O que aconteceu com a Telltale Games - The Walking Dead - Blog Farofeiros - 00

O que aconteceu com a Telltale?

Escrito por | Games

Não se sabe como ou o que aconteceu com a Telltale Games. Talvez até nem teremos uma resposta aceitável mas podemos especular bastante diantes dos fatos.

No dia 21 de Setembro de 2018 duzentos funcionários da Telltale Games foram demitidos a toque de caixa. Lhes foi dito que não haveria indenização e que o plano de saúde seria cancelado no final deste mês. 

O que aconteceu com a Telltale Games - Guardians of the Galaxy - Blog Farofeiros

Seria mantido uma equipe “esqueleto” para concluir obrigações legais (leia-se Minecraft: Story Mode exclusivamente para o Netflix), fora isso eles tiveram 30 minutos para esvaziar suas mesas e começarem a procurar empregos.

Como fã quis saber o que aconteceu com a Telltale para que algo tão violento acontecesse com uma empresa tão amada?

A Telltale e eu

O que aconteceu com a Telltale Games - The Wolf Among Us - Blog Farofeiros

Tenho muitas histórias com a Telltale, é sério. Digo isso pois fui apaixonado pelo gênero point and click popularizado nos anos 90 em PCs. Na época achava que o futuro tinha chegado e não poderia ser mais imersivo do que aquilo… Detalhe que, na época, até monitor colorido era um luxo.

O estilo característico que a empresa imprimiu nas mais diversas e poderosas franquias é absurdo. Posso dizer que eram a evolução espiritual do que jogava com tranquilidade.

Acho que posso afirmar com tranquilidade (TM Choque de Cultura) que The Walking Dead foi o primeiro jogo da empresa para muitas pessoas. De Volta Para o Futuro foi surpreendente na época, comprei umas três vezes o game para dar de presente para alguns amigos.

O que aconteceu com a Telltale Games - The Walking Dead - Blog Farofeiros - 03

Meu quadrinho favorito dos últimos anos, Fábulas, ganhou o incrível The Wolf Among Us (que sei lá o por quê não usa o nome do gibi).

A jogabilidade sempre foi simplista, assim como os gráficos. Sempre a mesma engine, sempre a mesma modelagem 3D variando apenas com o “recente” celshadding. 

Mesmo assim as franquias de grande renome em seus games são impressionantes sem contar os já mencionados. Game of Thrones, CSI, Law and Order, Batman, Sam & Max, Guardiões da Galáxia, e mesmo assim mandam 200 pessoas embora escorraçando-as da empresa?

O que aconteceu com a Telltale que fazia os games que gostava tanto?

O que aconteceu com a Telltale pode ser pior do que parece

O que aconteceu com a Telltale Games - The Wolf Among Us - Blog Farofeiros - 01

Os motivos de acreditar que tudo pode ser muito pior do que parece tem nome e sobrenome: Pete Hawley, atual CEO da Telltale games.

Para entender o que aconteceu com a Telltale temos que nos lembrar que 2017 foi um ano com o lançamento de Batman e Guardians of The Galaxy. Franquias caras e em evidência que devem ter vendido muito devido aos filmes. Isto deve (ou deveria) se converter em dinheiro em caixa…

Em Novembro de 2017 noventa funcionários já haviam sido dispensados. O motivo declarado obviamente foi risível.

(…) (temos que tornar a empresa) mais competitiva como desenvolvedora e editora de inovadoras experiências de games baseados em histórias com ênfase em alta qualidade nos próximos anos. (…)

– Pete Hawley, 2017

Agora a conversa já é outra, o CEO tenta apaziguar com palavras vazias uma administração que não parece pagar as contas no final do mês já faz muitos anos.

Este foi um ano incrivelmente difícil para a Telltale pois trabalhamos para colocar a empresa em um novo curso. Infelizmente ficamos sem tempo tentando chegar até lá. Lançamos alguns de nossos melhores conteúdos este ano e recebemos uma quantidade tremenda de feedback positivo, mas, no final das contas, isso não se traduziu em vendas. Com o coração pesado, assistimos nossos amigos saírem hoje para divulgar nossa marca de histórias em toda a indústria de jogos. 

– Pete Hawley, 2017, link

Com um amigo que te dá 30 minutos para sair correndo de seu emprego de surpresa sem seguro e plano de saúde você realmente não precisa de inimigos.

O que aconteceu com a Telltale Games - Batman - Mulher Gato - Blog Farofeiros

O designer de personagens Brandon Cebenka foi publicamente demonstrar sua tristeza com a situação.

Nenhuma das minhas noites sem dormir ou longas horas nos fins de semana tentando enviar um game me garantiu indenização hoje. Não trabalhe horas extras a menos que você seja pago por isso. Proteja sua saúde. As empresas não se importam com você.

– Brandon Cebenka, 2018, link

O lucro. Sempre ele e com a Telltale não foi diferente, fazer as pessoas trabalhar mais, pagar menos e aumentar os lucros. Pete Hawley terá seu plano de saúde cortado ou ficará sem uma pomposa indenização? Duvido.

Uma outra análise que pondera bem a situação também é, acredite se quiser, de Pewdiepie. Não me mate Timbricius mas é verdade, veja o vídeo abaixo das considerações bem lógicas do youtuber.

O final da história

Se tudo não pudesse ficar pior… Bem, parece que o que aconteceu com a Telltale já era, obviamente, premeditado.

No dia 24 de Setembro foi anunciado que “potenciais parceiros” com interesse de ajudar a completar The Walking Dead The Final Season. Segundo a nota eles contribuirão para completar os episódios 3 e 4, dando um final para a série. Em todas as plataformas. Como o planejado (com o episódio 2 saindo dia 25 de Setembro inclusive).

O que aconteceu com a Telltale Games - Guardians of the Galaxy - Blog Farofeiros

As pessoas que trabalharam no jogo e perderam seus direitos não receberão o dinheiro desses lançamentos. 

Toda a comunidade de fãs deveria se unir contra o que aconteceu com a Telltale. Ela não fechou pelas vendas baixas, ela fechou pela má administração. E quem pagou isso foram as duzentas pessoas sem emprego que faziam os games que tanto gosto.

Mas não precisa acreditar em mim não, vá pela palavra de quem realmente de vídeo jogos de verdade.

Se eu fosse um dos funcionários demitidos sem indenização e alguém representando a Telltale viesse me contactar dizendo que arrumaram dinheiro pra finalizar episodiozinho 3 e 4 eu tentaria ao máximo extrair forças pra rir da cara dele(a). 

(E depois mandar se foder)

– André Campos do Jogabilidade, 2018, link

Depois do que aconteceu com a Telltale, comprar qualquer jogo da empresa agora é favorecer um chefe incompetente que vai continuar lucrando com o suor de quem não dormia para ter seu salário.

Marvel Heroes foi aquela porcaria, Wildstar um susto e agora isso. Que merda..

Veja mais...

Última alteração: 25 de setembro de 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.