Categorias
Games

Warframe ainda é divertido em 2020?

Será que Warframe ainda é divertido hoje em dia?

Sabe aquele game que vira e mexe você volta a jogar? Tenho alguns de estimação que jogo dessa maneira, jogo um tempo, canso e volto. World of Warcraft é um bom exemplo – sempre reclamo mas sempre volto. Dar tiros em terceira pessoa saltando como pseudo ninjas também é um hobby, mas será que Warframe ainda é divertido em 2020?

Lembro-me do visual PC batata do início em 2013, jogo desde o lançamento entre idas e vindas. Nunca cheguei nem perto do endgame, afinal comprometimento em um jogo online é algo que falta por aqui. Mesmo assim pude perceber a bela evolução do jogo e seu modelo comercial de perto.

Com a TennoCon 2020 totalmente online resolvi dar mais uma chance e assisti o evento para ganhar seus prêmios. Um warframe prime e mais algumas tranqueiras. Um prêmio justo e bem vindo para alguém que não tem equipamentos bons o suficiente para atingir outros níveis do game.

Warframe ainda é divertido - Blog Farofeiros

Baixei o game, customizei meu personagem e lá estava eu mais uma vez enfrentando legiões de inimigos atrás de materiais para fazer mais itens. Em terceira pessoa obviamente.

Tenho várias horas de jogo em Warframe mas se for conferir minhas conquistas… Xiii… Situação complicada essa. Numa época aqui na nossa praia jogávamos por falta do que fazer e por vezes jogava apenas para dar sono. Quando a grande atração do game é usar fases montadas proceduralmente isso acontece.

Mas suas constantes reformulações e ampliações mudaram isso de uma forma interessante. As fases montadas proceduralmente são bacanas, mas não segurariam o game todo por muito tempo. Com isso diversos novos modos de jogo foram inseridos, veículos como o skate sem rodinhas K-Drive, o acessório para seu warframe voar em mapas abertos ou no espaço Warchwing e até uma nave espacial Railjack para você e seus amigos brincarem de Enterprise.

Não acompanhei todas as suas mudanças de perto, portanto hoje sou um autêntico veterano noobie de Warframe. Os tipos de jogo PVE são diversos, dizem que o PVP é bem competitivo e a história é bem profunda e com ramificações que não consigo (e nem quero) entender. Mas isso tudo ainda não confirma se Warframe ainda é divertido? Será que é?

Warframe não é Destiny mas às vezes pode ser.

Warframe ainda é divertido - Blog Farofeiros

As similaridades são muitas e inegáveis entre Warframe e Destiny. Não há como não comparar as os dois games, mas o sistema de monetização dos dois são sua principal diferença (e talvez sua força) no mercado de games. Já fazem anos que um jogo tem copiado o outro e nada tem os impedido de continuar, afinal os dois principais shoot and loot do mercado procuram o mesmo público.

Algo que Warframe copiou de Destiny e me irritou é a “Temporada” onde você faz tarefas para ganhar reputação e desbloquear prêmios dentro de um determinado tempo. Até fiquei com vontade de jogar mais e correr atrás de determinados itens mas isso tornou o game inacessível para o jogador casual. Não tem como alguém ganhar as orelinhas de vidro sem se matar de jogar.

Sou um muquirana digital com relação à games. Não gosto de microtransações e expansões são raros os casos que adquiro. Warframe é um game que nunca precisei gastar R$ 1 se quer, tive vontade, mas não precisei gastar para me divertir. E este é um fator importante para se pesar quando se é questionado se Warframe ainda é divertido.

O modelo de negócios de Warframe me é mais atraente que Destiny, enquanto um você não precisa gastar nada virtualmente para se jogar o outro custa algumas centenas de reais para ter o conteúdo completo. Não que Warframe seja um modelo bonzinho e perfeito, mas é menos caro e – novamente – mais acessível.

