Categorias
Séries

Por que o Adult Swim saiu do Brasil

Por que o Adult Swim saiu do Brasil? Se você não lembra o que se passou temos “boas” recordações de como a política e religião se meteram no entretenimento.

Resolvi escrever sobre o motivo da programação adulta do Cartoon Network ter saído do país agora por ter passado desapercebido por mim na época. Sim, eu era muito fã do canal e ficava acordado de madrugada só para ver seus absurdos desenhos. Fiquei triste mas nunca me preocupei de verdade com o por que o Adult Swim saiu do Brasil em 2008. Um conhecido, influente na imprensa na época, avisou que o canal iria voltar em breve, em uma plataforma online talvez.

Mas não, a era de ouro dos desenhos adultos no canal foi enterrada pela hipocrisia neo-pentecostal, sob o discurso de transmitir “imoralidades” em um canal infantil.

Com sua estreia em 2005 desenhos como Harvey – o Advogado, Aquateen: O Esquadrão Força Total, Projeto Clonagem, Frango Robô, Space Ghost de Costa a Costa (favorito da casa) entre outras animações norte-americanas. A versão brasileira contou ainda com animações produzidas aqui com um time de cartunistas assustadoramente talentosa, estou falando de Caco Galhardo, Adão Iturrusgarai, Laerte Coutinho e Glauco. Olha o time de lendas!

A censura imposta ao canal veio da Comissão Parlamentar de Defesa do Consumidor, votado por unanimidade a diretoria da então Net TV teve que escutar que a programação do Adult Swim era uma baixaria. A audiência ocorrida em 14 Abril de 2008 fora realizada com diversos deputados (com a chamada bancada evangélica em peso) e representantes de diversos canais, grupos de transmissão e empresas de distribuição de TV.

Nesta audiência o Cartoon Network foi representado por Antonio Celso Fonseca Pugliese que se defendeu: “Na internet pode ser baixada, em qualquer horário, uma programação muito mais pesada.”, mas os deputados da comissão entenderam como zombaria. Bom senso e interpretação de texto nunca foi o forte da grande maioria dos políticos brasileiros. A transcrição da Sessão 0442/08 pode ser vista neste link.

Por que o Adult Swim saiu do Brasil - Space Ghost - 1 - Blog Farofeiros

O deputado Celso Russomanno na data reclamara de cenas de sexo explícito que haviam nos desenhos do bloco Adult Swim. Acontece que as cenas por ele citadas não existem, o conteúdo do canal é adulto mas focada no humor até os dias de hoje. Para se ter ideia, se fosse utilizada a classificação indicativa do Ministério da Justiça a programação não seria considerada inapropriada nem para maiores de 18 anos, pois acima de 18 anos são cenas de sexo explícito.

Como o político mesmo salientou, houve interferência dele em diversos aspectos da programação do Catoon Network devido reclamações que chegavam até ele. “(…) disparei ofício para cada Procurador de Justiça do Ministério Público de cada Estado deste País, inclusive para o Ministério Público Federal.”, mesmo não sendo o autor ou o presidente da comissão se vê uma grande movimentação que impossibilitou a continuidade da exibição da programação.

Insisto na ação de Celso Russomanno por ter agido sob a pretensa defesa do consumidor, fundada nas reclamações de um ilustre escritor que ninguém conhece, agiu no interesse de quem? A tal reclamação do “pai preocupado” contaria a história onde “muitas vezes estava em eventos, dando palestras etc e tal e que os filhos eram colocados para dormir e acordavam às 11 horas da noite e ligavam o Cartoon Network para assistir aos desenhos animados”.

Crianças. Sozinhas em casa às 23hs. E o problema é a programação. Ok.

O canal exibia sátiras adultas em desenhos animados sempre com avisos de que seria exibido conteúdo adulto e sempre após às 23 hs. Estranhamente essa preocupação com as crianças nunca chegou Isso nunca impediu a banheira do Gugu de mostrar gente semi nua (ou com tudo aparecendo) às duas horas da tarde em um domingo. É hipocrisia o nome disso.

Em 2006 o Ministério Público já obrigou o Cartoon Network a exibir uma advertência avisando da programação adulta. Nada mais justo, acredito ter sido correto e na medida certa. Mas o destempero de alguns “conservadores” não deixou que isso fosse o suficiente.

Todos os problemas criados em torno das animações levou a Turner a desistir da transmissão da linha adulta de animação por excesso de mimimi de gente que se diz conservadora. O engraçado é que essas pessoas ainda estão na política e nós esquecemos de muita merda que fazem (eu incluso). É bom reviver algumas coisas para que não se cometer os mesmos erros no futuro. Em minha busca por respostas pela internet encontrei diversos links mostrando que as pessoas realmente não sabiam (ou sabem) o real motivo do por que o Adult Swim saiu do Brasil.

