O fim da Vertigo - Sandman - Perpétuos - Blog Farofeiros

O fim da Vertigo

Escrito por | Quadrinhos


A DC Comics decreta o fim da Vertigo. E agora?

A DC Comics decretou o fim da Vertigo deixando fãs ao redor do mundo chocados. O selo trouxe ao mundo Sandman e seus spin offs, V de Vingança, Fábulas, Hellblazer, Preacher, Monstro do Pântano, Astro City e tantos outros ao mundo chega ao fim. Nomes como Garth Ennis, Neil Gaiman, Grant Morrison, Jason Aaron, Chris Bachalo e Frank Quitely, por exemplo, ganharam notoriedade mundial graças a este braço editorial.

Todas as publicações atuais do selo como High Level, Goddess Mode e American Carnage, serão finalizadas até o final de 2019.

O fim da Vertigo - Astro City - Blog Farofeiros

A questão toda é que a DC Comics quer colocar sua marca em tudo o que publica e ter um maior controle editorial. A Vertigo é um bom exemplo de como uma editora grande poderia usar bem seu poder, apesar de ter lançado diversos clássicos não podemos dizer que tudo foi um sucesso de vendas.

O fim da Vertigo acompanha outros selos mais inexpressivos, principalmente para nós brasileiros. DC Zoom e DC Ink serão substituídos por DC Kids, DC Black Label  e DC. Isso, separarão os títulos para crianças, para fora da continuidade e todo o resto. O público adulto parece que terá que torcer para que o DC Black Label seja pelo menos parecido com a Vertigo.

O fim da Vertigo - Hellblazer - Constantine - Blog Farofeiros

Sabemos que público adulto não é um filão tão grande do mercado quando a liga mais infanto-juvenil. Isso sem falar que a DC Comics não falou que com o fim da Vertigo ela deixaria de produzir quadrinhos adultos.

Já faz um tempo (né Didio) que a editora anda movendo seus títulos adultos para outras linhas. A incorporação oficial de Sandman ao Universo DC levou a criação de diversos títulos do mesmo estilo, mas fora da Vertigo no início de 2018.

A Vertigo que você conhecia dos anos 90 não existe já faz muito tempo e seria natural uma renovação. Mas mudar o nome de uma linha editorial extremamente elogiada por fãs e crítica só me leva a crer em pirraça pessoal de alguém do grupo editorial.

O fim da Vertigo - Lúcifer - Estrela do Amanhã - Blog Farofeiros

Infelizmente as HQs perdem um espaço valiosíssimo em uma editora gigante. Com o fim da Vertigo ficará mais complicado encontrarmos o próximo grande clássico adulto.

Só nos resta saber quanto tempo irá demorar até que a DC Comics faça alguma bobagem novamente. O recorde é de 127 dias sem besteira nenhuma.


Última alteração: 24 de junho de 2019

3 Responses to :
O fim da Vertigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.