Castanha do Pará - Quadrinho é censurado em Belém

Castanha do Pará – Quadrinho é censurado em Belém

Escrito por | Quadrinhos

Em arbitrária decisão quadrinho é censurado em Belém

Vivemos em uma época tenebrosa e ver que um quadrinho é censurado em Belém por conter um policial militar correndo atrás de um menino de rua, protagonista da história. Antes fosse uma história em quadrinhos qualquer mas é, na verdade, o vencedor do prêmio Jabuti, “Castanha do Pará” do autor Gidalti Moura Jr.

Castanha do Pará - Quadrinho é censurado em Belém

Obra censurada.

Abaixo você confere a declaração de repúdio do autor divulgada no Facebook.

O site do O Globo noticia que os policiais militares queriam uma retratação pública e só se satisfizeram quando a arte foi substituída. O curador Álvaro Andrade com medo de prejuízos para o Parque Belém Shopping optou por atender a censura imposta pelos militares (no Facebook).

Você leu direito, a Polícia Militar exigiu retratação de uma obra de ficção! Estamos em 2018, ano eleitoral e a Polícia Militar se coloca à discutir uma história em quadrinhos (no FACEBOOK mamãe)! Não sei o motivo mas apesar de assustado não estou surpreso. A boa notícia é que leões e camarões não se ofenderam com a sua retratação no quadrinho.

Castanha do Pará - Quadrinho é censurado em Belém

Leões e camarões ainda não se pronunciaram quanto essa imagem ofensiva (ai ai).

“A arte é perfeitamente aceitável em um espaço público, mas mesmo que fosse provocativa, essa decisão seria obscurantista. Arregaram em prol de argumentos acefálicos de pessoas com níveis intelectuais baixíssimos, cederam à opressão.”
– Gidalti Moura Jr.

A exibição de quadrinhos no shopping continuará “normalmente” até 30 de Abril, mas sem mostrar a arte que ofendeu um comentarista de Facebook.

Recentemente o Batman e o Superman se beijando foi censurado em Minas Gerais, desenho da Disney também virou polêmica, mas o que acho que falta mesmo para esse pessoal que se ofende é mesmo um Beijo de Poseidon.

Somos totalmente contra este tipo de censura, ainda mais vindo de um militar comentando em uma rede social. Como forma de protesto pedimos licença para o autor e colocaremos a arte na capa neste artigo e no topo de nosso blog por algum tempo.

O gibi Castanha do Pará pode ser adquirido pelo site da Editora Ugra. Não conhecia a obra do autor e estou adquirindo o quadrinho já, você deveria fazer o mesmo.

Veja mais...

Última alteração: 20 de abril de 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.