Categorias
Quadrinhos

A morte da Liga da Justiça

A DC Comics anunciou a morte da Liga da Justiça, e agora?

A DC Comics anunciou algo suspeito, em Justice League #75 a editora gringa anunciou que ocorrerá a morte da Liga da Justiça. Isso mesmo, não será um ou dois membros da super equipe mas o time inteiro. Batman, Mulher Maravilha, Superman, Lanterna Verde (John Stewart), Ajax, Mulher Gavião (Kendra), Canário Negro, Arqueiro Verde, Zatanna e Aquaman (Arthur) irão perecer no que é chamado de Crise Sombria.

Um novo Exército Sombrio com os maiores vilões da editora se formou nas bordas do Multiverso, agora os heróis precisarão enfrentar essa nova ameaça. Mas essa ameaça é tão grande assim que matará tantos?

O que relatamos aqui são acontecimentos recentes de acordo com os lançamentos dos EUA, logo você poderá encontrar algum spoiler pelo caminho.

Como a Liga da Justiça morreu?

A Morte da Liga da Justiça - O que aconteceu com a Liga - DC Comics - www.farofeiros.com.br

Tudo aponta para a Grande Escuridão e como ela tem manipulado a vilania no Ominverso DC desde os primórdios de sua criação. O Multiverso Sombrio é apenas uma parte do lado sombrio da editora.

Pariah, usando a Grande Escuridão como uma arma, conseguiu trazer o Multiverso 2 para o novo Ominiverso, salvando- da destruição. Agora o vilão, não se sabe se do lado ou servindo a Grande Escuridão, quer destruir a Terra 0 e alcançar sua vingança após ter sido responsável pela Crise nas Infinitas Terras original.

Todas as crises já sofridas no universo DC Comics tiram como origem a Grande Escuridão. Vilões de diversas dimensões servem esta força que tenta destruir realidades e seus respectivos protetores. A Liga da Justiça junto da Justice Incarnate enfrenta um Exército Sombrio – vilões de diversas épocas e universos – contra a dominação dessa sombria força.

Pelo visto o que vimos em Noites de Trevas é apenas um pequeno pedaço de todo problema.

É certo que o Exército Sombrio será o responsável pela morte da Liga da Justiça. Os detalhes exatos só teremos mesmo quando o gibi Justice League #75 for lançado dia 19 de Abril de 2022.

O que é o Exército Sombrio?

Exército Sombrio - DC Comics - www.farofeiros.com.br

As forças do Ominiverso da DC Comics são desconhecidas ainda, mas sabe-se o nome de alguns seres extremamente poderosos que fazem parte do Exército Sombrio. Enfrentá-los não será tarefa fácil e, como fica claro, parece que uma equipe completa da Liga da Justiça não será capaz de detê-los.

Enquanto não sabemos exatamente a dimensão e o poder da Grande Escuridão, sabemos que boa parte do seu poder está no Exército Sombrio. Os membros desse exército – voluntários ou dominados – são bem conhecidos dos fãs da DC Comics e incluem:

  • Pariah: Cientista maluco e único sobrevivente do universo onde a Crise nas Infinitas Terras se originou. Usou a Grande Escuridão para reunir o Exército Sombrio.
  • Eclipso: Entidade cósmica que domina quem detém o Diamante Negro, usando poder arcano é considerado a ira de deus.
  • Espectro: Único sobrevivente da Quintessence – seres que monitoravam o Ominiverso – sua motivação no grupo é um mistério. Seus poderes são quase divinos e, além de tudo, ainda pode alterar a realidade.
  • Apocalipse: Um monstro resultado da engenharia genética kriptoniana responsável pela morte de Superman em 1992. Sua sede de sangue não tem uma real motivação além da destruição do que estiver na sua frente.
  • Empty Hand (Mão Vazia?): Obcecado pelo poder da Grande Escuridão é o líder de um grupo que zela pela conquista de multiversos e mundos através do Omniverso.
Justiça Encarnada - Liga da Justiça - Exército Sombrio - DC Comics - www.farofeiros.com.br
  • Nekron: O responsável pela Noite Mais Sombria é dotado do poder dos não-vivos, uma horda de zumbis que podem ainda utilizar os anéis de Lanternas Negros.
  • Neron: Dono de um reino de tormento esta entidade é o equivalente à um demônio que pode dar poder a quem bem entender.
  • Darkseid: Enquanto o poderio e as intenções são são suspeitas, podemos dizer que é raro vermos Darkseid se unir à outros vilões em uma equipe. Talvez Pariah tenha conseguido a resposta para a Equação Anti Vida e esta resposta pode ser a Grande Escuridão.
  • Ares: O deus da guerra e arqui-inimigo da Mulher Maravilha não poderia esta de fora dessa equipe sombria.
  • Homem Cabeça-para-baixo: Uma criatura mágica do Multiverso Sombrio.
  • Exterminador: Estranho um ser sem grandes habilidades figurar neste grupo. O que ele fez para conseguir tal cargo?

E o que vem depois?

Não se sabe quanto tempo estas mortes irão durar. Até editorialmente é complicado pensar na DC Comics sem Bruce Wayne, Kal El e Diana, como o mundo irá lidar com isso e como seus substitutos enfrentaram essa nova ameaça?

Sei que a renovação dos personagens precisa acontecer, refletir melhor o mundo que vivemos é sempre bom. Representatividade dá lucro e é importante, mas matar uma equipe da Liga da Justiça dessa forma é surpreendente, mas, convenhamos, sabemos que não irá durar.

Como a cronologia em todos os títulos da editora irão se manter é um mistério também. Parece que o estado futuro chegou e ninguém avisou.

Anos atrás fiz uma piada falando que o Multiverso Sombrio da DC Comics seria a Marvel Comics. Talvez fosse melhor se ater à aquela piada.

Por Rodrigo Castro

Debochado, inconveniente, guru de bobajada, coach de piadas sem graça e sommelier de ironia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.