Categorias
Séries

Watchmen está cada vez mais atual

Watchmen está cada vez mais atual e isso me assusta.

2020: pandemia, fascismo, nazismo, racismo, mentiras, fake news, teorias da conspiração. Todas essas palavras representam bem este ano e, não surpreendentemente, muito tem sido feito na cultura pop para expor estes problemas. Mesmo assim algumas pessoas fingem que o que se aponta como absurdo em séries, filmes e quadrinhos não é real e faz parte de um complô global de George Soros para instaurar o comunismo mundial. Pois é, Alan Moore sempre está certo mesmo, e Watchmen está cada vez mais atual.

Os quadrinhos são inegavelmente um belo retrato do que houve durante a Guerra Fria. Com as devidas licenças poéticas vemos heróis se portarem inadequadamente em um mundo prestes à explodir. A série da HBO fez o mesmo, mostrando o crescente racismo incorporado na sociedade norte americana, mas com super poderes.

Watchmen está cada vez mais atual - Blog Farofeiros

É notório de todos, principalmente do noticiário policial, casos de racismo nos mais diversos cantos do mundo. O Movimento Vidas Negras Importam cresce no mundo e acaba chamando a atenção de gente desocupada e preconceituosa. Estes racistas criaram um anti-movimento clamando que não só as vidas negras importam, mas todas, infelizmente isto fica apenas no discurso quando seus membros acabam matando negros desarmados com suas AR-15 registradas legalmente.

E a polícia? É aí que a séries Watchmen está cada vez mais atual, afinal ela coloca o sistema que veste uma máscara prometendo proteção à todos, mas instiga pensamentos supremacistas. A violência contra minorias enaltecida por governantes nos coloca como vítimas e um plano absurdo que algum super vilão brega poderia armar. Porém essa infelizmente é a nossa realidade e a cultura pop tem mais do que obrigação se meter no meio dessa briga.

Entre as mais diversas ofensas que a ótima série Watchmen sofreu há quem a chame de “Propaganda Anti Policial“. Dados da policia no mundo todo mostram quem negros sempre são quem mais sofrem com o abuso de autoridade de quem deveria protege-los. No Brasil isso não é diferente e não se pode fechar os olhos para o que acontece em nossas cidades todos os dias.

Se quem deveria nos proteger é quem nos mata, e há estudos que provam isso, onde está a propaganda anti policial? A própria força cumpre esse papel contra todas as minorias. A discussão sem sentido da raça de Doutor Manhathan também é uma das bandeiras de reclamação de racistas espalhados pelas redes sociais.

Por isso repito, Watchmen está cada vez mais atual e isso me assusta. Onde tudo isso vai acabar?

Por Rodrigo Castro

Pai. Marido. Gamer. Colecionador. Desenha, pinta, escreve e bebe. Hippie que resolve tudo.

Depois de tentar escrever a sério viu que a vida é uma piada e largou a mão da mídia tradicional para virar um comunista que só lê gibis de super herói norte americano.

2 respostas em “Watchmen está cada vez mais atual”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.