Racismo na escolha do ator de Mancha Solar dos Novos Mutantes

Racismo na escolha do ator de Mancha Solar dos Novos Mutantes?

Escrito por | Filmes


Houve racismo na escolha do ator de Mancha Solar dos Novos Mutantes?

Sempre tive um carinho especial por Roberto da Costa, o brasileiro dos Novos Mutantes, a equipe mais jovem da franquia X-Men. Pela segunda vez ele será retratado em carne e osso, mas isto acordou algumas opiniões que acreditam em racismo na escolha do ator de Mancha Solar.

Na semana passada foi confirmado que o ator Henry Zaga, branco e brasileiro, interpretará o Mancha Solar no filme dos Novos Mutantes pela FOX. Com estréia prevista para 13 de Abril de 2018 o elenco ainda está em fase de montagem, faltando muitas peças.

Algumas dessas peças não são originais e brincam com a mitologia dos quadrinhos. Quando algo não é ignorado é alterado totalmente como em todos os filmes da Marvel que saíram pela FOX.

O personagem criado em 1982 por Chris Claremont e Bob McLeod foi um brasileiro, negro, que jogava futebol e ao sofrer ataques racistas por ser mestiço (pai negro e mãe branca) durante uma partida acabou ficando com raiva e acordando seus poderes latentes.

Racismo na escolha do ator de Mancha Solar dos Novos Mutantes
Da esquerda para a direita, o Mancha Solar original dos quadrinhos, versão animada em X-Men Evolution, nos quadrinhos U.S. Avengers, no filme X-Men: Apocalipse e agora em Novos Mutantes.

O carioca foi recrutado pelos X-Men, porém ele não seguia muito o esterótipo brasileiro por um simples motivo: a família dele é muito rica. Essa sua origem praticamente nunca é mencionada.

Neste artigo do Medium o autor (a) LatinxGeeks coloca muito claramente que para um negro latino-americano ser aceito em seu circulo naquela época era preciso mostrar educação, ainda mais em uma história em quadrinhos na década de 80.

A questão abordada porém diz que o racismo na escolha do ator de Mancha Solar é algo que os americanos costumam chamar de whitewashing. E não é algo novo.

O whitewashing ocorre quando um personagem de etnia diferente da maioria americana branca é alterado para ficar mais parecido com esse público.

Dados da ONU no Brasil apontam que dos 10% mais pobres do país cerca de 76% são negros e confie em mim quando digo que na década de 80 a coisa era bem pior. Outro dado importante do último CENSU é que cerca de 48% do país tem descendência negra.

Apresentar um negro, rico e brasileiro é aceitável ainda mais se ele ficar menos negro, mais rico e se tornar americano. Segue um trecho do texto de Latinx:

Adicionar ao elenco Henry Zaga a FOX e Josh Boone (diretor de Novos Mutantes) estão enviando uma mensagem que um negro, afro-brasileiro, não é bom o suficiente para ser um super herói. A mensagem é que para ser um herói é preciso alterar a história do Mancha Solar e fazê-lo branco.

Nos quadrinhos Roberto da Costa é extremamente abastado e se tornou cidadão americano. Recentemente seu cabelo encaracolado ficou mais liso, ganhou uma mecha e o título de líder do U.S. Avengers, os Vingadores mais americanos que os que já conhecemos.

Racismo na escolha do ator de Mancha Solar dos Novos Mutantes
Os Vingadores “Americanos” com um “brasileiro” como líder.

Recentemente Roberto foi assassinado em eventos pré-Império Secreto, a mando do Capitão América por ser uma ameaça ao seu plano de dominação dos EUA pela Hidra. Ao término do evento provavelmente ele voltará à vida. Talvez com a cor de pele correta.

Não tenho nada contra Henry Zaga (Henrique Gonzaga), achei interessante terem procurado um ator brasileiro… mas também estranhei. Um brasileiro “padrão exportação”. Com cara de quem trabalhou no Crepúsculo seria o Roberto da Costa que eu aprendi a gostar e infelizmente não dá para não pensar em racismo na escolha do ator de Mancha Solar.

Latinx encerra seu artigo com a seguinte frase: Agora Mancha Solar será só mais um bilionário que se torna um herói.

Será que é isso mesmo que a Marvel quer nos mostrar?


Última alteração: 27 de setembro de 2018

9 Responses to :
Racismo na escolha do ator de Mancha Solar dos Novos Mutantes?

  1. Paulo disse:

    Só tem um porém, o Roberto da Costa NUNCA foi negro.
    Ele é moreno, ou se preferir chamar,assim, pardo.

    1. Rockerz disse:

      Você está enchergando mal amigo.

    2. Maria disse:

      Relativizando racismo, amigo? Quem vc chama de moreno certamente é negro.

    3. Rockerz disse:

      Isso que a Maria disse!<3

  2. Mauricio disse:

    Não acredito em racismo até porque já fizeram o contrário, colocaram atores negros em personagens brancos (Tocha Humana, Nick Fury, Electro). Estragam os personagens fazendo isso.

    1. Rockerz disse:

      A questão que ninguém entende aparentemente é que heróis brancos são a esmagadora maioria, mudar um pouco isso não vai fazer diferença. Agora os poucos negros virarem brancos complica.

    2. Jhene aiko disse:

      Você acabou de ser racista seu idiota, achar que não existe racismo é uma piada bem idiota!!! Imbecil!!

  3. M Timbricius disse:

    Cara, eu acho que é uma questão de representatividade. Se vai fazer baseado nas histórias, e que isso passa pela questão da cor da pele e racismo para o despertar dos poderes dele, porque colocam um cara de pele clara? É outro personagem. Há certos meios que tentam homogeneizar o máximo possível, e a indústria “mainstream” de cinema é uma delas. Duvido que não haja um brasileiro, de pele escura, que não tenha capacidade para fazer esse papel.
    No entanto, há um outro ponto: a questão de que, até pela miscigenação, raramente temos brasileiros brancos caucasianos. E esse ator tem um tipo bem latino. Há a possibilidade de que, para os brancos americanos, ele não seja branco (e não é). No entanto também não é o ideal para representar um personagem cujos poderes despertam após sofrer bullying por ser um negro filho de pai negro em mãe branca.

    1. Rockerz disse:

      Não sei o que pensar na verdade. Não quero acreditar no whitewashing mas por que não colocar um negro no papel?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.