Ninguém entendeu Thor nos cinemas - Vingadores - Ultimato - Blog Farofeiros

Ninguém entendeu Thor nos cinemas

Escrito por | Filmes


Acho que ninguém entendeu Thor nos cinemas, então eu explico.

Tudo começou com uma conversa informal, o Timbricius comentou que ninguém entendeu Thor – Ragnarok e depois de ouvir seus argumentos tive que concordar com ele. Mas com o que vemos em Vingadores – Ultimato é claro que a jornada de Thor é muito mais complicada do que poderíamos imaginar.

O texto a seguir contém spoilers de alguns filmes da Marvel, então continue por conta e risco.

Nos filmes da Marvel a evolução de Thor é uma montanha russa que gera gravidade zero. A mitologia diluída no universo pop só engrandeceu o personagem. O problema desta fama é que absolutamente ninguém entendeu a sua real mensagem até agora.

Ninguém entendeu Thor nos cinemas - Depressão - Vingadores - Ultimato - Blog Farofeiros

Não por maldade, tão pouco por ignorância, mas por que as camadas de entretenimento normalmente sobrepõe-se à lição do herói. O filme Thor – Ragnarok é extremamente divertido e é um dos meus favoritos de todo MCU. Todo o humor e aventura deste filme mostra bem o como não vemos o tamanho da tragédia que ele mostra e nós, meros espectadores, apenas nos deleitamos com o visual e sua graça.

Para iniciar ninguém entendeu Thor – Ragnarok como uma obra que mostra o luto de dois filhos de um pai ausente e tóxico. Da destruição de tudo o que conhece como certo, de seu propósito e de seu lar. A morte de Odin, o surgimento de Hela, a irmã aprisionada que destrói Mjolnir com uma mão e a destruição de Asgard por Surtur.

Ninguém entendeu Thor nos cinemas - Vingadores - Ultimato - Fique com o pequeno - Capitão América - Blog Farofeiros

Não que Thor – Mundo Sombrio seja muito melhor ou otimista, afinal a morte de sua mãe e as constantes mentiras de seu irmão podem ter afetado o herói de maneira que não sabemos. É fato que o personagem é o típico “machão” e essa montanha russa de sentimentos pode muito bem ser o que irá quebrar o estereótipo, por isso ninguém entendeu Thor. Até agora.

Quando Vingadores – Ultimato foi lançado ninguém esperava o rumo que foi seguido pelo deus nórdico. Thor está visivelmente deprimido e descontando suas frustrações em bebida e comida. Fato é que mortais como eu e você fazemos isso o tempo todo pelos mais diversos motivos. A lição que fica é que se um deus nórdico, poderoso e aclamado vingador, pode ficar em depressão imagine nós, meros mortais que não temos filmes com nossos nomes produzidos pela Marvel Studios.

Ninguém entendeu Thor nos cinemas - Vingadores - Ultimato - Ataque de pânico - Rocket Racoon - Blog Farofeiros

Se enfiar em games para se desligar do mundo real, comer e beber até não conseguir se levantar são sintomas claros de depressão. Como na Marvel Studios nada é por acaso será interessante ver como seguirá a história do herói. Não é por que ninguém entendeu Thor que sua jornada seja ruim, só não é o que a maioria esperava.

Alguns ainda acreditam que Vingadores – Ultimato quis usar sua condição como piada. Questões como a saúde mental ainda são um tabu para muitas pessoas. Seja falar sobre uma doença mental ou até mesmo buscar ajuda para tanto, não vou ousar dizer que foi a melhor abordagem que já vi sobre o tema pois não é mesmo. A questão é que um quadro delicado e que acomete muitos de nós foi exposto e, apesar de toda a dificuldade, Thor estava empunhando suas armas lendárias na batalha final contra Thanos novamente.

Ninguém entendeu Thor nos cinemas - Vingadores - Ultimato - Se recomponha - Rocket Racoon - Blog Farofeiros

Mostrar a superação de sua condição mental é é fundamental na história também.

Como provavelmente Thor estará em Guardiões da Galáxia Vol 3 tudo é possível. O deus asgardiano ainda terá muitas questões para serem trabalhadas: o ganho do peso, ser um ex-herdeiro de um trono que virtualmente não existe mais, procurar reconstruir o que foi perdido, a provável volta de seu irmão.

Superar a depressão será um dos maiores feitos do deus do trovão com certeza. Afinal ele ainda é digno inclusive de tocar Hurt do Johnny Cash.


Última alteração: 31 de julho de 2019

5 Responses to :
Ninguém entendeu Thor nos cinemas

  1. Omega disse:

    To sempre visitando o blog, comentando menos, mas sempre visitando hehehe

    Qualquer dia a gente toma uma cerveja kkk

    Meu sonho é ver um filme com uma história semelhante a Crise de Identidade, seria possivel ver isso algum dia? Ainda mais na bagunça que é a DC? kk

    1. Rockerz disse:

      Tu devia é virar Farofeiro mesmo…

  2. Omega disse:

    É de tamanha empatia o contexto que deram ao personagem nesse filme, por ironia ou não retratou a depressão da forma mais real possivel, ou seja, a maioria não conseguiu ver o sofrimento que estava a atormentar o personagem, escondido em jogos, cerveja e pizza.
    Talvez por ser um filme de herói a maioria não se deixe “emocionar” tanto, não sei..

    Eu fiquei com a mais sincera impressão que somente agora estão conseguindo propagar o sentimento que as HQs carregam para os filmes.

    Finalmente podemos dizer que “não é só mais um filme de herói”.

    1. Rockerz disse:

      A questão é que fica tudo encoberto pela trama. Acho sim que é só mais um filme de super herói, mas este arco é um claro sinal de que pretendem mudar as coisas.

      (saudades docê Lek)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.