Categorias
Pensamento

Eu já morri antes

Já morri antes e nem avisei ninguém.

A frase do título é do escritor Warren Ellis em uma história em quadrinhos do Cavaleiro da Lua da Marvel. Na história o herói realmente morreu e teria sido trazido de novo à vida por deuses egípcios para lutar em nome e interesses deles. E como eu já morri antes, me identifiquei e resolvi compartilhar com vocês.

Claro que não quero que alguém contextualize a frase literalmente, não apenas um pensamento mas algo maior, no lugar podemos divagar primeiramente sobre o que é a morte filosófica. Podemos dizer hoje que não atingir a sua meta de vendas neste mês pode ser uma morte. A ausência de estabilidade emocional em seu relacionamento pode ser uma morte também. A falta de dinheiro pode ser uma morte, a própria incapacidade de sair da crise também pode matar. A saudade de alguém que você ama também pode matar. O mal humor do seu chefe pode ser uma arma mortal também.

Mais uma morte em Extermination - X-Men - Jean Grey - Oh My God - Blog Farofeiros

A morte não precisa ser física para causar a atrofia de uma reação, a energia baixa, o mal humor, crises emocionais podem deixar qualquer um estático para o mundo. Mas, parafraseando Cazuza, o tempo não para.Não agir na hora em que você realmente precisa é fatal e saber disse é a primeira arma que você irá usar.

Sentir é inevitável, você irá sofrer, chorar e se sentir para baixo durante uma crise, independente da origem dela, o que faz a diferença é o que você faz ao receber o golpe mortal. Ficar deitado esperando que o universo se alinhe de maneira que irá lhe beneficiar é uma, mas será mesmo que é a melhor?

Thanos enfrentando a morte

Ao receber a apunhalada do destino o pensamento que surge é que você tem certeza de apenas uma coisa: a dor. Depois disso você for ficar parado e estagnar ou reagir de acordo com o que lhe convém. Ser derrotado é fácil, o que você faz com a derrota é que lhe transforma, é o que pode te motivar à subir a montanha que nunca almejou sobrepujar.

Seguir um instinto de autoproteção é da natureza humana, mas o ser humano já evoluiu ao ponto de consciência que é possível transformar essa dor em uma energia de mesma intensidade, mas apontando para outra direção. É essa energia que transforma uma situação inevitavelmente ruim naquilo que você realmente precisa: o incentivo para continuar aquela faculdade trancada, a clareza para pedir perdão e ser perdoado, a busca de uma nova carreira. Entendeu como eu já morri antes?

Legado Marvel - O Retorno do Quarteto Fantástico - Wolverine com Joia do Infinito

É aí que você percebe que a resposta e a força para tudo estava dentro de você.

Então você poderá dizer que já morreu, mas que não gostou da situação então você fez como o super-herói da história em quadrinhos: se ergueu.

Pensamento do Dia

“Eu já morri antes. Foi chato, então me levantei.”

Warren Ellis

Toda segunda tem a mesma ladainha mas com uma cara diferente. Mas as vezes é igual.

Por Rodrigo Castro

Debochado e inconveniente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.