O que pode acontecer se a Disney comprar a Fox - Compra da Fox pela Disney é aprovada - Deadpool - Disney

O que pode acontecer se a Disney comprar a Fox?

Written by | Filmes

Existem muitas coisas boas, mas existe um aspecto negativo se a Disney comprar a Fox

Inspirado pelo texto do sempre conciso Roberto Sadovski, um dos maiores críticos de cinema do Brasil, está na nossa vez de especular o que pode acontecer se a Disney comprar a Fox e suas devidas consequências.

Heróis da Marvel juntos talvez seja um dos poucos aspectos realmente positivos. E mesmo assim estamos falando de algo interessante para os fãs apenas, não para o mercado. Seria quase um monopólio pois uma empresa de entretenimento deste porte nunca vista poderia eliminar a concorrência sem muito esforço. 

Mesmo a Warner, Universal, Sony e Paramount não teriam sozinhas meios de combater algo do tamanho desse conglomerado. Não são apenas filmes e gibis, são parques, merchandising, séries, serviços online. E falo sério que são tantos pontos para serem levantados e avaliados que é difícil mensurar de forma correta o negócio estimado em US$ 60.000.000.000.

Para se ter ideia do tamanho da brincadeira a Disney desembolsou em pouco mais de US$ 8.000.000.000 para comprar a Marvel e a LucasFilm. Sim, os números são assustadores mesmo, por isso fiz questão de colocar todos os respectivos zeros para que você entenda o tamanho da brincadeira.

O que pode acontecer se a Disney comprar a Fox

O que os fãs esperam

O estandarte de quem está feliz com essa união são os que querem as propriedades da Marvel que estão de posse da Fox. X-Men e Quarteto Fantástico fazendo parte do MCU? Sim, esse é o sonho de todo fã.

A Fox entrou em uma briga tão ferrenha com a Marvel que pouco tem sido feito e realmente aprovado pelas partes. Boicotes nos quadrinhos levou à diversas reviravoltas nos X-Men e até o cancelamento de Quarteto Fantástico. Como medida de desespero a Fox permitiu gente mais competente tomar conta de Logan e Deadpool, grandes sucessos da empresa com o selo Marvel neles.

Imaginar uma adaptação de Guerras Secretas ou até um Vingadores Vs. X-Men seria um sonho real. Bastaria um bom projeto já que dinheiro está claro que eles tem para gastar. Tony Stark interagindo com Reed Richards e fazer o Capitão América encontrar o Tocha Humana seriam pontos altos para os fãs no cinema.

Se a Disney comprar a Fox a Marvel Comics estaria centralizada com seus donos novamente para os cinemas, restando apenas acordos de séries. Mas sabemos que tudo se pode dar um jeito depois que o Homem Aranha foi “cedido” pela Sony.

O que pode acontecer se a Disney comprar a Fox

Brincando de monopólio

A Disney sempre foi uma gigante do entretenimento mas nos últimos anos se tornou um gigante com fome. Exemplo disso está na aquisição da Marvel e da LucasFilm e com elas suas franquias amadas por milhares de fãs.

Depois de ponderar sobre a notícia oficial precisamos tentar imaginar em qual aspecto a Disney não teria uma concorrência. Qual empresa poderia enfrentar de frente filmes dos heróis da Marvel Comics, com o apoio dos quadrinhos? Qual franquia poderia ser tão amada pelos fãs como Star Wars? O detalhe é que independente da resposta quem sai ganhando sempre é a Disney. 

Hoje não há nenhuma empresa no mundo do entretenimento que possa concorrer com a Disney. Para se ter ideia da agressividade de negócios desse tipo temos a questão dos quadrinhos de Star Wars. Simplesmente jogaram no lixo toda história lançada pela editora Dark Horse no decorrer de vários anos transformando tudo aquilo em um universo paralelo. Oficial mesmo só os quadrinhos da Marvel Comics recém lançados. Os quadrinhos atuais são ótimos, mas menosprezar o tempo e dinheiro investido por fãs no decorrer dos anos é algo complicado em qualquer mercado.

A fusão das duas gigantes poderia também trazer diversos percalços como demissões nos mais diversos cargos. Outro fator mercadológico importante de se avaliar seria a situação nos cinemas, nele não cabem diversos blockbusters por ano. A agenda de filmes nos cinemas poderia sofrer um grande golpe caso a Disney decida o que e quando irá lançar para simplesmente eliminar a concorrência.

Simpsons Mickey Mouse Style - O que pode acontecer se a Disney comprar a Fox

E se a Disney comprar a Fox mesmo?

A principal concorrência que sentiremos será quanto aos serviços de stream. A Disney tenta faz muito tempo lançar um serviço próprio e com a compra da parcela de entretenimento da Fox o serviço Hulu já poderia ser o canal oficial para lançamento do conglomerado. Nele seriam transmitidos com possível exclusividade os filmes da Marvel e de Star Wars, sem contar Os Simpsons, Avatar e Alien (só para mencionar alguns).

Quem não assinaria um serviço de stream com todos os Star Wars, filmes da Marvel e animações da Disney? Se a Disney comprar a Fox você irá assinar mais de um.

O Netflix seria o principal concorrente e talvez quem mais sentiria a concorrência neste aspecto. Existe uma conversa de que as séries da Marvel em conjunto com o Netflix não poderão sair de lá tão facilmente, mesmo assim isso é apenas uma das diversas fatias que é o grande bolo da Disney.

Algo que provavelmente seria parado é o movimento lucrativo da Fox em focar filmes adultos com as franquias dos quadrinhos. Logan e Deadpool foram sucesso de arrecadação do mesmo jeito que pretendem fazer com Novos Mutantes. Este tom mais maduro com certeza não é algo que a Disney procura em suas propriedade, ou pelo menos não é seu principal foco.

Apenas para concluir devo lembrar que antes de você me ofender em qualquer rede social este post é especulativo, veremos nos próximos dias o desfecho dessa bilionária empreitada. Utilizo muitas informações que obtive online e as interpretei de maneira que cheguei nestas opções. Se são verdadeiras só o tempo irá dizer. Mas e sua teoria, a Disney faz bem em comprar a Fox?

Compartilhe

Last modified: 20 de abril de 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.