Super heróis politizados - Pantera Negra

Super heróis politizados – Nem só de Pantera Negra vive os quadrinhos

Escrito por | Pensamento

Você conhece os super heróis politizados na Marvel e na DC Comics?

Está na moda falar de super heróis politizados graças à positiva repercussão de Pantera Negra. Mas não ele não é o primeiro a levantar bandeiras, mas a importância de um rei negro de uma nação africana ir tão bem nas bilheterias é indescritível.

A “moda” não é nova, o próprio Pantera Negra foi criado com a intenção de ser um representante negro da situação daquela época. Stan Lee e Jack Kirby mostraram pela primeira vez o rei africano em 1966 na revista Fantastic Four #52 e se uniu aos Vingadores em The Avengers #52 em 1968.

Nessa mesma época o Black Panther Party (literalmente Partido Pantera Negra) foi fundado e sua principal função desafiar a brutalidade policial contra negro em diversas cidades dos EUA. O partido socialista também ficou famoso por diversos programas sociais que oferecia café da manhã para crianças além de clínicas de saúde.

Super heróis politizados - Falcão

O momento era oportuno para que super heróis politizados surgissem, isso era o que seus criadores pensavam e almejavam para o personagem. Sem querer ser repetitivo mas a origem da Marvel Comics transborda empatia dos criadores que procuravam representatividade no que publicavam. Em 1969 Falcão (e até se tornou Capitão América recentemente, além de beijar Thor) foi criado por Gene Colan e Stan Lee, e em 1972 surgiu Luke Cage, criado por Roy Thomas, Archie Goodwin e John Romita Sr (o pai).

John Stewart, o Lanterna Verde negro da DC Comics, surgiu em 1971 e foi criado por Dennis O’Neil e Neal Adams quando procuravam um substituto para Hal Jordan. O personagem foi criado depois de uma reunião em que o editor Julius Schwartz sobre a situação racial daquele momento. Segundo Neal Adams Julius teria dito que a DC Comics precisava ter um Lanterna Verde negro não por serem liberais, mas por que isso fazia sentido.

O Lanterna Verde foi o primeiro personagem negro da empresa.

Super heróis politizados - Jon Stewart - Lanterna Verde

Essa fase foi conhecida como Blaxploitation (ou blackspoitation), normalmente o termo é utilizado para filmes mas o termo pode ser usado nos quadrinhos. O termo significa literalmente obter sucesso financeiro explorando assuntos atuais ou nichos. Podemos ver assim que super heróis politizados estão na moda desde 1970 e depois de Pantera Negra acho difícil acabar.

O mundo anda muito errado, mas quem sabe se com alguns super heróis politizados e negros tudo possa ficar um pouco melhor.

Pensamento do Dia

Vingança consumiu você. Está consumindo eles. Eu cansei de deixa-la me consumir.

– Pantera Negra

Aqui rola de tudo que é importante para você, de crise do Facebook até preconceito nerd.

Última alteração: 20 de abril de 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.