Sem neutralidade da internet

Sem neutralidade da internet

Escrito por | Pensamento

Estamos vivendo sem neutralidade da internet?

Este ano não acaba de jeito nenhum e fico irritado com isso todos os dias. Não estou ansioso por 2018 pois estou certo de que será uma chuva de merdas, afinal ficar sem neutralidade da internet será apenas umas das pequenas encrencas do ano.

Os absurdos que estão ocorrendo nos EUA poderão chegar ao nosso país de forma catastrófica.

Sabemos que o Marco Civil da Internet nos defende, mas como nossos políticos agem como bem entendem é possível que votem para que pacotes possam ser comercializados de acordo com a utilização de cada usuário. O Marco Civil não diz, por exemplo, quem e como se deve fiscalizar a transmissão de dados, então se hoje o Netflix não funciona bem na sua casa é possível que o seu serviço de internet já bloqueie a transmissão de dados do serviço de stream.

Isso afetará diversas ramificações do mercado, serviços de stream como YouTube, Twitch, Netflix, entre outros poderão ser cobrados à parte, além do serviço de assinatura mensal. Desenvolvedores de games independentes também se declararam contra essa mazela sem neutralidade da internet.

Já se sabe que aqui no Brasil as operadoras já estão fazendo lobby para algo similar acontecer e com este governo corrupto e vendido não seria surpresa se algo assim fosse aprovado rapidamente. Lembra-se da Internet justa? Pois ela seria jogada no lixo praticamente e você só poderia ver o que seu pacote permite, o que deverá ser praticamente anúncios de notícias falsas no Facebook e no Instagram. Vale a pena postar este vídeo novamente.

Sua internet é boa? É rápida? Se prepare pois tudo será mais cara. Sabe o que é engraçado? Até a pornografia que você vê será mais cara. Mas o preço e qual pedaço da internet será entregue na sua casa ou no seu celular é apenas um dos terríveis sintomas de um mundo sem neutralidade da internet. O que uma internet neutra permite é que eu e você possamos acessar qualquer website de qualquer serviço ou operadora independente do serviço que você utilize. Resumindo, você tem o direito de usar uma internet da Oi para acessar um site que utiliza serviços da Tim.

Outra regra é que a velocidade de acesso à um site ou serviço (jogos, stream ou qualquer coisa) deve ser a mesma contratada para todos os tipos de acesso. E quem vai pagar por essas diferenças somos nós para essas mega corporações que já arrancam muito do seu dinheiro. Em Portugal as provedoras de internet já estão dividindo a rede em pacotes, eles estão sem neutralidade na internet.

Sem neutralidade da internet - Serviços de provedores em Portugal

Provedora de internet em Portugal: Quanto você pagaria de internet móvel se morasse lá?

A exploração da informação que será entregue à você será uma ferramenta ainda maior na manipulação que hoje vemos muito ativa no Facebook por exemplo. Em 2018 veremos muitas mais notícias falsas, perfis falsos e falsas promessas políticas para obter seu voto. A cultura do ódio hoje disseminada como pseudo-opinião pode se tornar algo do dia a dia e trás a realidade do livro 1984 absurdamente para a realidade.

O pior de tudo é que não é piada.

O Rockerz fez duas retrospectivas, de Quadrinhos e de Games e nem nessas áreas a situação me parece promissora.

Não entendeu? O Youtuber Cauê Moura desenhou.

Não gosta do barbudo? O Felipe Castanhari falou disso também, bem desenhado.

Se você está sentindo medo, fique tranquilo, você não está só. O que nos resta apenas é nos unirmos em uma Resistência contra a manipulação de opiniões.

Pensamento do Dia

O silêncio encoraja o tormentador, nunca o tormentado.
WISEL, Elie.

Se preferir pode ficar com aquela gripe gostosa.

Última alteração: 20 de abril de 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.