Os Santos - Leandro Assis - Capa - Blog Farofeiros

Censura racista

Written by | Pensamento

O quadrinista Leandro Assis tem sofrido uma censura racista no Instagram. Até quando?

Faz pouco tempo que conheço Leandro Assis e suas tirinhas de Os Santos. Mais do que arte e crítica social, são um soco na boca do estômago de qualquer um que acredita em igualdade de direitos do país… Mas não são todos que pensam assim, e por isso sua arte está sofrendo uma censura racista no Instagram.

Inicialmente uma tira foi denunciada e a rede social simplesmente a deletou. A tira intitulada “O anjo” mostra um garoto rico ouvindo os absurdos racistas de adultos, então ele vai até a cozinha e fala para a empregada negra que gosta dela.

Não há como relativizar essa censura, quem denunciou e denuncia este tipo de pessoa. Racistas estão denunciando algo que os incomoda, e o pior, graças ao Instagram estão vencendo. A série reflete com perfeição o que acontece no Brasil, por isso incomoda tanto.

Nosso país vive um ataque à cultura e críticas sociais e ao governo são censuradas de diversas formas. E só temos uma maneira de combater isso: divulgando e compartilhando cada vez mais a arte.

Noticiamos e tentamos apoiar como que podemos os casos sofridos pelo quadrinho Castanha do Pará e até o beijo gay que a Marvel Comics publicou o chocou o prefeito do Rio de Janeiro. Esses ataques não são por acaso.

Os Santos - Leandro Assis - Instagram - Blog Farofeiros

Censura racista não é novidade em nenhuma rede social. O Instagram costuma atender pedidos de censura dos mais conservadores sempre que pode, já o Twitter é famoso por deixar o discurso de ódio rolar e rolar. Facebook então nem comento.

Leandro Assis em entrevista disse acreditar que a tira Os Santos deverá ganhar uma versão encadernada (por favor né editoras?). Enquanto isso sua arte pode ser conferida em Moluscontos – Uma Aventura Cannabica, com a meta já atingida no Catarse.

A vitória do bom senso depende da arte e da educação, mas para isso elas precisam de nós. No mais, queria saber os motivos reais de gente retrógrada ser tão reticente à evolução intelectual do povo.

Pensamento do Dia

Os Santos - Leandro Assis - Martin Luter King - Pensamento - Blog Farofeiros

Envie seu pensamento e fique famoso com sua pérola de sabedoria (ou a falta dela).

As vezes a coisa aqui não funciona direito, as vezes a gente fica quase pelado, o fim do mundo chega e tudo continua na mesma (pelo menos às segundas feiras).

Last modified: 27 de janeiro de 2020

One Response to :
Censura racista

  1. Pingback: Coronga Vírus

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.