Warframe ainda é divertido - Blog Farofeiros

As comunidades dos dois games são igualmente complicadas – jogos cooperativos tem disso e não há muito o que fazer. Porém resolvi este problema simplesmente não entrando na comunidade e não pedindo ajuda. Qualquer grupo aberto pode te colocar em um grupo com pessoas com muito mais habilidade e cumprir uma missão acaba mesmo sendo apenas uma corrida para ver quem acerta mais pulos. Mesmo que sua missão seja exterminar todos os infestados há alguém muito na sua frente e pronto para reclamar de você.

Até vídeos de “tutoriais” vi muitos especialistas com uma irritante arrogância, apontando a estupidez do outro jogador que não usa – ou não tem – os itens que ele indica.

O Coração de Deimos

Warframe ainda é divertido - Blog Farofeiros

A mais recente expansão de Warframe foi lançada – gratuitamente, é sempre bom lembrar – dia 25 de Agosto de 2020. Entre defeitos e qualidades é inegável que há muito mais conteúdo em uma expansão do game do que de outros similares (estou olhando para você Destiny, seu feio).

Novo mapa com design estranho cheio de NPCs nogentos para você conversar e trocar peixes, pedras e seres vivos por pontos para você ficar mais bonito e mais forte. Lembrou muito Fortuna ou Cetus, outros mapas de mundo aberto, porém a temática aqui são os Infestados… Só que mais grotescos que o normal.

A história é bem ruim e você não se sentirá compelido à ajudar os personagens além da vantajosa troca de favores tradicional. Sim, mias do famoso grind atrás de reputação e pontos para serem gastos por suas respectivas oferendas. Pelo menos agora você vai poder surfar num mosquito e dar tiros com ele.

Mas dá para brincar?

Warframe ainda é divertido - Blog Farofeiros

Em minha carteira de jogos posso colocar Warframe na mesma gaveta de games que World of Warcraft, Cities Skylines e até Full Throttle. É um daqueles games que sempre volto a jogar depois de um tempo para recuperar uma lembrança, uma diversão perdida que jogos mais recentes e mais trabalhados as vezes não conseguem me dar.

Nossa atual brincadeira favorita no game é a railjack, mas dificilmente jogamos com outros jogadores e juntar todo mundo com vontade de brincar naquilo é difícil. Apesar de complicado as vezes uma partida pode ser bem mais demorada que uma missão normal, mas normalmente é bastante recompensador para jogadores casuais como o povo da minha turma.

Sim, Warframe ainda é divertido, poderá te prender por um tempo mas não acredito que será o jogo da sua vida ou que você irá jogar muito mais. Não é o game do ano, é um game que você precisa experimentar, mas não acho que você irá amar. Talvez seja apenas um romance de verão.

Seu sistema de itens e a respectiva evolução deles lembra a de alguns jogos móveis que utilizam moedas verdes para acelerar processos ou anular a espera. E isso é bem irritante se você não quer gastar dinheiro em um game que é “grátis”. Os cosméticos são absurdos e só obtidos em promoções, Prime Gaming ou assistindo transmissões específicas pela Twitch. São tantas opções de customização visuais que a maioria dos jogadores descaracteriza tanto seus personagens que fica bem difícil identificar alguns warframes.

Sei que Warframe é um shot and loot que visa o lucro te fazendo jogar muito e que espera você ficar sem paciência e gastar dinheiro de verdade para agilizar os processos. Pay To Win? Acredito que sim, mas nem sempre vencer é o que vai te fazer se divertir em um jogo. Talvez o objetivo não seja o que te trará satisfação, mas a árdua caminhada atrás de itens para fazer outros itens em um grind interminável.

Já já vou cansar de Warframe. De novo.

Agradeço ao Lucto por me ajudar nas missões de espionagem pois sou ruim demais para concluí-las.

Por Rodrigo Castro

Pai. Marido. Gamer. Colecionador. Desenha, pinta, escreve e bebe. Hippie que resolve tudo.

Depois de tentar escrever a sério viu que a vida é uma piada e largou a mão da mídia tradicional para virar um comunista que só lê gibis de super herói norte americano.

2 respostas em “Warframe ainda é divertido em 2020?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.