Quem foi Stan Lee - Blog Farofeiros

Quem foi Stan Lee

Escrito por | Quadrinhos

Você sabe realmente quem foi Stan Lee?

Ainda estamos de luto mas acho importante neste momento mostrar um pouco mais quem era Stan Lee.

Já escrevi uma breve homenagem, mas senti que precisava falar mais. Precisava falar quem foi Stan Lee para mim e mostrar minha visão para nossa audiência.

Certa vez esse tal de Stan Lee deu um susto na gente, outra vez a gente descobriu umas nudes dele, mas ele apartando uma briga entre Thor e Hulk sempre será épico. E é neste espírito que quero mostrar quem foi Stan Lee.

Eu poderia falar quando ele nasceu e como. Mas isso você consegue ler perfeitamente na Wikipedia. O que você não vai ler lá é o quanto suas criações moldaram o Universo Marvel e, consequentemente, nosso mundo.

O vídeo abaixo da Piauí foi gravado em 1988 e mostra Stan Lee falando de como seus heróis se tornaram mais humanos.

Acho que é normal ficar sem ar depois de ver essa fala. Mas não acaba aí, no intuito de humanizar seus personagens Stan ajudou a popularizar o humanismo. 

Milhões de pessoas podem se dizer lapidadas moralmente por ler personagens como Homem Aranha, Pantera Negra, Demolidor entre tantos outros. 

Quem foi Stan Lee? Ele não era um homem religioso apesar de acreditar em Deus e na vida eterna. Sempre condenou religiões que se aproveitavam das fraquezas das pessoas para atingi-las.

Mas talvez uma das falas que mais admiro em Stan Lee foi feita não muito tempo atrás. O texto transcrito está em vídeo no tweet a seguir.

A Marvel sempre foi e sempre será um reflexo do mundo fora da nossa janela. Esse mundo pode mudar e evoluir, mas a única coisa que nunca mudará é a maneira como contamos nossas histórias de heroísmo. Essas histórias têm espaço para todos, independentemente de raça, sexo, religião ou cor da pele. As únicas coisas para as quais não temos espaço são ódio, intolerância e fanatismo. Esse homem está perto de você, ele é seu irmão. Aquela mulher ali, ela é sua irmã. E aquele garoto andando? Hey, quem sabe ele tem a força proporcional a de uma aranha? Somos todos parte de uma grande família, a família humana.” 

Stan Lee

Stan Lee foi quem me inspirou a ter o que tenho e a fazer o que faço. Meu olhar crítico do mundo nasceu e amadureceu junto de seus personagens. Com grandes poderes sempre virão grandes responsabilidades e é muito importante não fugir delas.

Na verdade me sinto uma fraude em tentar juntar palavras para descrever o autor e o ser humano. Por isso utilizarei as de outro escritor, neste caso, as de Michael Chabon.

Algumas pessoas são influências. Outros – alguns raros – reorganizam a estrutura dos seus neurônios. A contribuição criativa e artística de Stan Lee para o panteão da Marvel tem sido debatida incessantemente, mas basta olharmos para o trabalho solo de Jack Kirby para ver o que Stan trouxe à parceria: um humanismo inabalável, uma fé em nossa capacidade humana de altruísmo e autoconfiança. Sacrifício e no triunfo final do racional sobre o irracional, do amor sobre o ódio, que era um perfeito contraponto ao quase niilismo escuro e suado de Kirby. No auge de sua parceria, foi a visão de Stan que predominou e que continua moldando minha maneira de ver o mundo e de contar histórias sobre esse mundo até hoje.”

Em tempos tão sombrios como os nossos quem foi Stan Lee ajuda a aliviar o coração e a tensão.  Como não estamos sozinhos vamos continuar aqui como Stan, humanistas fazendo boa arte.

Quem foi Stan Lee - Blog Farofeiros - Kyle Nishioka from Kaneohe, USA [CC BY 2.0 (https://creativecommons.org/licenses/by/2.0)], via Wikimedia Commons

Stan Lee, Steve Ditko e Jack Kirby devem estar prestes a lançar um gibi infernal em breve, seja lá onde estiverem.

Veja mais...

Última alteração: 13 de novembro de 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.