Leonardo Da Vinci da Marvel Comics - 00

Leonardo Da Vinci da Marvel Comics

Written by | Quadrinhos

Você conhece o Leonardo Da Vinci da Marvel Comics? (não é piada)

Leonardo Da Vinci da Marvel Comics poderia (ou deveria) ser uma piada mas não é. Como foi visto recentemente em Iron Man 600 e nos quadrinhos SHIELD (de 2011 nos EUA), escrito por Jonathan Hickman, o pensador é uma figura bem importante para o Universo Marvel.

Confesso que não acompanhei a série por simplesmente ignorar algo do passado da SHIELD, sempre me pareceu uma agência de super chatice dos heróis Marvel. Mesmo envolvendo um autor que tanto aprecio a história nunca me fisgou. O Quarteto Fantástico e Vingadores de Jonathan Hickman são fantásticos e mais do que recomendo, diversos trechos de sua obra foi aproveitada no filme de Guerra Infinita inclusive.

SHIELD já não posso falar muita coisa, a série começou em 2011 e depois de cinco edições sofreu uma pausa que terminou apenas em Abril de 2018. No momento a história ainda não se concluiu.

Caso não tenha percebido este artigo provavelmente trará alguns spoilers da Marvel Comics. Os eventos que discutiremos abaixo seguem a cronologia norte americana, cerca de um ano na frente da que vemos no Brasil. Aliás, nem consegui confirmar o lançamento desta história pela Panini Comics.

Se achei que a história estava confusa até agora, bem, tudo se tornou algo que nem eu consigo acompanhar corretamente. Prepare-se para uma viagem muito louca sobre a versão de Leonardo Da Vinci da Marvel Comics. É bom já adiantar o chazinho pois a viagem será longa.

Leonardo Da Vinci da Marvel Comics
Leonardo Da Vinci da Marvel Comics em Iron Man 600

Leonardo dá o quê?

O Leonardo Da Vinci da Marvel Comics é um dos personagens mais importantes criados na história da Terra. Sua origem “heróica” se mistura à da criação da Irmandade do Escudo, ou Brotherhood of the Shield, que tem sua origem muito mais antiga do que se imagina. Aparentemente um dos primeiros “serviços” deste grupo se dá em 2620 A.C., onde uniram o mutante Apocalipse e o Cavaleiro da Lua para combater uma invasão da Ninhada!

Obviamente não parou por aí, de construtos mecânicos gigantes na Grécia antiga até o desastre da Idade das Trevas tiveram as mãos dos membros da Irmandade. Michelangelo Simoni? Esse polímata se tornou o Forever Man, e vive literalmente em todos os momentos no espaço tempo. Galileu enfrentou Galactus e foi assassinado por Isaac Newton pela liderança da Brotherhood of the Shield.

Leonardo Da Vinci da Marvel Comics - Nikola Tesla - Night Machine - Máquina Noturna
Nikola Tesla como Night Machine.

Também temos surgem dois nomes bem conhecidos dos quadrinhos, Howard Stark (pai de Tony Stark, o Homem de Ferro) e Dr. Nathaniel Richards (pai de Reed Richards, o Sr. Fantástico do Quarteto Fantástico). Eles trabalham junto de Leonid, filho biológico de Newton e uma alienígena além de ser filho adotivo super poderoso de Nikola Tesla, conhecido também como Máquina Noturna.

Acho que agora deu para entender onde vamos com este texto. E, obviamente a história acima foi bem resumida e diversos detalhes nem apontados foram.

Leonardo Da Vinci da Marvel Comics - SHIELD e a Máquina Humana para o futuro e além
SHIELD e a Máquina Humana para o futuro e além

Leonardo Da Vinci, Agente da SHIELD

Fiquei surpreso com sua aparição em Iron Man 600, mas não é de agora que o viajante do tempo Leonardo Da Vinci está nos quadrinhos da Marvel Comics.

Este Leonardo também nasceu em Vinci, Florença, na Itália e também é um dos renascentistas do Século XIV. Considerado um polímata, habilidoso pintor, escultor, musicista, matemático, engenheiro e inventor, entre suas anotações a máquina à vapor já era visionada.

Obviamente além de tudo isso Leonardo administrava e ia à campo para proteger a Terra com sua Irmandade do Escudo. Primeiramente, Da Vinci não é imortal, ele simplesmente aprendeu a viajar no tempo, por isso costuma aventurar-se ao lado de Imhotep (Egito antigo), Zhang Heng (China antiga), Galileu (Forever Man) e Isaac Newton (mais ou menos).

Em uma de suas aventuras se uniu aos cidadãos de K’un Lun (isso mesmo, a cidade mística do Punho de Ferro) para observar a chegada da Força Fênix.

Usando a alcunha de Aries Leonardo criou a organização Great Wheel of Zodiac com variados membros de proeminentes facções dispostas à dominar o mundo. Em um medonho acordo todos eles concordaram em agir secretamente e fazer missões para obter recursos que não poderiam ser encontrados em outros lugares. John Garret, Nick Fury, Barão Strucker são só alguns dos nomes relacionados à esta medonha sociedade que afundou com um membro tentando destruir os outros.

Great Wheel of Zodiac - Leonardo Da Vinci da Marvel Comics
Great Wheel of Zodiac, deu ruim.

Como a história de SHIELD está incompleta até o momento fica difícil saber o resultado de tantas encrencas temporais. Depois de sete anos o grupo de Leonardo Da Vinci está lutando contra Isaac Newton no futuro da humanidade e em três realidades diferentes. Ao mesmo tempo.

Tudo deve acabar bem e ainda permitir que ele volte para o presente para ajudar na nova SHIELD que surge nos quadrinhos da Marvel. A base para a formação da Nova SHIELD é literalmente um de seus criadores “secretos”. Riri Wiliams, a Iron Heart, que se cuide.

Se surpreendeu com o Leonardo Da Vinci da Marvel Comics? A sua história está longe do fim e sua importância não poderá ser questionada.

Compartilhe

Last modified: 15 de novembro de 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.