A Nova Heavy Metal da Editora Mythos - Blog Farofeiros

A nova Heavy Metal

Escrito por | Quadrinhos

Mythos lança nova Heavy Metal só que diferente da velha.

Esse é o tipo de notícia que me deixa nervoso por ser fã da Heavy Metal original. A nacional e a americana tinham similaridades e a Metal Pesado homenageou isso… Mas a nova Heavy Metal não me parece ter tão boa vontade.

Minha história com a Heavy Metal brasileira e a Metal Pesado datam da década de 90 quando eu tinha um apetite voraz por leituras bizarras. Não sei explicar mas eu e meu irmão queríamos sempre mais e ver algo tão diferente e adulto nas bancas nos surpreendeu.

Nós colecionávamos apenas Marvel e DC, raramente algo fora disso pela falta de informação mesmo. Imagine o nosso susto quando descobrimos que haviam gibis (inclusive de super heróis de autores que gostávamos) na Europa? A Heavy Metal abriu nossos olhos para o mundo colocando RanXerox e Metabarões em nossas listas de favoritos.

A Nova Heavy Metal da Editora Mythos - Blog Farofeiros - Moebius não estará na nova revista
Moebius não estará na nova Heavy Metal da Editora Mythos.

Nosso problema mesmo era dinheiro, foi sofrido ter todas as edições. Foi mais sofrido ainda quando vimos seu cancelamento… Havia acabado de entrar na faculdade e não conseguia acompanhar nada. A internet ainda não dava conta de muitas notícias, ainda mais de títulos nacionais alternativos.

Dito isto posso dizer que sou fã da Heavy Metal original (da Metal Pesado também), a de verdade. Com isso posso iniciar minha fala do quanto me assustei com a história da Editora Mythos publicar uma nova Heavy Metal que não é a Heavy Metal.

A Nova Heavy Metal da Editora Mythos - Blog Farofeiros - Capas que não veremos
Capas que não veremos na nova Heavy Metal da Editora Mythos.

Igual mas diferente

A nova Heavy Metal procurou uma identidade visual bem diferente da verdadeira e ainda colocou um sele da 2000 AD na capa. Em entrevista o editor Júlio Monteiro Oliveira disse que “intenção da nossa revista, de fazer uma Heavy Metal original e nossa, com materiais realmente revolucionários, coisa que a Heavy Metal Megazine não é há anos“.

Bem, vou respirar fundo para não ser mal educado com o rapaz. Mas convenhamos que se trata de pura abobrinha em se comparar uma publicação atual que nem foi lançada com uma que data do século passado.

A Heavy Metal Magazine é dona do domínio heavymetal.com e vai muito bem. O foco da revista nunca foi mainstream e seu sucesso comercial é suficiente ainda para trazer grandes autores. A não ser que o editor da Mythos esteja se comparando a Grant Morrison, aí a conversa seria outra.

Isso sem falar que na mesma entrevista ele dá uma “cutucada” bem infeliz na Metal Pesado, tentativa de fazer algo parecido mas com quadrinhos nacionais. Além de desrespeitar nomes como Eloyr Pacheco e Jotapê Martins é ignorado o prêmio Troféu HQ Mix (1998)!

O que é isso companheiro

Má fé é o mínimo que posso dizer quanto a atitude da Editora Mythos em lançar um título enganador. Mas também podemos chamar de mal intencionado já que, afinal, não teria conhecido o título se o nome não arremetesse à Heavy Metal original.

Apesar de ter o selo 2000 AD na capa a nova Heavy Metal está longe de prometer o mínimo de qualidade da original (americana, brasileira ou pesada).

Homenagear a Métal Hurlant copiando a edição americana, espezinhando a versão brasileira e, principalmente, querendo enganar usando o mesmo nome não é um bom começo. Depois de publicar metade dos autores que eles publicaram (inéditos, não licenciados) acredito que o editor poderá dar uma lição em todos nós.

Enquanto isso só acho que a revista deveria mudar de nome. Talvez se chamar Soft Metal… Vislumbrar o futuro sem olhar para o passado não me parece uma qualidade de quem gosta de quadrinhos.

Veja mais...

Última alteração: 10 de setembro de 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.