Por que o Adult Swim saiu do Brasil - Aquateen - Blog Farofeiros

Outro exemplo são os programas “policiais” que abusam na temática que começam a ser transmitidos ainda hoje a partir das 17hs no Brasil. Não surpreendentemente o deputado também tem um quadro em um desses programas sensacionalistas. Será que crianças não tem acesso ao horário para esses absurdos violentos noticiados? Mas a pergunta de R$ 7,5 milhões é: por que a bancada evangélica, Celso Russomano e outros políticos não se importam com isso como se importaram com o Adult Swim?

Se Russomanno, candidato à prefeitura da cidade de São Paulo em 2020, não gostava do que via em Adult Swim que tipo de jogos ele vai querer que os alunos – em seu “projeto” de escola de desenvolvimento de games – façam? Jogos conservadores dos bons costumes talvez? Talvez um simulador da Paixão de Cristo que coloca o jogador para dar combos de chibatadas no filho do Deus que tanto prezam?

No final, qual foi a vantagem que tiraram em censurar o Adult Swim? Uma ação para que pais desatentos não reparassem no que seus filhos assistem às 23hs. Uma TV que continua sem a característica de bloqueio de programa – apenas de canal. TVs a cabo (e internet) de péssima qualidade nas mãos das mesmas pessoas nas mesmas oligarquias. Pelo visto nada mudou, só a censura que pegou mesmo.

O Adult Swim voltou?

Sim, o Adult Swim voltou à programação dos canais pagos no Brasil na Warner Channel em Abril de 2020. Se vi? Não vi. Mas fontes informam que no Warner Channel de segunda a quinta às 23h45 é exibido Ricky e Morty abrindo a programação, seguidos de Final Space e Robot Chicken (ou Frango Robô). Aos sábados a bagunça começa a partir de 0h30.

E cá entre nós, tem Ricky e Morty no Netflix, acho difícil que alguém vá assistir na TV a cabo.

Em 2014 o canal TBS aparentemente colocou a programação no ar mas, sinceramente, só ouvi falar disso agora que pesquisei para essa matéria.

Por Rodrigo Castro

Debochado e inconveniente.

Pai. Marido. Videogameiro. Gibizeiro. Colecionador. Desenha, pinta o sete, escreve e bebe as vezes.

7 respostas em “Por que o Adult Swim saiu do Brasil”

[…] Está difícil de entender, afinal imagino que você não entenda minha mente capciosa e cheia de malícia. Assim é melhor explicar com um vídeo de dez minutos que não é meu mas serve para a família tradicional brasileira (assim como a Banheira do Gugu). […]

A respeito dos programas policiais de mundo cão no fim de tarde, por incrível que pareça eles são permitidos porque são jornalismo.
Um jornalismo bem rasteiro, mas ainda jornalismo.
Existem umas discussões em Brasília sobre isso, mas como tu deve imaginar, as coisas demoram a engrenar.
Aqui: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/09/18/proposta-preve-a-proibicao-de-programa-policial-em-tv-aberta-das-6h-as-22h
E concordo com você, é um porre ver o povo caindo matando em cima de desenhos adultos e deixar outras coisas livres, leves e soltas.

cara. o russomano foi so o final do efeito domino. quem bolou e criou a lei gue permitiu ele fazer essa merda foi outro politico. inclusive essa lei de “proteção ao menor” é a causa de praticamente toda censura que a tv teve nas ultimas décadas incluindo a morte dos animes na tv por exemplo. se não me engano quem criou a lei gue deu poder para esse povo fazer essas merdas foi o ciro darlan e outra politica que não lembro o nome. tudo gue aconteceu pos essa lei igual a proibição de propaganda infantil que acabou com a programação de desenhos na tv e outras coisas foram feitas embasadas nessa lei.

Pelo jeito ninguém se importava com o Multishow de madrugada. Lembro que o canal da Multishow na NET era 42, e os canais infantis começavam no 44 (Nick, Discovery Kids, CN, etc)

Só um adendo ao comentário do Gundamaster; o responsável pelo encerramento da animação no Brasil foi o deputado Barbosa Neto, ele reuniu alguns trechos de Adult Swim e levou para uma audiencia pública na Comissão de Defensa do Consumidor, eventualmente fazendo a programação ser proibida no Brasil. Não estou do lado do Celso e de nenhum político, porém acho injusto propagar desinformação com o intuito de sujar a imagem de determinada pessoa que você não gosta, seja ela figura pública ou uma pessoa normal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.