Categorias
Quadrinhos

O que é Mysterium?

Conheça Mysterium, o novo metal “mutante” apresentado pela Marvel Comics.

Os X-Men de Jonathan Hickman não param de surpreender. Todo o sistema criado para os mutantes de Krakoa vão além das margens da ilha, chegaram à outra dimensão e agora conquista o espaço. Mas nada é por acaso nesta trama emaranhada, e o surgimento do metal Mysterium só mostra o quanto a Marvel Comics está apostando para que os mutantes sejam os donos do universo com sua diversidade.

Se estou gostando? Meu amigo. Depois de Hellfire Gala nunca mais duvido do Hickman, é sério. Ah, sim, provavelmente você verá spoilers à seguir… Esteja avisado.

Qual é o plano?

Potências de X e Dinastia X foram realmente só o começo de um plano amplo de de escala astronômica. Depois de alcançarem mutantes em outra dimensão em X de Espadas e terraformarem Marte para os Arakki em Hellfire Gala nada poderia ser mais surpreendente do que o sistema de ressureição mutante, não é mesmo?

Mysterium - Abgail Brand - Starlord - X-Men - Marvel Comics - Blog Farofeiros
Starlord e Abgail Brand com o Mysterium nas mãos.

O conselho de Krakoa parece ter pensado em detalhes importantes que normalmente não vemos em histórias em quadrinhos de super heróis. O que Moira MacTaggert tem em mente para evitar novos genocídios de mutantes ainda é um mistério, mas claramente vemos que não se trata apenas de se evitar a criação de Nimrod.

Dentro de toda estrutura, inclusive para Krakoa e Arakko serem reconhecidos como nações ou líderes e preciso de algo que seja de interesse de outras civilizações: poder econômico. Sejam medicamentos, sejam metais preciosos raros. Ai entram os medicamentos derivados das Flores de Krakoa e, agora, o Mysterium.

A origem do Mysterium

Mysterium - Estação SWORD - X-Men - Marvel Comics - Blog Farofeiros
A primeira estação orbital da SWORD, que fica sobre Krakoa

Você conhece a SWORD? E Abigail Brand? Bem, é importante dizer que essa organização pouco se parece hoje com a que vimos na série Wandavision, e as desproporções são absurdas. Atualmente nos quadrinhos da Marvel Comics a Sentient Worlds Observation and Response Department é uma agência mutante, patrocinada por Krakoa e Arakko (ex-Marte) para proteger todo o Sistema Sol (ou Sistema Solar).

A equipe da SWORD e a Comandante Brand respondem diretamente à Magneto e, como tudo proveniente de Krakoa, há um objetivo muito especial na seleção destes indivíduos específicos. Além de braços diplomáticos e de defesa há o fator exploração, contando com poderes e tecnologia mutante que nunca se viu junto. Chamado de Os Seis eles responsáveis por um circuito de recuperação distante em distâncias universais e multiversais. Além de uma equipe de teletransportadores como Lila Cheney, Blink e até Teleporter.

Wiz Kid utiliza sua tecnopatia para alinhas e ajustar os circuitos da operação. Fabian Cortez amplia a energia dos membros enquanto Armor provê proteção. O guia é ninguém menos que Manifold, ex-Vingador com um dom de dobrar o espaço (quintessência). São acompanhados pela análise de Peeper e Risque. O programa espacial mutante não é apenas sobre o espaço, é sobre o multiverso e as vantagens que podem ser trazidas deste poderio combinado.

Mysterium - Abgail Brand - Magneto - SWORD - Os Seis - X-Men - Marvel Comics - Blog Farofeiros
SWORD com objetivos ambiciosos graças à equipe Os Seis e Magneto.

Tudo isso para se ter acesso ao Mysterium e condições de minera-lo em larga escala para fornecer para outros impérios e sistemas espaciais. Tudo isso em troca de reconhecimento dos mutantes e Arakko como o centro do Sistema Sol… Imagine o poder econômico deste metal. Imagine o poder que será atraído. Imagine quem iria desejar tamanho poder.

Tempestade contra o destino

Como já comentei no artigo falando de Tempestade é a voz do Sol vimos que a barganha fora aceita por grande parte dos sistemas e impérios. A possibilidade de ajudar a economia dos impérios com novas tecnologias graças ao novo metal são sedutoras demais para qualquer um. Mas é óbvio que tamanho poder chamaria a atenção de outras peças desse jogo de xadrez.

X-Men - Ciclope - Dr Destino - Guerras Secretas - Blog Farofeiros
Ciclope imbuído da Força Fênix foi facilmente detido por Doutor Destino na última Guerras Secretas.

Dr. Destino sabe exatamente o que os mutantes estão fazendo e como estão fazendo.

Ele sabe que o Mysterium não é da nossa realidade, condensando kirbons primordiais (que podem ter uma origem metafísica – ou até mágica). Essas partículas existem fora e no coração do cosmos, o Lugar Acima, O Quarto Branco Quente, O Mistério. Victor Von Doom parece querer fazer parte, ou influenciar a administração deste recurso. Afinal ele já roubou fogo dos seus e o segurou em suas mãos, a diferença, segundo ele, luvas foram utilizadas. Digamos que a última Guerra Secreta foi culpa do dito cujo e que, na melhor das hipóteses, não aprendeu absolutamente nada com aquele fim do universo.

Mysterium - Tempestade - Dr Destino - X-Men - Marvel Comics - Blog Farofeiros
Tempestade colocando o trovão na mesa.

Tempestade não foi escolhida para ser a soberana do sistema Sol à toa amiguinhos. No que isso tudo vai dar não consigo especular, mas talvez vejamos alguma coisa em Inferno… Ou talvez só encontremos mais questões.

Por Rodrigo Castro

Guru de bobajada, coach de piadas sem graça e sommelier de ironia. Também é leitor de gibi e jogador profissional de videogames no easy.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.