Categorias
Pensamento

Razão e fé

Não é polêmica e tem que ser falado sobre razão e fé em todos os lugares.

Farofeiros e farofeiras, não serei tão chato hoje, serei menos chato que os últimos dias, mas serei chato, mas não muito chato. Só um pouco afinal o assunto é razão e fé.

Consegui não comentar quando um amigo contemplou uma mandala divina em uma palheta de cores, invocando a divindade e a luz que existia naquele amontoado de simbolismo. Nem enviei-lhe um pentagrama invocando a mesma descrição. Viram? Estou bonzinho de um jeito bom.

É.

Mas esse fato me colocou a pensar, o quanto da ciência alguém precisa ignorar para se tornar um religioso ignorante, ver figuras sacras em alimentos podres e colocar a culpa de toda a existência, e como a mesma se formou, na vontade de concretização das palavras de um ser que ele não vê, não recebe ligações, mas te ama, sabe o que você fez de errado e vai te mandar para um caldeirão de óleo fervente se você não fizer o que ele te mandar. O discurso da alienação e até da esperar de um julgamento final, após a morte, e a devida retaliação dos infiéis em prol de um prêmio eterno, um lugar com paredes de ouro, me parece uma ideia muito pouco cristã. Mudei de assunto, não era nada disso que eu queria dizer.

Tony Stark - Homem de Ferro - Razão e fé - Blog Farofeiros

O que penso e avalio com tristeza é a religião, ou a definição de lado espiritual, cegando a vida das pessoas para fatos já conotados pela ciência e que é fantasiada como alegação do inimigo. Não, a ciência não sabe tudo e nem explica tudo, mas não é por isso que ela é a visão mais inteligente para o universo e a humanidade. O bom senso não resolveria só o problema político brasileiro, o bom senso é o que resolveria todos os problemas do mundo e se religião é algo bom mesmo deveria ser o porta bandeira de tal ideia. O pensamento de que razão e fé podem andar juntos é bem pernicioso mas, como disse, o bom senso resolveria a pendenga.

Como alguém prega o amor ao próximo sendo que nem aceitar a religião alheia ele aceita? Onde está a razão nisso? Onde está a fé nisso? São conceitos tão divergentes que se unidos podem causar queimaduras de terceiro grau e ainda receber um vale exorcista para utilizar em sua residência, em horário comercial. Mas o seu deus não está dentro de você? Ou ele é um gigante barbudo que vive nas nuvens? É possível ter razão e fé ao mesmo tempo?

Penso que se sua fé ultrapassa as barreiras da razão, então a fé para você é muito mais do que você imagina em sua vida. E não, isso não é uma coisa boa, você será mais suscetível à alienação e a tudo que seu deus prometeu que você sofreria. Não estou dizendo para você deixar de ter sua crença religiosa, só estou dizendo que se você acredita que seu deus é algo que provém do amor, você deveria praticar o mesmo.

Pensamento do Dia

O cosmos é tudo que é, jamais foi ou será.

Carl Sagan

Por Othon Chievo

Mente e bigode brilhantes em um mar de falta de luz. Simplesmente superior. Exu de direita. Conservador de esquerda. Metamorfose estática.

Pensador contemporâneo que fala besteiras apenas para irritar os outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.