Categorias
Pensamento

Chocado culturalmente

Ando chocado culturalmente e tenho bons motivos para isso.

Ando chocado culturalmente queridos farofeiros e queridas farofeiras e a culpa é das mentes tempestuosas por trás da Revista (ou TV) Quase. Você deve conhecer nomes como Amada Foca, Falha de Cobertura, Lady Night, Irmão do Jorel e, claro, Choque de Cultura. Você já está chocado culturalmente o suficiente ou quer mais?

Todas essas produções são filhos de mentes que andam a muito tempo juntas, desde a época da Revista Quase de quando ainda era uma boa ideia escrever um blog (aham) ou um fanzine. Permito-me ter um pouco de inveja por tal grupo ter uma origem parecida com a deste blog, porém não ousamos colocar nossas caras à tapa em vídeos internédicos. Conheci o humor de Daniel Furlan e Juliano Enrico quando a MTV (a de verdade) faliu e estrearam o Último Programa do Mundo.

Chocado culturalmente - TV Quase - Raul Chequer, Daniel Furlan, Juliano Enrico, Leandro Ramos e Caito Mainier
Raul Chequer, Daniel Furlan, Juliano Enrico, Leandro Ramos e Caito Mainier.

A maioria de meus amigos não gostaram mas não dei ouvidos às más críticas e segui curtindo aquele caos que tanto me agradava. Rapidamente descobri que nem só de Vice Consul de Honduras viveria aquela equipe que me mantinha chocado culturalmente com um jogo de frescobol brutal e fatal.

O TV Quase surgiu de um bando de amigos com vício patológico por piadas exacerbando clichês e com bigodes de gosto suspeito. De ideias para histórias em quadrinhos, para uma revista que se transformou em diversos programas de TV (que as vezes não chegam na TV). Se fosse colocado como uma questão de guerra bem paramentada para dominação mundial armada com piadas de decote masculino entre dois amigos héteros.

Mas não sei se posso falar com a devida propriedade como amante da sétima arte o quanto eu gostava de Overdose.

Mas não tive tempo de falar da obra de arte que é Irmão do Jorel e o quanto minha vida foi representada em um desenho animado para crianças com cerca de 30 anos a menos do que eu.

Gostaria de dizer que talvez o Farofeiros seja o primo pobre, sem dinheiro e com menos sócios confiáveis da TV Quase. O Farofeiros quase foi um Quase. Quase.

O que sinto é quase inveja.

Pensamento do Dia

“Dê fogo a um homem e ele se aquecerá por um dia, jogue fogo nele e eles se aquecerá pelo resto da vida.”

  Profecias da obra Jingo de Terry Pratchett

Mas falo com tranquilidade sobre super heróis politizados, sobre Wakanda e sobre Spaceballs.

Por Rodrigo Castro

Debochado e inconveniente.

Pai. Marido. Videogameiro. Gibizeiro. Colecionador. Desenha, pinta o sete, escreve e bebe as vezes.

7 respostas em “Chocado culturalmente”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.