PREVIEW - DOOMSDAY CLOCK #1 - Rorschach não morreu? - Watchmen - Relógio do Apocalipse - PREVIEW - DOOMSDAY CLOCK #1 - Rorschach não morreu? - Watchmen - Relógio do Apocalipse - Quem poderia ser o Dr Manhattan disfarçado no Universo DC?

Nova CRISE na DC Comics?

Escrito por | Quadrinhos


É pura especulação mas parece que esta surgindo uma nova CRISE na DC.

Não é de hoje que internamente brinco que uma nova CRISE na DC Comics era eminente. Poderiam até mudar de nome como a Marvel fez com seu Guerras Secretas mas um reboot, leve ou pesado, está por vir.

Tudo começou no início de Novos 52 com a “misteriosa” Pandora morrendo pelas mãos de Dr. Manhatthan. Aí Wally West brotou naquele universo onde o Wally West era mais novo e negro.

Mas aí uma versão risonha do Batman ajudou a quebrar a Barreira da Fonte e tudo foi para o brejo de vez. Monitor torturado, sexta dimensão alcançada, nova e “misteriosa” criadora do universo. O Multiverso não anda muito bem das pernas e uma nova CRISE na DC explicaria tudo isso.

Na verdade resolveria tudo também.

Fica o aviso que, como sempre, o texto abaixo poderá trazer spoilers de histórias ainda não publicadas no Brasil. Temos seguido os lançamentos semanais dos EUA por aqui.

Por que uma nova CRISE?

Os motivos para uma nova CRISE na DC Comics são diversos. Editorialmente pode-se dar passos arriscados e logo em seguida “apaga-los” da continuidade do personagem. A desculpa de que “aquilo nunca aconteceu” na nova linha do tempo é válida (nos quadrinhos).

Normalmente um evento nessa magnitude envolve a grande maioria de títulos da editora. A maioria dos heróis também participam para que tudo seja alterado cronologicamente de maneira bem lucrativa para a editora.

Nova CRISE na DC Comics - Relógio do Apocalipse - Doomsday Clock - Blog Farofeiros
Crise em Doomsday Clock #9

Não, isso não é nem de longe exclusividade da DC Comics. Na última vez que a Marvel fez um reboot (que não era reboot) as vendas acabaram piorando no quadro geral. Apesar disso, Guerras Secretas visionado por Jonathan Hickman é bem divertido. Pena que logo após o evento acabar tudo tenha ficado… ruim…

Na DC Comics a marca CRISE pode causar medo em muitos fãs. Muita coisa boa já saiu desses mega eventos… Mas desde o inicio de Novos 52 tudo anda muito esquisito.

Mais CRISE?

A nova CRISE da DC Comics tem sido arquitetada faz anos na minha opinião.

A morte de Pandora com o “efeito” Dr. Manhattan foi só o começo, se ele realmente tem alterado a linha temporal da maneira que é mostrada em Relógio do Apocalipse ele pode sim ser o causador do Novos 52.

Sim, estamos falando de eventos que ocorreram em 2012 nos quadrinhos e só agora parecem que ganharão uma resposta.

Acreditei por um tempo que o Dr. Manhattan poderia estar disfarçado no universo DC. Na verdade ele andou mexendo em muitas coisas, matou Pandora e o Flash Reverso… Sem contar das diversas alterações temporais que podem ter causado diversas mortes que nem sabemos ainda.

Pandora, de tão misteriosa virou pó nas mãos de Dr. Manhattan.

Até em The Green Lantern o autor Grant Morrison (um dos idealizadores de Multiversity) deixa claro que até os criadores dos Lanternas Verde identificaram que muito tem sido alterado. Isso seria o Universo DC já reagindo ao que está acontecendo em Relógio do Apocalipse.

O Lanterna Verde de Grant Morrison - DC Comics - Blog Farofeiros
O Lanterna Verde de Grant Morrison notou que algo está errado.

Aliás, nessa história Hal Jordan acaba de se tornar um Blackstar e mudou seu nome para Pharallax!

A culpa é sempre do Flash?

Como meu amigo e decênauta residente, Chewbacca Jr., pôde confirmar (antes de me ofender) nem toda CRISE tem um Flash por trás. Vide Zero Hora, por exemplo.

Dr. Manhatthan é o causador de tudo provavelmente mas tudo começou a ser explicado na minissérie O Broche. Nela muita coisa importante em minha teoria acontece: o Flash Reverso morre “pelas mãos de deus”, Pandora morre (sempre ela), surge o broche do Comediante dentro da Bat Caverna e o Wally West original brota do nada. Sem falar que aparentemente só o Barry Allen e o Superman se lembram dele.

Nova CRISE na DC Comics - Heróis indo para Marte - Relógio do Apocalipse - Doomsday Clock - Blog Farofeiros
Diversos heróis unidos contra um inimigo comum. Hmmm.

Recentemente na minissérie ainda inédita no Brasil, Heróis em Crise, Wally West foi morto. Destruíram o multiverso só para o cara morrer de novo?

E por falar em destruição do multiverso precisamos falar de tudo o que ocorreu em Metal. A entidade Barbatos não obteve sucesso em seu plano mas como resultado destruiu a Source Wall que mantinha forças (e universos) sombrios longe do multiverso DC que conhecemos.

Diversas realidades invadidas e destruídas. Como o Multiverso DC reagiria a isso? Até Sandman teve que intervir de alguma forma, mas as consequências ainda são desconhecidas.

Sem Justiça só mostrou que o problema que Barbatos deixou é tão ruim quanto ele.

Nova CRISE na DC Comics - Heróis indo para Marte - Relógio do Apocalipse - Doomsday Clock - Blog Farofeiros
Será que essa galera volta de Marte?

Mas antes disso ocorreu Renascimento que literalmente mesclou os Superman que estavam andando por aí. Seria isso uma maneira do Multiverso DC tentar reorganizar a bagunça causada por Dr. Manhattan? Uma nova CRISE na DC Comics seria um sistema de defesa daquela universo para expurgar quem está promovendo a bagunça?

Hoje a Lua foi destruída e as consequências para a Terra ainda não foram bem “trabalhadas” (reconstruíram a Lua e nem vi)… Versões futuras da Liga da Justiça também estão surgindo, sem esquecer dos filhos da Liga da Justiça também.

O retorno da Justiça Jovem, ou Young Justice, com diversos membros de diversas realidades e diversos períodos do tempo diferentes mostra também quem algo está errado. Por que tantas versões de tantos heróis estão emergindo nesta realidade? A resposta para essa pergunta, para mim é óbvia: uma nova CRISE na DC Comics já começou.

Ih, esqueci de falar de Convergência

Nova CRISE na DC Comics - Seneca - Relógio do Apocalipse - Doomsday Clock - Blog Farofeiros
O último quadro de Doomsday Clock #9 é essa frase de Seneca. “Independente do lugar que houver um ser humano há a oportunidade de uma crise.”


Última alteração: 16 de março de 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.