Quadrinhos clássicos devem ser recoloridos - A Piada Mortal - Coringa

Quadrinhos clássicos devem ser recoloridos?

Escrito por | Quadrinhos

Imagine aquele seu gibi favorito de umas décadas atrás. Quadrinhos clássicos devem ser recoloridos?

Me chamaram a atenção faz uns dias atrás quando a ideia de que quadrinhos clássicos devem ser recoloridos. De inicio falei que não deveria, mas depois lembrei que não é tão simples assim.

Boa parte de reimpressões mais recentes de quadrinhos clássicos são recoloridos e nem percebemos. A Piada Mortal é um bom exemplo já que a edição encadernada que adquiri, uma reimpressão, já estava recolorida e eu nem havia percebido.

Em um artigo do blog da revista Heavy Metal foi mostrado diversos comparativos impressionantes. Autores e artistas devem ficar revoltados com o que acontece nessa pseudo modernização de suas artes. No geral a arte fica mais clara, mas o jogo de luz original é totalmente ignorado em todos os exemplos.

A explicação dada é a diferença da textura e do branco do papel impresso em cada época, o problema é que com essa desculpa alguns editores aproveitam para tirar suas liberdades criativas.

É óbvio dizer que existiam limitações na maioria das vezes que estes clássicos foram publicados. Pouco dinheiro, exigência de palheta de cores para impressão às pressas, as desculpas são várias, mas por isso mesmo as artes da época são tão espetaculares. Então por que modificar tanto?

Mas vamos começar a argumentar com exemplos.

A Piada Mortal Recolorida

Este exemplo pegou na minha alma. Minha memória dizia claramente que o sistema de cores que conhecia era o original e eu não poderia estar mais enganado.

Minha edição mais recente e encadernada é recolorida e a diferença se comparando com a original é absurda. Em alguns pontos de um mesmo quadro até podemos ver que a arte ficou mais clara, dando destaque ao traço dos desenhistas.

Mas todo o esforço original de Brian Bolland e John Higgins para dar a atmosfera psicodélica e insana criada por Alan Moore foi simplesmente ignorada. O editor da DC Comics responsável pela recolorização tirou todo o aspecto ludibrioso de diversas cenas.

Em alguns quadros infelizmente até o traço dos desenhistas tentam cobrir com sobras esfumaçadas. Os efeitos de luz do parque de diversões são simplesmente ignorados e isto me deixou bem irritado.

Veja as imagens comparativas abaixo. À esquerda vemos o original de 1988 e na direita vemos a versão mais atual de 2008 (datas dos EUA).

Quadrinhos clássicos devem ser recoloridos - A Piada Mortal - Batman

Quadrinhos clássicos devem ser recoloridos - A Piada Mortal - Batman

Quadrinhos clássicos devem ser recoloridos - A Piada Mortal - Batman

Sim, possuo as duas versões, mas a versão mais atual, de “luxo”, está com esse colorido que não se compara ao original.

Thor de Walter Simonson recolorido

Possuo apenas a versão formatinho das histórias de Simonson de Thor então fica difícil avaliar com o material em mãos. Mas pelas imagens podemos ver que apesar de adicionado brilho e profundidade à algumas texturas. Luz e sombra foram pouco alterados.

Apesar de ser uma modificação do original não é metade do que ocorreu com A Piada Mortal. Neste caso o quadrinhos foi reeditado e recolorido para uma versão Omnibus com todas as histórias de Thor assinadas por Walter Simonson publicada em 2011 nos EUA.

Seria esta uma recolorização “do bem”? Continuo preferindo o original.

Quadrinhos clássicos devem ser recoloridos - O Poderoso Thor - Omnibus - Walter Simonson

Quadrinhos clássicos devem ser recoloridos - O Poderoso Thor - Omnibus - Walter Simonson

A atrocidade que fizeram com Incal de Moebius

O último exemplo é de um dos maiores artistas dos quadrinhos do mundo, Moebius. O que foi feito com Incal beira a agressão de tão transformado que o quadrinho foi em sua recolorização. Fiquei realmente chocado.

A arte foi totalmente perdida em nome de cores totalmente diferentes do original. Não possuo o gibi mas por aí só se vê a edição recolorida à venda… A arte original provavelmente será perdida para a maioria de seu público.

Quadrinhos clássicos devem ser recoloridos - Incal - Moebius

Quadrinhos clássicos devem ser recoloridos - Incal - Moebius

Mas você acha que os quadrinhos clássicos devem ser recoloridos?

Os quadrinhos clássicos devem ser recoloridos? Não. Mas a maioria dos clássicos que encontramos hoje em livrarias e lojas especializadas já sofreu tal modernização e nem percebemos. Comprar primeiras edições é um ótimo hobby… Para quem pode desembolsar de três à quatro vezes o valor do quadrinho mais recente.

Na recolorização feita hoje em dia a arte original é simplesmente perdida para contrapor uma suposta melhora com efeitos baratos de Photoshop. Na minha modesta opinião o visual fica infantilizado, esse tipo de cores mais atuais dificilmente são feitas de maneira que combinem com o traço original.

Não é só uma questão de gosto, mas uma questão de respeito. Se a história é importante sua arte deve ser preservada assim como seu roteiro, sem alterações que a transformem na obra de uma pessoa que não participou de sua criação.

E o que você acha amiguinho? Deixe sua opinião nos comentários.

Veja mais...

Última alteração: 20 de abril de 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.