Categorias
Pensamento

Censura racista

O quadrinista Leandro Assis tem sofrido uma censura racista no Instagram. Até quando?

Faz pouco tempo que conheço Leandro Assis e suas tirinhas de Os Santos. Mais do que arte e crítica social, são um soco na boca do estômago de qualquer um que acredita em igualdade de direitos do país… Mas não são todos que pensam assim, e por isso sua arte está sofrendo uma censura racista no Instagram.

Inicialmente uma tira foi denunciada e a rede social simplesmente a deletou. A tira intitulada “O anjo” mostra um garoto rico ouvindo os absurdos racistas de adultos, então ele vai até a cozinha e fala para a empregada negra que gosta dela.

Não há como relativizar essa censura, quem denunciou e denuncia este tipo de pessoa. Racistas estão denunciando algo que os incomoda, e o pior, graças ao Instagram estão vencendo. A série reflete com perfeição o que acontece no Brasil, por isso incomoda tanto.

Nosso país vive um ataque à cultura e críticas sociais e ao governo são censuradas de diversas formas. E só temos uma maneira de combater isso: divulgando e compartilhando cada vez mais a arte.

Noticiamos e tentamos apoiar como que podemos os casos sofridos pelo quadrinho Castanha do Pará e até o beijo gay que a Marvel Comics publicou o chocou o prefeito do Rio de Janeiro. Esses ataques não são por acaso.

Os Santos - Leandro Assis - Instagram - Blog Farofeiros

Censura racista não é novidade em nenhuma rede social. O Instagram costuma atender pedidos de censura dos mais conservadores sempre que pode, já o Twitter é famoso por deixar o discurso de ódio rolar e rolar. Facebook então nem comento.

Leandro Assis em entrevista disse acreditar que a tira Os Santos deverá ganhar uma versão encadernada (por favor né editoras?). Enquanto isso sua arte pode ser conferida em Moluscontos – Uma Aventura Cannabica, com a meta já atingida no Catarse.

A vitória do bom senso depende da arte e da educação, mas para isso elas precisam de nós. No mais, queria saber os motivos reais de gente retrógrada ser tão reticente à evolução intelectual do povo.

Pensamento do Dia

Os Santos - Leandro Assis - Martin Luter King - Pensamento - Blog Farofeiros

Envie seu pensamento e fique famoso com sua pérola de sabedoria (ou a falta dela).

As vezes a coisa aqui não funciona direito, as vezes a gente fica quase pelado, o fim do mundo chega e tudo continua na mesma (pelo menos às segundas feiras).

Por Othon Chievo

Mente e bigode brilhantes em um mar de falta de luz. Simplesmente superior. Exu de direita. Conservador de esquerda. Metamorfose estática.

Pensador contemporâneo que fala besteiras apenas para irritar os outros.

Uma resposta em “Censura racista”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.