Categorias
Filmes

Superman – O Homem de Aço

Breve análise do novo filme do Superman – O Homem de Aço.

Superman está de volta as telas dos cinemas com cara nova, roupa nova, história nova, drama novo mas não me convenceu, não consegui achar que essa encarnação do herói seja válida. A caracterização e a personificação estão boas, não posso negar… Mas sua história está longe de ser a de Kal El.

Há pequenos spoilers da trama no texto abaixo.

Não, eu não sou fã doente do Superman mas conheço a história e a respeito, o simbolismo do personagem transcende a propriedade intelectual da Warner Bros. Os filmes com Christopher Reeves principalmente, aqueles com a cueca por cima da calça, viajando no tempo dando voltas na Terra e toda aquela bobagem fantasiosa eram maravilhosos.

Smallville foi uma piada mal feita, então ignoro.

O que acontece no filme? Krypton explode, Superman vem para a Terra e Zod vem atrás. Sim, Zod de novo, como se Superman só o tivesse como vilão. Reformular uma história clássica parece ser o grande desejo da maioria dos diretores. Dessa vez tentaram também, e falharam mais uma vez.

Superman - O Homem de Aço - Blog Farofeiros

Sei que querem modernizar o herói, sei que queriam tirar a cueca de cima da calça. Sei que isso é preciso, tanto para o lucro como para o crescimento do personagem, expandir seus horizontes e torná-lo verossímil na tela de cinema.

Ele não ter a sua formação de simples de Smallville faz toda a diferença e faz falta em O Homem de Aço. A inocência que Clark sempre teve refletia em suas atitudes como Superman, no filme que tem mais cara de tragédia.

Mas uma atitude terrível no filme acaba destroçando a mitologia do personagem, sem falar que não ajuda a melhorar em nada a trama. De uma maneira bem simples o Superman deste filme mata o vilão para, supostamente, proteger uma família. Não sei qual gibi o diretor, produtor ou escritor do filme consultou mas neles tenho absoluta certeza que o super homem de Krypton não mata. Essa falha no caráter de Kal El lembra mais o líder do Sindicato do Crime do que da Liga da Justiça.

Superman - O Homem de Aço - Blog Farofeiros

Ah, e para ajudar o filme força o patriotismo ianque mais do que os filmes em que aparece o Capitão América.

Desse jeito não acho que veremos um filme descrente da Liga da Justiça tão cedo, infelizmente.

O diretor Zack Snyder acertou no visual, o filme é lindo, é tudo que todo fã gostaria que fosse visualmente, Henry Cavill já é um ótimo Superman. Mas a história é ruim e descaracterizaram o personagem em prol de uma narrativa violenta que simplesmente não funciona com Superman.

Site oficial Superman – O Homem de Aço

Superman – O Homem de Aço no IMDb.

Por Rodrigo Castro

Pai. Marido. Gamer. Colecionador. Desenha, pinta, escreve e bebe. Hippie que resolve tudo.

Depois de tentar escrever a sério viu que a vida é uma piada e largou a mão da mídia tradicional para virar um comunista que só lê gibis de super herói norte americano.

10 respostas em “Superman – O Homem de Aço”

Eu não assisti ainda, mas adorei o filme.
Qual o problema com Zod? Filme do Batman sempre é com o Coringa e você não reclama. Filme de X-Men sempre é com o Magneto e você não reclama.
Sobre a LJ: eu não acho que tenha de ter um filme deles. Se tiver, dúvido que seja bom. Mesmo assim, se houver um, Batman não precisa estar no filme… e se tiver de estar, quem disse que os filmes do Batman se passam na mesma dimensão dos filmes do Superman? 😛

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.