Categorias
Pensamento

Toad censurado

O Toad censurado quer liberdade e direitos humanos.

Farofeiros e farofeiras, essa semana me surpreendi quando vi um jogo do Super Mario que nunca joguei ser fascista da pior forma possível, pelo menos com o público chinês. Em Paper Mario: The Origami King temos um Toad censurado de maneira quase grotesca quando os termos “direitos humanos” e “liberdade” foram substituídos.

A constatação é de @ShawTim e, desculpe a franqueza, não me surpreende. A China é um país comunista mas não é o melhor exemplo de liberdade de imprensa do mundo. Há um rígido controle da internet a age arbitrariamente e unilateralmente contra defensores dos direitos humanos e religiosos.

Toad censurado - Blog Farofeiros

Entenda que o Toad censurado não atacou o partido comunista, não ofereceu cloroquina, nem chamou seu pai de coxinha e sua mãe de empadinha. O personagem apenas fala para o Super Mario que ele quer seus direitos e liberdade. Isso é um abuso da liberdade de expressão?

Não sou a favor do que acontece na China, para mim é tudo muito estranho e nebuloso referente qualquer assunto daquele país.

Há ainda o mérito da questão dos protestos em Hong Kong serem patrocinados por grandes potências capitalistas. Pedir liberdade com a bandeira de outro país em mãos não me parece algo realmente democrático. O dinheiro a cima de tudo, o povo abaixo de todos.

Toad censurado - Blog Farofeiros

Enquanto isso no Brasil tem gente que odeia direitos humanos querendo ter liberdade de expressão. Pois mais uma vez caímos no paradoxo da tolerância, afinal estamos tolerando que os intolerantes peçam AI-5, ditadura militar, fechamento do STF e ainda assumam o cargo de presidente da república. Os danos causados por essa gente durará décadas e eu e você sentiremos na pele, tudo ainda irá piorar muito antes de melhorar.

Por pior que possa parecer o intolerante não pode ser tolerado, esse é o paradoxo da tolerância. Liberdade de expressão não é poder dizer o que quiser, liberdade de expressão é poder expressar sua opinião com responsabilidade (ou responsabilização), baseado na verdade.

A história do seu direito termina onde começa o do outro é o que deveria valer no mundo todo. Até para o coitado do Toad censurado.

Pensamento do Dia

Pensamento - DaShanne Stokes - Blog Farofeiros

Este artigo foi patrocinado pela Nintendo of America. HEHEHE já imaginou esse Estado de Flow?

Por Rodrigo Castro

Debochado e inconveniente.

Pai. Marido. Videogameiro. Gibizeiro. Colecionador. Desenha, pinta o sete, escreve e bebe as vezes.

Uma resposta em “Toad censurado”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.