurda Superman aceita que seu pai malucão leve para o espaço sua esposa, Lois Lane, e seu filho, Jonathan Kent. Acontece que tudo o que poderia dar de errado nessa história dá, obviamente, errado. Lois acaba deixando o filho aos cuidados de Jor El e volta para a Terra, infelizmente para Jon essa escolha muda tudo com relação ao seu avô.

Superboy na Legião de Super Heróis - Sindicato do Crime - Terra -3 - DC Comics - Blog Farofeiros

Tudo realmente entorna quando Jon é sugado por um buraco negro e aparece na Terra -3, a dimensão do Sindicato do Crime, onde a Liga da Justiça é formada por um bando de tiranos. Lá o Ultraman rapta Jon para si e o confina em um vulcão, na ausência de um sol para recarregar suas energia Jon não pôde usar seu poder de voo ou super força.

De uma maneira assustadora Ultraman ia e voltava para aterrorizar o garoto. Esta versão de Clark Kent é notoriamente viciado em kryptonita, e isso o torna mais perigoso ainda. Um inferno particular com um super viciado com o rosto de seu pai.

Superboy na Legião de Super Heróis - Jor El - DC Comics - Blog Farofeiros

Toda essa tortura durou anos até que Superboy conseguisse elaborar um plano de fuga. Aliás a fuga foi complicada também, o vulcão não era a única prisão, mas toda aquela dimensão.

Ao buscar uma maneira de sair da Terra -3 Superboy acaba sendo confrontado pela Superwoman, a Lois Lane daquela dimensão. O embate só é favorável à Jon graças ao surgimento de Jor El (e uma arma bem grande) durante a briga.

Superboy na Legião de Super Heróis - De Volta ao Lar - DC Comics - Blog Farofeiros

A salvo na nave de Jor El é confirmado que Jon sumiu desta realidade por três semanas, mas na verdade se passaram oito anos para o Superboy. Jon saiu de casa com 9 anos de idade e três semanas depois volta com 17. Não é fácil ser um super pai.

Mas a Saga da União não acaba aí, ainda não chegamos na parte do Superboy na Legião de Super Heróis.

Jor El e a destruição de Krypton

Superboy na Legião de Super Heróis - Krypton - Jor El - DC Comics - Blog Farofeiros

Enquanto o Superboy passou por toda essa tragédia o universo precisou ligar com o mercenário Rogol Zaar e seu ódio pelos últimos kryptonianos. Até o General Zod entra na briga contra o brutamontes dentro da Zona Fantasma.

Superboy na Legião de Super Heróis - Rogol Zaar vs Superman - DC Comics - Blog Farofeiros

Isso por que se descobre que a destruição de Krypton é culpa de Rogol Zaar.

Toda essa história envolve a destruição de Krypton, Rogol Zaar e o destino do filho de Jor El é mostrada na HQ Superman #13. Nessa edição nos é introduzido uma organização interplanetária de líderes de diversas raças chamada O Circulo.

Superboy na Legião de Super Heróis - Jor El e O Círculo - DC Comics - Blog Farofeiros

Após identificar uma série de anomalias Jor El foi até o Conselho Científico de Krypton e foi ignorado. Ao mencionar para O Circulo tal crise todas as raças participantes disseram concordar com as leituras do Conselho, tudo estaria dentro da normalidade.

Superboy na Legião de Super Heróis - Jor El - Kal El e Jon Kent - DC Comics - Blog Farofeiros

Esses líderes cósmicos sabiam da destruição eminente de Krypton e não fizeram nada, agora estão atrás de Jor El para encobertar suas atitudes. Perto de uma guerra interplanetária Superman não pode deixar que mais planetas sejam destruídos pela mão de conspirações dos mais poderosos.

Superboy na Legião de Super Heróis do século 31

Superboy na Legião de Super Heróis - Cai fora Superman - DC Comics - Blog Farofeiros

Então finalmente voltamos ao protagonista desta história, Jon Kent. Como bom comunista Superboy dá a sugestão da formação de um conselho nos moldes das Nações Unidas. É criado assim os Planetas Unidos, colocando uma trégua completa em toda a galáxia conhecida, tudo sendo resolvido publicamente, sem segredos.

Com isso os heróis do século 31 chegam do futuro avisando que aquele é o dia que tudo mudou. Aquele dia então seria conhecido como Dia da União (chamar de Dia da Unidade é feio, não é?), e como presente para o presente é oferecido para Jon Kent, o criado do Planetas Unidos, um posto como membro da Legião de Super Heróis no século 31.

Superboy na Legião de Super Heróis - Dia da União - DC Comics - Blog Farofeiros

Superman se coloca como representante da Terra e é seguido por todos os outros representantes na união dos planetas. Mais clichê impossível.

Junto disso Zod e Kal El finalmente chegam a um acordo e se unem em prol de uma Nova Krypton. Apesar das diferenças Zod parece realmente interessado em ficar em paz com Superman para que esta nova sociedade não repita os erros do passado.

Nem tudo são flores para os kryptonianos

Superboy na Legião de Super Heróis - Rogol Zaar - DC Comics - Blog Farofeiros

Rogol Zaar foi identificado como kryptoniano também e assim que derrotado – graças ao plano maluco de Jor El – é colocado em animação suspensa. É mostrado também que o vilão é criação de Jor El, e como ele quebrou todas as regras estabelecidas pela ciência também foi julgado.

Como punição o conselho decidiu retorná-lo ao lugar original no fluxo do tempo. Foi decidido que Jor El deveria voltar para Krypton momentos antes do planeta explodir.

Superboy na Legião de Super Heróis - A setença de Jor El - DC Comics - Blog Farofeiros

Bem, todos sabemos como os quadrinhos funcionam. Se Jor El sobreviveu uma vez não custa nada acreditar que ele poderá sobreviver novamente.

O que vem a seguir?

Superboy na Legião de Super Heróis - Kryptonianos - DC Comics - Blog Farofeiros

Com o Jon Kent Superboy na Legião dos Super Heróis no século 31 a confusão de nomes fica menos complicado para Kon El Superboy de Young Justice. Pelo menos por enquanto.

Superman também irá largar a identidade secreta e se tornar Kal El em período integral. O que pode ser interessante mas poderá trazer muitos problemas.

Superboy na Legião de Super Heróis - Damian - Robin - Legion of Superheroes - DC Comics - Blog Farofeiros

Há um boato que até Damian, o filho do Batman, poderia aparecer no século 31 só por diversão (e sem amadurecer). Seja lá o que for espero poder desejar longa vida à Legião em breve, mesmo com um Robin por lá.

Compartilhe

Last modified: 14 de novembro de 2019

2 Responses to :
Superboy na Legião de Super Heróis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.