Categorias
Quadrinhos

Gibi do Lula!

Sim, existe um gibi do Lula oficial e gratuito.

Depois que li Rura – O Espadachim de 9 Dedos acreditei que nunca mais veria uma história em quadrinhos com uma boa produção falando da atual situação do país e da esperança representada pelo candidato do PT à presidência mais uma vez. Felizmente eu estava errado e eis que surge o gibi do Lula, real, oficial e gratuito no formato digital. Vale a pena ler LULA da Perseguição à Esperança Renovada.

Obviamente o quadrinho faz parte da campanha do PT quanto à pré-candidatura de Luiz Inácio da Silva, e é distribuído no próprio site do partido em sua versão PDF no chamado Memorial da Verdade gratuitamente. Você pode baixar em seu kindle, ver no computador ou no seu celular…

Apesar de gostar muito da linguagem adotada não podemos nos iludir: é uma peça publicitária. Seu visual rústico lembra o traço de artistas como Joe Sacco, com menos detalhes mas ainda assim bonito. A equipe criativa é extensa e no expediente fica claro que não é o resultado do trabalho de só uma pessoa. Visualmente as cores e diagramação são bem feitos, é o tipo de arte que não exagera traços e mesmo assim é expressivo.

Este quadrinho tem um compromisso com fatos (para tanto existe até checagem de dados), por isso o tom dele é diferente do que veríamos normalmente em um gibi mas – novamente – essa é a intenção da peça publicitária. Não que isto seja ruim, de forma alguma, mas pode não sei o que você gostaria de ver em um gibi do Lula. Talvez se houvesse uma segunda edição com uma história?

É afiado o quadrinho mostra o motivo de tudo estar do jeito que está hoje. Talvez esta seja uma obra que só o próprio PT mesmo poderia financiar – colocar tantas críticas e tantas imagens prontas para se tornar memes na internet se transformarão em um material legal para sua campanha. Só um partido com o seu tamanho poderia lidar adequadamente com o tema e com a segurança editorial de uma obra dessas.

Retratos como os de Dilma são uma bem vinda homenagem à presidenta, talvez possam vender como pôsteres – a arte vale a pena mesmo. Assim como Batmoro Derpino e o Temer diabólico, memes de qualidade que fazem a Marvel Comics e a DC Comics ficarem com inveja.

Novamente, apesar de ser uma peça publicitária vale a pena a leitura pelo conteúdo histórico. Mostra de maneira interessante partes importantes do golpe de maneira clara e e didática. Não, não é um gibi perfeito, mas é o gibi do Lula que precisava ser feito.

Acho que se vendessem em capa dura eu compraria.

Por Rodrigo Castro

Debochado, inconveniente, guru de bobajada, coach de piadas sem graça e sommelier de ironia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.