Categorias
Pensamento

Como você pode ajudar o movimento #VidasNegrasImportam

Como você pode ajudar o movimento #VidasNegrasImportam? Alguns podem com dinheiro, alguns com tempo, outros indo à manifestações. No final você pode ajudar de várias maneiras, o importante é que você realmente ajude de alguma forma.

Por isso foi criado um site mostrando como você pode ajudar o movimento #VidasNegrasImportam. A seguir reunimos algumas mensagens e links para que você possa se informar como e o que pode fazer. Obviamente as indicações são mais que bem vindas para o movimento contra o fascismo também.

Posto isso como proliferador, eu também tenho que estudar e entender muito do que divulgo aqui. Da maneira que entendo ser correta tento espalhar a informação para que mais pessoas sejam atingidas pela mensagem.

A ajuda vai desde doação em dinheiro para movimentos até assinaturas digitais de manifestos antirracismo. Faça o que puder, mas faça!

Ir ou não aos protestos?

A realidade de cada um e as condições neste exato momento variam demais e ninguém pode dizer para ninguém o que fazer. Porém há algumas ideias que gostaria de destacar e que peço, do fundo do coração, que você escute e pense bem.

Ouça as palavras do Emicida, do Thiago Ávila e do Raull Santiago. Todos pontos de vistas válidos de pessoas que realmente podem te ajudar a decidir.

Durante os protestos

De maneira clara a organização das manifestações entende que é preciso lutar, mas a pandemia de COVID-19 exige cuidados. Se for menor de idade ou se você for ou tiver alguém em casa que esteja no grupo de risco recomenda-se ficar em casa.

Segurança e cuidado com gás lacrimogênio.

Como a violência é algo mais do que real em nosso país recomenda-se observações extras. Prevenção com dados na internet também é importante.

Petições online

Assine petições online no Brasil e nos EUA em favor de vidas negras. Para aquelas que necessitam de código postal norte americano recomenda-se utilizar os seguintes endereços e códigos postais:

  • 90015 – Los Angeles, Califórnia
  • 10001 – Cidade de Nova Iorque, Nova Iorque
  • 75001 – Dallas, Texas

No Brasil petições importantes como Justiça por João Pedro e Fora Garimpo, Fora Covid! também devem ser assinadas por todos.

Doações

Dinheiro é preciso para tudo e para todos. O site indica diversas instituições norte americanas para doação, mas neste momento acho importante fortificarmos as organizações brasileiras.

Educação

6 Dicas para Pessoas Brancas na Luta Antirracista – Levi Kaique Ferreira enumera e criou essa thread no Twitter extremamente importante para que possamos ajudar de maneira eficiente e correta na luta contra o racismo. Em seu Intagram há também a explicação do motivo de se dizer que todo branco é racista.

Livros de autores negros em PDF – Alguns importantes livros com autores negros. São livros de textos só de autores negros, de Joaquim Chissano à Grada Kilomba. Neste outro link você encontra muitos outros PDFs sobre o Pensamento Negro.

Cartilha Afronte o racismo – Uma importante cartilha explicando o conceito de raça, a escravização e a resistência negra.

Ser Afro-americano e LGBTQ – Uma Introdução – Texto elucidando questões sobre alguns dos problemas enfrentados por afro-americanos LGBTQ.

Por Othon Chievo

Mente e bigode brilhantes em um mar de falta de luz. Simplesmente superior. Exu de direita. Conservador de esquerda. Metamorfose estática.

Pensador contemporâneo que fala besteiras apenas para irritar os outros.

2 respostas em “Como você pode ajudar o movimento #VidasNegrasImportam”

[…] ajudar como for. Compartilhando informação, ajudando financeiramente algum movimento, ou até escrevendo e mostrando sua revolta. E compartilhe a cultura pop politizada, como sempre […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.