Categorias
Quadrinhos

Quem é Mojo?

Talvez você precise saber quem é Mojo com uma certa urgência…

O vilão dos X-Men poderá ter um papel importante no MCU em breve e por isso é importante que você saiba quem é Mojo e de onde ele veio. Explicamos essa teoria ao final deste artigo, mas é inevitável não amar – ou odiar – este repulsivo monarca de outra dimensão. O personagem é ligado diretamente aos mutantes da Marvel Comics, mas já deu muita dor de cabeça para muita gente nos quadrinhos.

A seguir exploramos um pouco da sua história nos quadrinhos e, ao final, especulamos um pouco – só por que isso é muito divertido.

Mas afinal, quem é Mojo nos quadrinhos?

Quem é Mojo - Marvel Comics - Blog Farofeiros

Mojo é um tirânico governante da raça Sem Espinha, que só começou a evoluir a partir do momento que o cientista Arize criou exoesqueletos para que pudessem se mover. Tal tecnologia acabou desenvolvendo a raça de maneira que ultrapassou o desenvolvimento local, o que transformou Mojo em um regente pouco peculiar.

Para satisfazer os desejos dos Sem Espinha o cientista Arize, novamente, criou uma raça humanoide geneticamente engenhada para serem escravos. Porém, dentro dessa programação, foi colocado o desejo de se rebelar contra o sistema. O cientista foi banido quando se recusou a construir armas para a raça opressora.

A estrutura de poder dessa dimensão é baseada na indústria televisiva e Mojo se tornou um líder por controlá-la junto o tráfico de escravos. O planeta e a dimensão/universo são nomeadas em sua “homenagem”, Mundo Mojo e Mojoverso. Ao seu lado sempre se pode ver Major Domo que controla as finanças e comanda os serviçais do tirano, apesar de seu modo sarcástico ele é totalmente leal à administração Mojo.

Quem é Mojo - Marvel Comics - Blog Farofeiros - 03 - Longshot e Espiral

A partir deste ponto a história de Mojo se confunde com a de seu principal rival: Longshot, um de seus melhores dublês de ação – com o estranho e divertido poder da “sorte” – que acabou se tornando o líder da rebelião. Em uma das batalhas o herói é forçado a sair do Mojoverso e acaba caindo na Terra 616 e com a ajuda de Doutor Estranho e Rita Ricochete (apaixonada por Longshot e alter ego de Espiral) derrotaram Mojo.

É importante especificar de qual universo estamos falando pois segundo o próprio Mojo não há contrapartes universais dele e dos habitantes do Mojoverso, assim eles seriam únicos em todo o multiverso. Apesar disso uma versão não alienígena e bem menos poderosa surgiu em Ultimate X-Men que padeceu aos “cuidados” de Xavier. Os X-Men deslocados no tempo também tiveram um encontro com a vossa obesidade.

E assim começa a longa jornada de um tirano que usa a televisão como arma atrás de novas atrações na Marvel Comics.

Mojo e os X-Men

Quem é Mojo - Marvel Comics - Blog Farofeiros

Para dominar a audiência, o tirano rouba seres de outras dimensões e os transforma em programas televisivos dos mais diversos formatos. Foi assim inclusive que o vilão encontrou um de seus maiores sucessos: os X-Men da Terra 616.

Em uma das primeiras histórias com os mutantes da Marvel Comics Mojo sequestrou Betsy Braddock, a Psylocke, que, no momento, estava cega. Para atrair a moça o vilão ofereceu novos olhos cibernéticos que foram aceitos, após o transplante os Novos Mutantes originais resgataram-na… Porém o plano de Mojo não era tão bondoso, sem o consentimento de Betsy os olhos implantados eram na verdade câmeras interdimensionais que possibilitaram a gravação e transmissão de tudo que a mutante fazia.

Porém Mojo retorna ao poder e envia Longshot completamente sem memórias para a Terra para se juntar aos X-Men. O plano era escravizar os mutantes transformando-os em crianças, porém os Novos Mutantes novamente surgem e resgatam a outra equipe. O detalhe desta trama é que apesar da visível vitória dos mutantes isso acabou alavancando a audiência do vilão que teve sua influência política ampliada em seu mundo.

Quem é Mojo - Marvel Comics - Blog Farofeiros - 04 - X-Babies

Outra mutante que foi manipulada por Mojo foi Rachel Summers, mas tal domínio durou pouco. Isso ocorreu pouco antes de um “sumiço” dos X-Men por terem supostamente morrido para o Adversário na saga Queda dos Mutantes. Sem receber transmissões de Betsy e louco para aumentar a audiência, Mojo é aconselhado a criar seus próprios X-Men que pudessem ser melhor controlados. Muitas versões surgem diante dele e foram mortas em seguida, com exceção dos X-Babies. A versão infantil dos mutantes foi um sucesso instantâneo, mas logo se rebelaram e levaram Rita com eles.

O fracasso de Mojo com os X-Babies nunca foi superado ao ponto de que praticamente todo X-Men tinha uma contraparte infantil rebelada no Mundo Mojo. Para combater os X-Babies o vilão decidiu criar os Vingadorzinhos e, obviamente, eles também se rebelaram. Aparentemente cópias infantis dos vilões de Era da Apocalipse também quebraram o domínio de Mojo e acabaram destruindo grande parte do Mundo Mojo. A ameaça só se resolveu com a ajuda de Longshot e dos Exilados.

Estes são apenas alguns exemplos da influencia e do poder que Mojo tem no Universo Marvel. Wolverine e Homem Aranha e até Howard o Pato já tiveram o “prazer” de cruzar essa gordurosa abundância amarela também.

Por Rodrigo Castro

Guru de bobajada, coach de piadas sem graça e sommelier de ironia. Também é leitor de gibi e jogador profissional de videogames no easy.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.