Categorias
Besteirol

Boninho é o Ozymandias brasileiro

O Brasil precisa ser salvo de si mesmo e por isso Boninho é o Ozymandias que precisamos.

Posso ser considerado o famoso crítico de tudo, e tudo engloba realmente muita coisa. Como sou um certificado seguidor de Chico Barney e já li uma quantidade razoável de textos de Maurício Stycer acredito ter embasamento para falar de entretenimento televisivo no ramo de reality show. Mesmo sem assistir um show desses há mais de 10 anos. Com isso desenvolvi a tese que o BBB20 poderia provar que o mega produtor televisivo é, na verdade, alguém além de nosso tempo. Boninho é o Ozymandias que o Brasil precisa e posso provar.

Esta matéria entra para o Hall of Fame deste blog, São matérias jornalísticas sérias como a ampla divulgação da doença Ligma, da dúvida em qual bicho é o Bowser, como se utiliza as três conchas e a explicação derradeira do que é o Beijo de Poseidon. Chupa Sensacionalista.

Para inicio de conversa preciso explicar com todos os pontos quem é Ozymandias, personagem de Watchmen (quadrinhos, filme e série), da irrefreável mente de Alan Moore. O personagem é dono de uma mente extraordinária que o catapulta para o ápice na escala social humana. É dele o plano de criar um inimigo comum entre Estados Unidos e União Soviética (sic) para que a paz seja alcançada.

Boninho é o Ozymandias brasileiro - 1 - Pensamento - Blog Farofeiros

Seu plano consiste em jogar um ser de origem suspeita em diversos locais do mundo dizimando cidades inteiras. Inclusive os resultados podem ser vistos na série que não tem participação do autor original, mas Damon Lindelof faz um bom trabalho. Nos quadrinhos o Relógio do Juízo Final é um pouco mais enrolado – e bem menos emocionante e também sem a participação ou autorização de Moore – que a série da HBO.

Por outro lado temos João Bonifácio Brasil (ô pátria amada) de Oliveira, o diretor televisivo conhecido como Boninho. Em seu currículo podemos nos atentar a presença constante de produções de sucesso da Rede Globo. De Domingão do Faustão (desde 1989) até a inesquecível TV Colosso. O casal Luciano Huck e Angélica sempre podem contar com a direção de Boninho em seus programas, mesmo que ele se chame Angel Mix ou Video Game.

O diretor de 61 anos, até aqui não mostrou as similaridades com Ozymandias, eu sei. Mas não cheguei lá ainda.

O plano

O Relógio do Juízo Final - Watchmen - Ozzymandias

Tudo envolve um plano, meticuloso e extremamente manipulativo – como tudo que é vendido na mídia de fácil acesso. Boninho é o Ozymandias pelas similaridades em seu plano e, talvez, até pelo objetivo final.

O mundo real hoje é, inevitavelmente, polarizado como era na época em que EUA e União Soviética se cutucavam com vara curta. O que Boninho fez nesta edição do reality show, ou BBB20, foi selecionar uma boa quantidade de pessoas com um bom referencial humanista e coloca-los em uma gaiola cheia de machos héteros topzera.

Quem lava a Lava Jato - Watchmen - logo - Blog Farofeiros

Em um confronto direto o nosso Ozymandias colocou na arena mais do que pessoas, colocou ideias e ideais. E simplesmente tenta controlar as cenas esperando que cada um dos participantes pelo menos tente arrancar a cabeça do outro em rede nacional. Preferencialmente enquanto o Tiago Leifert tenta falar algo profundo e falha miseravelmente.

Por enquanto o programa se resume à um bando de gente preconceituosa mostrando o quando é babaca armando, de maneira ineficiente, contra quem tem uma visão mais humanizada da sociedade. Sempre lembrando que isso é em rede nacional.

Acredito que Boninho é o Ozymandias brasileiro por ter esse imenso poder da comunicação em massa no maior canal de televisão do Brasil e estar predisposto – pelo menos aparentemente – a mostrar o lado certo das coisas… Ou pelo menos o que melhor lhe convém.

Boninho quer que o mal acabe de qualquer jeito, assim expor o machismo do “hétero top” em rede nacional e eliminá-lo semanalmente via paredão seria o plano para conseguir a paz (mundial?).

Nem tudo faz sentido (mas faz)

Boninho é o Ozymandias brasileiro - 3 - Pensamento - Blog Farofeiros

Boninho é o escolhido de Luciano Huck e sua esposa para todas suas produções da Rede Globo. E Lulu tem se mostrado cada vez mais candidato à presidência ou, pelo menos, um cabo eleitoral de luxo para as próximas eleições. Se uma candidatura própria não surgir é certo que algum grande nome, como Sérgio Moro, por exemplo, poderia ser o escolhido deles para ser seu candidato.

… e provavelmente o próprio presidente. Como lidar com tal poder midiático?

Quem lava a Lava Jato - Watchmen - Doutor Manhattan - Blog Farofeiros

Além disso temos Pyong Lee que representa tudo o que a direita conservadora gosta em uma pessoa que aceita verba do governo para propaganda política disfarçada para jovens. Sem falar de sua insistência medíocre em afirmar que a hipnose poderia ajudar em problemas psicológicos. E mesmo que ele apanhe isso é importante para os negócios da Rede Globo.

Concluo assim que Boninho é o Ozymandias que o Brasil merece, não o que precisa. Mas nesta história, real ou não, falta saber quem é o Dr. Manhattan que merecemos. Spoiler: é o Facebook.

E sim, eu penso umas merda bem foda.

Por Rodrigo Castro

Pai. Marido. Gamer. Colecionador. Desenha, pinta, escreve e bebe. Hippie que resolve tudo.

Depois de tentar escrever a sério viu que a vida é uma piada e largou a mão da mídia tradicional para virar um comunista que só lê gibis de super herói norte americano.

7 respostas em “Boninho é o Ozymandias brasileiro”

[…] momento solene chacotar do povo que acredita que política é como um paredão de eliminação de Big Brother. Venho chacotar de quem acha que agora é fácil tirar o Temer e logo em seguida tirar o Cunha. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.